PASSEzinho, com a Sala dos Amigos

Como sabem, este ano participamos no Programa PASSEzinho, que é a parte do programa PASSE (Promoção de Alimentação Saudável em Saúde Escolar) dedicada aos jardins de infância e que visa promover a adoção de comportamentos promotores da saúde.

Hoje o dia incluiu duas atividades de Alternativas Saudáveis, as quais permitem trabalhar competências de decisão por parte das crianças e que realizamos em conjunto com a Sala dos Amigos: de manhã eles vieram à nossa sala e de tarde fomos nós à deles ;-)

Sabemos que o leite puro é branco e tem um sabor muito próprio, que não é doce. 
Por isso, por vezes misturamos-lhe outras coisas, que lhe dão sabores e cores diferentes: são as máscaras do leite e fomos descobri-las:
No total descobrimos 6:
Da opção menos saudável para a mais saudável, cá estão elas:
Leite com muito chocolate, leite com açúcar, leite com café, leite com pouco chocolate, leite com cevada, leite com morango e, claro, o leite branco simples.
No registo individual que fizemos depois, decidimos qual/quais a/s alternativa/s mais saudáveis aos diversos tipos de leite:
 (6 anos)
 (5 anos)
(3 anos)
Ficaram ainda vários por terminar, pois é necessário tempo e concentração para o fazer bem feito... mas amanhã tratamos disso!

A outra atividade decorreu de tarde, desta vez na sala do lado, onde conversamos sobre a publicidade que vemos aos alimentos, principalmente na televisão e nos panfletos de supermercados...
Conversando, chegamos à conclusão que os alimentos mais anunciados não são os mais saudáveis... e que esses, coitados, nunca aparecem na publicidade!
- "Então e eu? Também quero publicidade!" - podiam perguntar os alimentos saudáveis ;-)
E com toda a razão, por isso nós fizemos-lhes a vontade, escolhendo os que iriam ser anunciados por nós...
Organizamos quatro pequenos grupos de trabalho, um por cada alimento saudável e os escolhidos foram: banana, frango, couve e ovos.
Estes são os cartazes publicitários que construímos, na companhia da Maria PASSEzinha, a nossa mascote neste programa:
Por hoje é tudo... até amanhã!

Comentários