Num castelo de sonhos cabe (quase) tudo!

Do património cultural local à brincadeira, da tecnologia à ciência, já sem falar em muitos, muitos colaboradores neste projeto de empreendedorismo!
Pela manhã, a caixinha das surpresas trouxe 3 coisas:
- Dois jogos novos para a área dos jogos de mesa: puzzles de locais/monumentos de Viana do Castelo e também um jogo magnético com formas e figuras;
- Uma embalagem de palitos (para o que serão???)
Com o primeiro recordamos os nomes de alguns dos mais conhecidos lugares da nossa cidade...
O segundo foi apresentado pela Bárbara e, depois, muito bem experimentado pelo A, que mostrou aos amigos como se jogava:
Quando estávamos a começar a lanchar entrou na nossa sala, através do computador, o Santiago! Lembram-se dele? Era o quarto Rei Mago...
A verdade é que alguns de nós acharam que era a Joana que se tinha disfarçado de Santiago, mas hoje viram que não, pois ele conversou connosco através de videoconferência e a Joana estava connosco na sala...
Pedimos-lhe para tirar os óculos, mas ele não podia, tem muita sensibilidade à luz ;-)
Contou-nos o que aconteceu quando saiu da nossa sala, como conseguiu encontrar o camelo na estrada, quando foi de boleia com a Prof. Gabriela e assim pode regressar à sua terra. Ficamos mais descansados!
Depois explicou-nos para que eram os palitos: para fazer a experiência da estrela, a que nos dedicamos logo depois de desligar a câmara:
A reação foi... 
- UAU!
Uma estrela feita com 5 palitos (quebrados a meio mas não separados) bem encostadinhos.
Deitamos no centro um pouco de água e... 
- Parece magia! A estrela abriu...
A explicação científica é muito simples: a madeira dos palitos absorve a água e incha, fazendo os palitos afastar-se. Percebam melhor aqui neste video.
No resto do dia brincamos, inclusive com o jogo novo das formas e figuras. Os mais pequenitos jogam bem e gostaram muito!
No âmbito do projeto de empreendedorismo dos sonhos fixes e tendo em conta a falta de matéria-prima para continuarmos a construir o nosso castelo, resolvemos pedir a todas as crianças da escola para serem nossos colaboradores, trazendo também pacotes de leite, que são os nossos tijolos! Um pequeno grupo deslocou-se a todas as salas apelando à colaboração e foi muito competente a passar a mensagem:


Agora vamos ver quem não se esquece... se todos trouxerem, num instantinho juntamos os quase 150 pacotes que nos faltam. Muito obrigada pela colaboração!

Entretanto demos continuidade a um outro sonho, o da M.
Após algumas tentativas (não muito bem sucedidas, mas por cá aprendemos com tentativa e erro...) parece que encontramos o caminho para a construção do seu sonho... adivinham o que é?
De tarde ainda experimentamos uma técnica de pintura que recorre à simetria, tal como o castelo que ontem completamos com o espelho georefletor (mira). Assim, tal como os desenhos ficaram simétricos, hoje aconteceu o mesmo com as pinturas...
Houve progressos nas construções de pequenos engenheiros e engenheiras que, na hora de atividades e projetos, planearam fazer casas...
Foi assim hoje por aqui... até amanhã!

Precisamos de ser pontuais, pois temos o ensaio para as Janeiras com a prof. Marisa às 9h.
Ajudem-nos a lembrar de levar bombo (quem tiver) e, claro, pacotes de leite ;-)

Comentários