Meio dia... mas com muito entusiasmo!

Na conversa da manhã a professora explicou-nos que hoje de tarde não iria estar na sala.
Quisemos logo saber porquê e ficamos (só um pouquinho) surpreendidos com a resposta...
Parece que, afinal, as professoras não sabem tudo, também precisam de aprender umas com as outras, chama-se a isso trabalho colaborativo e uma das formas de o fazer é observando como cada uma faz as coisas com o seu grupo de crianças e depois refletindo e discutindo em conjunto situações e estratégias. 
Por isso hoje à tarde a nossa professora ia ao jardim de Mazarefes, observar as dinâmicas de uma das salas e, na próxima semana, será a educadora dessa sala a vir cá, à Sala Fixe ;-)
É assim que cresce profissionalmente em (boa) companhia e isso devemos todos fazê-lo, ao longo de toda a vida! Esta atividade insere-se no Plano Plurianual de Melhoria do nosso Agrupamento, ação 13 Identidade Colaborativa e decorre em todos os níveis e ciclos de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

Explicado o motivo da ausência, começamos com uma coisa pouco habitual à terça-feira: a aula de música. A prof. Marisa precisou de trocar o dia e nós fizemos-lhe a vontade, não custa nada colaborar ;-) e ensaiamos com atenção, para que a nossa apresentação decorra o melhor que conseguirmos, com o esforço de todos!
De volta à sala e àquilo que nos têm ocupado: a preparação do final de ano, as brincadeiras e os projetos individuais. Ouve-se muito, por estes dias, a frase:
- Ainda não acabei o meu livro... posso ir fazer mais um bocadinho agora?
Estes oito finalistas andam muito entusiasmados em completar o seu livro de memórias!
E por falar em entusiasmo, os labirintos andam a entusiasmar alguns dos mais crescidos e esse entusiasmo têm contagiado outros, daí que hoje muitos tenham pedido para tirar fotocópias, para poderem também experimentar encontrar o caminho certo... assim se desenvolvem também as noções espaciais.
As brincadeiras de escolha livre envolveram hoje desenhos colaborativos no quadro (em cima de uma cadeira, para ficarem mais altos!) fotografados em auto-gestão e também jogos calmos, como a montagem do jogo dos animais pela malta fixe mais pequenita... que contentes que ficaram!
A propósito de contentamento, hoje ouviu-se um grande grito de alegria que a todos surpreendeu... 
Foi o V. que passou a manhã entusiasmadíssimo a resolver, por sua iniciativa, uma sopa de letras que a professora tinha preparado com os nossos nomes todos. 
Ficou tão, mas tão satisfeito por ter sido capaz de encontrar todos os nomes (na vertical e na horizontal) que não cabia em si de contente, como a imagem bem demonstra (foi uma sorte a máquina estar mesmo à mão!).
Por hoje é tudo, pois o que se passou de tarde, nem a professora sabe ainda ;-)

Comentários