De volta, no novo ano 2017

Antes das novidades do novo ano, fica uma notícia de que ficamos de dar conta... são as imagens que construímos sobre a história que conhecemos nos últimos dias antes do Natal, intitulada "A roupa do Pai Natal" da autoria da educadora Myrna Montenegro... 
(O enredo desta história pode ser recordado nos links acima). 

Talvez por saudades, quem sabe, hoje estivemos todos muito meiguinhos: foram beijinhos, foram abraços, foram votos de bom ano... e depois mais beijinhos e ainda mais beijinhos!
Mas que boa forma de iniciar o ano na sala ;-)
As conversas foram tantas como os mimos: sobre o Natal, os presentes, a família, as férias e deram pano para mangasDe tal forma, que a rotina de terça-feira, a abertura da Caixinha das surpresas,  teve de ficar para depois do lanche...

Mas valeu a pena a espera... trazia uma PRÉ História (daquelas que a professora costuma fazer para nós) intitulada "Reis Magos e Tradições de Natal, que a Bárbara contou com personagens em papel:
Foi então que o Vicente falou que tinha ouvido falar na existência de um quarto Rei Mago, chamado Santiago! E, quando ele foi abrir a porta... lá estava ele!

Entrou meio envergonhado (é um rei muito tímido) e sentou-se connosco ao redor da mesa grande... contou-nos então a sua história de Natal, mas, coitado, estava com falhas de memória e pediu para o avisarmos sempre que se enganasse. Foi o que fizemos, com ajuda dos símbolos (até parecíamos um júri) mas tivemos que prestar muita atenção! 

No final, o rei Santiago despediu-se de nós, deixou mexer na barba fofinha e deu passou-bem a todos (até à Luísa, que estava com um bocadinho de medo ;-)
Quando lhe perguntamos como se ia embora, disse que tinha deixado o camelo lá fora e fomos todos ver à janela... mas não estava lá! 
O que valeu foi que a professora Gabriela, da escola das nossas estagiárias, que estava na sala nessa altura, ofereceu-se para lhe dar uma boleia, a ver se ele conseguia encontrar o camelo para voltar para a sua terra. Muito obrigado!

Início de ano, nova estação do ano e início de mês "obrigam" a mudanças nos quadros mensais e tivemos que reservar um tempinho para o fazer...
Também concluímos as auto-avaliações, para estar tudo pronto para a reunião de pais, amanhã, às 18h30m. Já está tudo nos portefólios...
Houve tempo para brincar com os personagens da história na biblioteca...
Fizemos outra atividade divertida, uma tarefa de analogia de palavras, com dois dedoches (fantoches de dedo), também eles personagens da história: Maria e Baltasar. 
A Bárbara explicou como era:
- Se Maria disser ‘rei’, Baltasar responde ‘reis’. 
E se o Baltasar disser ‘estrela’, o que acham que a Maria vai responder?
- Estrelas!
Foi este o mote para um jogo de palavras em que tínhamos de as descobrir por analogia (processo cognitivo de transferência de significado de um sujeito particular (fonte) para outro (alvo):
- Boneca/bonequinha --> mesa... mesinha
- Lava/lavou --> desenha... desenhou
- Casa/casarão --> mota... motão
- Brincar/brinco --> chorar... choro
- Fazer/fazia --> descer... descia
Foi bastante divertido e conseguimos descobrir algumas palavras bem difíceis! 
Depois continuamos a brincar com os dedoches...
... e com outras coisas também, como tesouras, revistas e cola: parece que também havia saudades do recorte e da colagem!
- Eu agora é que estou crescido, olha que bem que eu recorto as coisas tão pequeninas!
- Aqui está a família do Homem-aranha: o pai, a mãe e ele e os irmãos...
- Aqui eu cortei o A, mas foi sem querer...
- Estamos a fazer um projeto com rolos!

Assim foi este nosso primeiro dia, de volta à Sala Fixe no novo ano 2017!
Despedimo-nos com mais (muitos mais) beijinhos e abraços...
Até amanhã!

Comentários