Um novo pequeno-almoço: aveia adormecida :-)

Para hoje estava calendarizada uma atividade conjunta (Fixes e Amigos) inserida no programa PASSEzinho e intitulada "Pequenos-almoços" e, mesmo ainda sem educadora na outra sala, juntamo-nos todos para a concretizar:
Conversamos sobre o pequeno almoço que tomamos sempre antes de vir para a escola e quais os alimentos que normalmente consumimos nessa refeição e verificamos que algumas escolhas não são as mais saudáveis, por exemplo:
- Leite achocolatado de pacote;
- Bolachas;
- Cereais com muito açúcar (copo Chocapic, Estrelitas, etc.)
- Bolos, croissants e "panikes" ou pães de leite recheados.

Conversamos ainda sobre outras formas de tomar o pequeno almoço, com outro tipo de alimentos, como fazem algumas pessoas e como se faz em outros países. 
Ficamos admirados por saber que algumas comem ovos e salsichas ao pequeno-almoço! 
- Ás vezes também como, mas é ao almoço ou ao jantar!
Experimentamos então confecionar uma alternativa saudável de pequeno-almoço: 
Aveia adormecida
Fizemos assim, distribuindo por dois copos de vidro com tampa:
1ª camada: 
- 3 colheres de flocos de aveia;
- Leite de coco (ou de amêndoa, de arroz, de aveia, ou seja,m um leite vegetal, em vez do habitual leite animal) até hidratar (humedecer sem ensopar ) a aveia;
2ª camada:
- Uma banana cortada ao meio e depois partida em rodelas;
3ª camada:
- Cereais integrais 
- 4ª camada:
- Iogurte, metade para cada copo
5ª e última camada:
- Granola de aveia, espelta e sementes de girassol.

Os frascos foram então para o frigorífico...
- Para não se estragar o iogurte e o leite, que não podem apanhar calor.
Agora a aveia adormecida vai dormir, até amanhã!
- E amanhã provamos?
Era essa a ideia, se encontrarmos uma forma de o fazer ;-)
Mas enquanto não provamos a aveia adormecida, provamos os ingredientes que sobraram: cereais integrais, sementes de girassol, espelta e granola de aveia. 
Ao princípio estranhamos estes novos alimentos, e a resistência aconteceu antes de provar. Mas depois de conseguir provar ... adoramos! ;-) e a Maria PASSEzinha também!

Os papás fixes e amigos podem considerar estas opções para os nossos pequenos almoços, porque o sucesso está garantido! É um pequeno almoço variado e equilibrado, com laticínios, cereais, fruta e sementes.
Para além disso, os novos sabores e as alternativas saudáveis são sempre bem-vindos, pois quebram a rotina e contribuem para a nossa saúde!

No resto do dia colocamos em andamento os procedimentos de autoavaliação e a organização dos portefólios, pois hoje à tardinha há reunião geral de pais e encarregados de educação, para partilha dos registos de avaliação do 2º período e entrega dos portefólios aos pais para a visita familiar do costume!
Refletimos como fazemos as coisas, o que fazemos bem e o que temos dificuldade e também o que podemos fazer para melhorar. Tomamos consciência de nós como aprendentes e registamos tudo isso usando um código de fixes ;-)

Daqui a pouco, às 18h30m contamos com todos os pais para uma reunião cheia de assuntos importantes para a comunidade escolar. Por favor, não faltem!

Comentários