Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Um dia de folia...

Chegamos todos lindos de morrer, como é já habitual na malta fixe ;-)
Houve muita brincadeira, cá fora, com os amigos do primeiro ciclo...
Realizamos o tradicional desfile pela freguesia...
Com a visita habitual aos mais velhinhos da comunidade, no Lar de idosos (é a escola da minha avó! - dizia a Luísa) e também aos mais pequeninos, na Creche de Vila Franca.
Desfile carnavalesco 2017 on PhotoPeach 
Os mais crescidos também brincaram ao Carnaval...
Foi um dia cansativo, mas também muito divertido! Foi fixe ;-)
Foi Carnaval na escola... 
Agora  a todos bom descanso, bom fim de semana e bom Carnaval!
Voltaremos a encontrar-nos na próxima quinta-feira :-)


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A persistência dá frutos :-)

E aqui está o resultado de várias pesquisas sobre como recuperar dados de um cartão de memória: algumas fotos foram recuperadas!
Experiência com balões

Até amanhã...



De ficar com os cabelos em pé...

Parece uma brincadeira de Carnaval, mas não é... as nossas fotos de hoje "foram à vida" como se costuma dizer (a não ser que alguém saiba como as recuperar um cartão de memória SD apagado involuntariamente). É ou não de ficar com os cabelos em pé?
É uma pena não podermos partilhar em imagens o que fizemos hoje: 

Ciência no Carnaval - Experiências com balões
  • Se enchermos um balão e não dermos um nó, o que acontece a seguir?

Foi o que experimentamos...
- O balão viajou, com toda a força, pela sala!
- Saiu disparado!
- É o ar que, ao sair, faz o balão voar...
- Será que conseguimos que ele vá para onde queremos?
- Sim, se o virares para o outro lado!
E assim o balão viajou pelo ar por toda a sala fixe ao som de muitas gargalhadas!
- Até foi ao céu e tocou nos planetas! (céu da sala, onde está o nosso sistema solar)
  • Como podemos fazer os mosaicos (que sobraram das nossas máscaras - pequenos quadrados de papel colorido) colarem-se ao balão sem usar cola? 
Esta era difícil e até parecia magia... mas fizemo-lo usando o nosso cabelo!

Experimentamos esfregar bem o balão no nosso cabelo (gerando assim eletricidade estática) que depois atrai os papelinhos, colando-os ao balão. 
- Parece mesmo um íman!
Claro que também ficamos com os cabelos em pé ao fazê-lo... mas isso também foi um efeito da eletricidade estática. A explicação cientifica para o que aconteceu está aqui.
Todos conseguimos replicar a experiência sozinhos, mas não vamos poder mostrar como ficamos entusiasmados com isso...

Ao longo do dia e depois de terminadas todas as máscaras e colocados os elásticos, decidimos brincar com elas no exterior, durante o tempo de recreio ao ar livre e foi isso mesmo o que fizemos de tarde.
Também quisemos tirar fotos malucas... tirar, tiramos, mas ninguém as chegou a ver! 
A não ser a mãe do Fred, quando o veio buscar mais cedo, verdade?
E agora  as máscaras foram todas para casa, por isso já não vai dar para repetir :-(

Digam lá se não é de ficar com os cabelos em pé?
Por hoje é tudo, amanhã é Carnaval, venham todos giros e bem dispostos para um dia de folia :-)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Um momento muito especial... FANTÁSTICO!

O dia de hoje começou com músicas de Carnaval, na companhia da prof. Marisa e depois continuamos atividades iniciadas... 
  • Aos quadradinhos continuamos a construir as nossas máscaras de mosaico! Já não faltam muitas... mas são um pouco demoradas de fazer ;-)
  • Houve brincadeiras e criações diversas, como sempre... no desenho, na colagem que esteve muito movimentada e também na modelagem e nos projetos!


  • O momento FANTÁSTICO a que se refere o título desta postagem, teve a ver com mais uma participação da nossa escola na atividade do PAA "Contornos da Palavra", desta vez com a presença da contadora de histórias Inácia Cruz, que veio dramatizar várias histórias entrelaçadas... adoramos!

Momentos que passaram a voar, cheios de energia, ritmo, dinâmica, interação, música e divertimento, com diversos personagens chamados a intervir, entre eles fantoches, bonecos e até alguns dos crescidos da nossa escola ;-) Fica este bocadinho em vídeo, para perceberem do que estamos a falar...




Muitos parabéns Inácia Cruz, ficamos com vontade de conhecer mais do seu trabalho :-)
Quem estiver interessado pode conhecer mais aqui: Arco-íris dos Contos
Até amanhã...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ainda aos quadradinhos... e com orelhas de borboleta ;-)

Continuamos aos quadradinhos, criando as nossas máscaras de mosaicos coloridos, tal como o Elmer da história de ontem... este foi o que uma das nossas meninas pequenas escolheu, coloriu e montou, ficando muito satisfeita com o resultado. E é caso para isso ;-)
Usando muitos quadradinhos de papel colorido continuamos a formar padrões, para assim preencher o espaço da máscara a nosso gosto, criando composições diferentes, mas todas muito alegres... afinal, é Carnaval!
Já temos algumas máscaras de mosaico prontinhas... estão ou não estão fixes?
Decidimos retirar do céu da sala todas as fadinhas que por lá voavam desde que participamos na Missão Pijama... e assim arranjamos espaço para as decorações de Carnaval. Ainda não houve foi tempo para as fazer, mas já brincamos ao Carnaval usando os disfarces da casinha... hoje até apareceu lá um dragão!
E na área da pintura, à falta dos carimbos de letras (que estavam para lavar) decidimos inovar, pintando números, muitos números! ;-)
De tarde e no âmbito dos Contornos da Palavra, assistimos à dramatização, pela equipa da Biblioteca Infanto-juvenil Municipal, do livro "Orelhas de Borboleta", de Luísa Aguilar...
São sempre momentos agradáveis que passamos na sua companhia... desta vez aprendendo sobre o respeito pela diversidade, pois somos todos diferentes e temos que saber respeitar-nos! Ia ser muito monótono sermos todos iguais, não acham?

Podemos participar em momentos como este, junto com a nossa família! São os "Sábados com Histórias", às 10h30m e às 15h, na Biblioteca Municipal, onde são dramatizadas histórias, a que se seguem atividades plásticas engraçadas, tudo gratuito. 

Se quiserem saber mais sobre a iniciativa "Contornos da Palavra", que vai já na sua oitava edição, aqui fica alguma informação:

De 20 a 24 de Fevereiro, decorre em Viana do Castelo a 8ª edição dos “Contornos da Palavra”, este ano sob o tema “Multiculturalidade”. 
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a leitura e a escrita, a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores. 
Contempla a dinamização de sessões nas Escolas do concelho, com a presença de diversos escritores e ilustradores. Terão lugar, ainda, momentos de animação da leitura, sessões de teatro e de poesia,  contadores de histórias,  workshops de escrita criativa e de dança.


Até amanhã!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Quadrados e quadradinhos...

Recomeçar... é o que fazemos todas as segundas-feiras, num novo dia, numa nova semana, mais um quadradinho a assinalar no calendário!|
Tentamos começar bem e hoje, logo após as novidades (que também incluíram quadrados, os do tabuleiro do jogo das damas, que vamos ter de trazer para a sala, pois parece que há quem já o saiba jogar) chegou a hora da história, que foi esta, também aos quadradinhos:
Podem conhecê-la aqui:


Parece ter sido uma boa escolha nesta semana de Carnaval... porque todos gostaram e:
- O Elmer é um elefante "aos quadrados" como os dos mosaicos que estamos a usar na técnica das máscaras!
- O Elmer é colorido, como o Carnaval...
- O Elmer e os seus amigos combinaram disfarçar-se de formas diferentes, como nós...
- Com ele aprendemos que é bom ser diferente, ia ser muito chato sermos todos iguais!

Após o reconto e a exploração do enredo, o registo foi mais uma vez "à escolha do freguês"... porque há quem ache que "não é muito fácil desenhar elefantes, principalmente aos quadrados!"
Os mais crescidos criaram cada um o seu código de cores, atribuindo uma cor diferente a cada número de 1 a 9. Depois foi só colorir cada quadrado, usando a cor atribuída a cada número! Houve quem se enganasse e atribuísse a mesma cor a dois números diferentes e depois vimos o resultado... não ficou tão bonito, para a próxima há que ter mais atenção!
Os mais pequenitos escolheram colorir, com cores variadas, diferentes modelos de Elmer; alguns são de montar, mas ainda não ficaram prontos...
Foi uma atividade que requereu empenho e persistência, que ainda estamos a desenvolver...
Ainda exploramos, no quadro, como se escrevia o nome deste elefante, pois alguns achavam que ele tinha o mesmo nome do prof. Hélder ;-)
Falamos no H, que é uma letra muda (e que por isso não se lê) eobservamos que todas as outras letras que compõem as duas palavras eram iguais, exceto uma: em vez de um M havia um D no nome do professor:
    ELMER
HELDER

Também brincamos e continuamos a criação das nossas máscaras de mosaicos...
Estão a ficar muito criativas e coloridas, tal como o Elmer :-)
O recreio ao ar livre também foi bem aproveitado... e esta semana parece que o tempo vai permitir que seja assim todos os dias! Até amanhã...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Já cheira um bocadinho...

... a Carnaval na Sala Fixe!
A pouco e pouco, e quase sem falarmos dele, começou a aparecer nas nossas produções...
Nisso reparamos ao separarmos desenhos, colagens e pinturas para organizar nas capas e portefólios de cada um de nós, rotina de sexta-feira.

Aproveitamos para falar do assunto e elaborar o recado que informa os nossos pais de que queremos disfarçar-nos. Pensamos, escolhemos e depois registamos em desenho, pois não conseguimos arranjar catálogos de fatos de Carnaval...
- Não faz mal - disse logo o André - assim também aproveitamos para fazer de uma maneira diferente! 
E tem toda a razão... :-) aqui estão os nossos registos sobre o que queremos ser neste Carnaval:
E continuamos, em pequenos grupos, a construir as nossas máscaras com mosaicos:
Estão a ficar bem giras e coloridas!
O tempo de recreio ao ar livre foi, mais uma vez, muito bem aproveitado , com o bom tempo que se tem feito sentir :-) por isso não estranhem a areia, o castanho da terra ou o verdinho da relva que mancham as nossas batas/roupas. 
Sinal de que brincamos muito e isso dá saúde e faz crescer!
Bom fim de semana e atenção aos recadinhos no vai-vem...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Música, mosaicos, padrões... ar livre e um aniversário!

O dia teve início com aula de música e a prof. Marisa hoje trouxe-nos uma bonita dança de roda, que aprendemos e conseguimos fazer com alguma facilidade...
Terminamos numa roda em forma de coração e, ao som de Chopin, usamos uns imaginários pozinhos de amor e carinho para abrir os nossos corações (acendendo as suas luzinhas) porque, por vezes, eles se fecham (as luzinhas apagam :-( ) e isso não nos faz sentir felizes.

Na área dos projetos mantivemos-nos ocupados com a criação da nossas máscaras artísticas, que desta vez recorre à técnica do mosaico e reutiliza caixas de cereais...
Alguns de nós decidiram construir os seus mosaicos com padrões de cores diversos, o que acrescenta à vertente artística desta atividade, também uma vertente matemática ;-)
- É tão fixe fazer máscaras com padrões! - repetia o G. enquanto fazia a sua, escolhendo cuidadosamente as cores a utilizar no padrão A-B-A-B que escolheu - a partir de agora vou fazer sempre as minhas máscaras com padrões... (este é o seu último ano no jardim!)

No tempo dedicado ao recreio ao ar livre, aproveitamos mais uma vez o sol e as temperaturas amenas para brincar livremente no nosso espaço exterior, que é grande e rico!
O dia terminou com a comemoração do quinto aniversário da nossa M., que está a ficar muito crescida e que hoje estava especialmente vaidosa :-)
Fizemo-lo ao redor de um bonito e delicioso bolo de chocolate, que a mamã fixe preparou para nós, muito obrigada :-)
Amanhã haverá mais, para terminar a semana... até lá!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O sonho de Pedro...

Bem cedo, de manhãzinha, chegamos à escola para apanhar o transporte que nos iria levar a Viana do Castelo, ao bonito Teatro de Sá de Miranda...
Fomos assistir, como tem sido hábito nos últimos anos,  a mais uma peça levada à cena pelo Centro Dramático de Viana - Teatro de Noroeste, inspirada na vida e obra do artista António Pedro, autor do célebre “Protopoema da Serra D’Arga”, que frequentou o antigo Liceu de Viana e que manteve uma profunda ligação poética com o Alto Minho.
Depois de lancharmos umas bolachinhas e confortavelmente sentados nas primeiras filas da plateia, soubemos estar e apreciar um espetáculo de 50 minutos, sem interrupções, sendo que, para alguns de nós (os meninos novos na sala este ano), foi mesmo a primeira vez que foram ao Teatro!
Na sala, de regresso antes do almoço, conseguirmos recontar muito do que vimos no palco, identificando o personagem principal (Pedro), que começou pequenino e depois cresceu, viajou por muitos sítios e concretizou os seus sonhos, que eram: 
  • aprender a ler
  • aprender a escrever
  • aprender a contar
  • aprender a desenhar
  • aprender a pintar
  • fazer teatro

Agradecemos à Associação de Pais o apoio que deu na comparticipação dos bilhetes dos seus associados, conforme tem sido hábito também, para que seja mais fácil de concretizar esta atividade incluída no Plano Anual do estabelecimento.

As diferentes linguagens artísticas, que fazem parte da Área de Expressão e Comunicação (Artes Visuais, Jogo Dramático/Teatro, Música e Dança) são meios de enriquecer as possibilidades de expressão e comunicação das crianças. 
A observação de diferentes manifestações teatrais contribui para a apreciação da arte dramática ou teatro e para o desenvolvimento da sensibilidade estética das crianças e proporciona ainda um diálogo no grupo, que permite explorar a especificidade dos meios e linguagens do teatro e de confrontar diferentes interpretações e apreciações, facilitando a emergência de uma opinião crítica. (In: OCEPE, 2016)

De tarde não fomos para a sala... o tempo estava seco e ameno e temos andado com alguns sintomas de falta de recreio ao ar livre
Aproveitamos para brincar com terra e areia, saltar, correr, escorregar, trepar, balançar, jogar à bola, sujamo-nos todos, mas não faz mal nenhum, antes pelo contrário, dá saúde e faz crescer!
Até cantamos os parabéns de novo à professora, desta feita com um bolo (de téa, aeia e ébas) feito por fixes e amigos
- Mas, onde está esse bolo?
- Está lá em cima, no alto do escorrega!
E depois de cantarem os parabéns e baterem muitas palmas, cortaram uma fatia...
- Anda, come! (Mas não comas a sério, ouviste?)
- Ok... ;-)
- Já acabaste? Come mais um bocadinho, mas não podes comer mais, senão ficas barriguda!

Assim, de forma doce, terminou mais um dia fixe... até amanhã!
Bem cedinho de novo, pois às 9h temos aula de música (trocamos o dia por causa do teatro).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Do Arlequim... ao Valentim ;-)

Neste dia especialmente dedicado aos afetos, como amor, amizade, respeito, tolerância, compaixão, solidariedade e todos os que nos permitem viver em harmonia com os outros, começamos revendo o que fizemos ontem...
Procuramos maroscas nos nossos Arlequins, agora com os seus fatos bem coloridos... será que havia alguma, ou os fixes crescidos conseguiram cumprir a regra "cores iguais não se podem tocar"
Não foi fácil, exigiu muita concentração, mas a maioria está de parabéns pelo esforço :-)

Terminados e preparados para seguir para casa ficaram também os miminhos para os nossos pais, a propósito da comemoração do Dia de São Valentim... se tiverem curiosidade sobre a origem deste dia, podem consultar aqui como tudo aconteceu.
Como somos uns filhos muito babados, desta vez escolhemos guardanapos para os retratar, ora vejam lá se não ficaram uns pais superfixes:
Será que os papás e mamãs fixes conseguem reconhecer-se? ;-)
Foram criados por cada um de nós, a pensar em cada um de vós: como é a cara, o cabelo, os olhos, a roupa preferida, cada pormenor foi pensado na elaboração dos bonecos.
Por isso valorizem estas obras de arte das nossas mãos e, como têm um íman por trás, coloquem onde todos possam ver, por exemplo, no frigorífico lá de casa...
Vai ficar o máximo ;-)
Terminamos o dia vendo vídeos com animações que falam de amor, de diversos tipos de amor... este a professora preparou para nos contar:
Com ele aprendemos que o amor pode acontecer entre seres muito diferentes, como esta girafa e este caracol e que os obstáculos existem para se superar!
Já este vídeo pedimos nós, quando no final apareceu a sua imagem no Youtube:
O amor pela Natureza, o amor dos pais pelos filhos e o amor de José Saramago, famoso escritor português, pela escrita e pelas crianças estiveram presentes neste vídeo.
A todos desejamos um dia especialmente feliz, cheio de bons afetos e de bons momentos.
Como deveriam ser todos os dias, afinal...

AVISOS (atenção, que não foi recado no vaivem):
Amanhã vamos ao Teatro Sá de Miranda ver a peça "O sonho de Pedro", levada à cena pelo Centro Dramático de Viana - Teatro do Noroeste. Por isso teremos que estar na escola, prontos para apanhar o transporte, às 8h3o. Não é preciso trazer lanche (fruta) para a manhã, pois teremos um lanchinho especial no teatro.
Precisamos ainda que cada um leve para a sala uma caixa de cereais vazia e também garrafas vazias de coca-cola de litro e meio. Obrigada pela vossa colaboração!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos