STEAM: desafios de Engenharia para crianças

Ontem, entre conversas sobre diversas profissões, surgiu a Engenharia
Ninguém sabia explicar muito bem o que era e a conversa continuou percorrendo outras profissões mais familiares...
- Um padeiro faz pão
- Um cozinheiro faz comida
- Um pasteleiro faz bolos
- Um médico trata as pessoas doentes
- Um veterinário trata os animais doentes
- Um enfermeiro dá picas
- Um construtor faz obras
- Um eletricista arranja as luzes
- O meu pai é eletricista!
- O meu pai trabalha numa fábrica, no escritório e está lá a escrever no computador.
- O meu pai também! E a minha mãe trabalha numa loja a vender roupas...
- O meu pai é mecânico, arranja os carros!
- E tu, onde trabalhas? (para a educadora)
- Onde trabalho, eu??? 
- A Juca trabalha na escola, connosco, é professora, não vês?
- Pois é, como a prof. Graciosa, o Prof, Hélder, a prof. Helena e a prof. Eduarda!
Mas quanto aos engenheiros... ainda nada! 
Então a professora foi buscar um conjunto de materiais para nos provocar a curiosidade e o pensamento... eram um pouco parecidos  com estes:
Identificamos facilmente todos eles: rolos de piscina cortados com várias formas e tamanhos; copos de plástico, pauzinhos coloridos, molas e palhinhas de plástico (para já...) para construir, pensar e brincar com Engenharia no Pré-escolar ;-)
Não foi fácil, mas esta foi só  primeira experiência ;-)
Houve oportunidade para tentarmos replicar algumas construções que vimos em imagens, mas também criar as que imaginamos na nossa cabeça...
Para o conseguirmos fazer com sucesso, já vimos que...
- Temos que estar bem atentos e concentrados.
- Temos de fazer os movimentos devagar, para conseguirmos manter o equilíbrio da construção... e isso é o mais difícil!
A caixa irá sendo enriquecida com outros materiais, que permitirão outras possibilidades de criação... depois daremos mais notícias destes pequenos engenheiros fixes ;-)

Nota:
A inspiração para esta atividade partiu das STEM actitivities (atividades de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Começou como simplesmente STEM, mas depois integrou o A, de Arte (STEAM). STEM e STEAM tornaram-se num enorme movimento educacional nos EUA nos últimos anos. Visam uma aprendizagem baseada nestas áreas do saber e pretendem despertar nas crianças, desde bem cedo, a curiosidade e o interesse por elas.

Ainda em época natalícia e preparando a tradição de Reis/Janeiras, começamos as nossas coroas:
Este trabalho está interrompido hoje, pois a nossa professora teve de fazer uma pequena cirurgia e, tal como ela, alguns de nós hoje também não estão na escola.
Segunda-feira continuaremos...

Durante o dia de ontem, que foi de sol, as pinturas e desenhos também brilharam... trouxeram muitos arco-íris, mas também arte abstrata!
Assim terminou a nossa semana, bom fim de semana para todos!

Comentários