Dia de rescaldo... e de desenho ditado ;-)

Assim estivemos hoje, num dia bem mais descontraído, depois de tanta animação em torno do castelo... e, por falar em rescaldo, ontem não houve tempo para contar tudo, mas recebemos uma visita-surpresa: um bombeiro a sério!
Nem de propósito, pois um dos sonhos fixes que falta cumprir está ligado aos bombeiros ;-)
Conversamos um bocadinho, observamos atentamente o fato que trazia e experimentamos o capacete!
Todos quiseram experimentar e até mesmo as mais crescidas o fizeram (na verdade foram quase obrigadas por nós!)
Muito obrigada aos Amigos (em especial à estagiária Daniela) por nos emprestarem o seu bombeiro durante alguns minutos ;-)

Mas foi sobre o castelo que as conversas continuaram: queremos transformá-lo numa área de atividades, como todas as outras que, no tempo de planeamento, podemos escolher para brincar. 
Para isso tomamos algumas decisões, que se registaram no Diário de Grupo, em "O que queremos fazer" (das atividades de hoje não há fotos, a máquina ficou na sala):
  • Tirar uma foto ao castelo, para fazer o cartão da nova área no Quadro de Atividades;
  • Decidir a lotação dessa área: achamos que deviam ser 2 de cada vez, porque o espaço não é muito grande, mas queremos perguntar aos amigos do lado se também eles querem lá brincar connosco;
  • Comprar um suporte para cabides, parecido com o que os amigos nos emprestaram, para colocar os disfarces que vamos usar nas nossas brincadeiras reais: já temos alguns, de príncipe, de rei, de bobo e até de mosqueteiro, mas gostávamos de ter de princesa, de dragão ou de cavaleiro... vamos perguntar aos pais se, por acaso, não haverá lá em casa uns fatos de Carnaval desses, mas que já não façam falta ;-)
  • Pensar na mobília para o interior do castelo: um trono para o rei e outro para a rainha foram as sugestões, mas também dava jeito uma mesa, para por coisas em cima!
Depois estivemos ocupados nas áreas, a terminar produções iniciadas ou, simplesmente, a brincar! Um pequeno grupo de mais crescidos entusiasmou-se com a escrita e pediu para escrever os seus nomes em letra manuscrita. Fizeram-no nos cadernos (aqueles que foram pedidos no início do ano, mas têm estado um pouco esquecidos...) e saíram-se muito bem!

Hoje não houve recreio no exterior, pois esteve sempre a chover e, quando regressamos à sala, ocupamo-nos numa atividade bastante calma, que se vinha tornando necessária: verificar os nossos estojos, lápis por lápis, para ver se todos tínhamos todas as 12 cores + o lápis de escrever (carvão) + a borracha.

Depois recordamos a visita de ontem à sala do 2º ano, onde estavam a fazer um ditado. Como não sabemos (ainda) escrever (muitas) palavras, depois de explicar o que era, a professora propôs um ditado diferente: um desenho ditado!
Assim ocupamos o resto da tarde, ao redor da mesa grande: a Juca ditava e nós desenhávamos o que ela dizia! 
Estivemos muito concentrados e esforçamo-nos por conseguir, mas não houve tempo suficiente para terminar de colorir o desenho, por causa do aniversário de um menino da outra sala. Amanhã mostramos!

Comentários