Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Um dia terrivelmente "diversustador" :-)

À falta de tradições portuguesas como o Pão-por-Deus ou o Dia do Bolinho na nossa zona, por cá hoje brincamos todos juntos ao Dia das Bruxas...

Finalmente chegaram todas as abóboras decoradas em família para o concurso promovido pela Associação de Pais. Aqui estão elas:
Como se pode ver, a escolha foi difícil, pois os trabalhos a concurso tinham muita qualidade e variedade! 
Então, após 2 votações em que se registaram empates, estas duas abóboras finalistas foram novamente a votos de dedo no ar...
E a abóbora vencedora da Sala Fixe foi:
A abóbora dos ratos e aranhas do Fred!

Mas aqui ficam imagens das muitas abóboras super giras que chegaram à nossa escola:
Estão de parabéns todas as famílias, pela criatividade. 
Ficam também algumas imagens da entrega dos prémios:
Muito obrigada à Associação de Pais por esta iniciativa!
Ao longo do dia, houve mais diversão: começamos por preparar o lanche da tarde:, que era constituído por bolachinhas assustadoras de limão


Desde de fazer a massa, até estender e cortar as bolachas com formas assustadoras, houve muito o que fazer! Mas não foi complicado, porque trabalhamos em equipa ;-)

Entretanto tinha chegado a hora do lanche da manhã que, na nossa sala, é sempre constituído por fruta. E parece que a Babá adivinhou, com a receita que nos mandou... dentaduras de bruxa feitas com maçã, manteiga de amendoim e amêndoas ;-)
Hum... alguns não gostaram, mas quem gostou quis repetir!

Logo de seguida vestimos os nossos fatos (uns com e outros sem chapéu, mas não faz mal nenhum!) e inundamos a escola de bruxinhos e bruxinhas...
Durante o intervalo de almoço alguns de nós tiveram direito a pinturas faciais alusivas ao dia, feitas pelas fixes do 1º ano!
Ainda houve um baile na sala escura... apenas iluminada por lanternas de Halloween!
E também teatro... com uma bela lição a reter, que soubemos ensinar ao gato preto.
Seguiu-se a eleição do melhor fato e do melhor chapéu feitos nas salas, por nós e pelos Amigos. Terminamos este dia com o lanchinho que viram no slideshow acima! 
Foi um dia em cheio, como se pode ver nas nossas caras (mas só tirou foto quem quis):

Bom feriado... até quarta!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Visitas, conquistas... e abóboras!

Depois das rotinas de sexta-feira (organizar, distribuir, contar, registar e guardar as produções da semana) fomos para as áreas terminar os fantasmas em pé que ainda não tinham olhos e também brincar e trabalhar... 
Hoje recebemos na sala duas visitas especiais, que passaram a manhã connosco. Gostamos muito de vos ter na Sala Fixe Teresa e Luísa. Sabem porquê?
- Porque são muito simpáticas! 
Foi esta a opinião geral da malta fixe ;-)

E houve brincadeiras, mini-projetos, pinturas, desenhos, colagens e escritas... bem como algumas conquistas no meio de tudo isto :-)
Entre elas, pequenos-grandes passos como: uma flor, que já se consegue desenhar... nomes, que já se sabem escrever/copiar... e até birras que já conseguem contornar melhor!

E falar nas nossas conquistas é quase o mesmo que falar nos nossos Portefólios! Continuamos a fazer, cada um, a sua primeira página, com auto retrato e tudo...
Foi um dia agradável e tranquilo, que terminou com todas as luzinhas do coração bem acesas e brilhantes! Até a da professora, que o Afonso tão bem representou no seu novo caderno...
- Esta és tu, tens a luzinha do coração acesa e estás a fazer um fixe com a mão!
Estão a ver o dedo espetado? Olhem que é o polegar ;-)

Entretanto, a pedido da Associação de Pais, as abóboras decoradas em família vão chegando... cada uma mais fixe do que a outra!
Querem dar uma espreitadela às que já cá estão?
Vá, espreitem só um bocadinho...
Se tiverem em casa algum chapéu de bruxa, tragam para o jardim segunda-feira, porque os fatos já nós temos e fomos nós que os fizemos :-)
Bom fim de semana a todos e até segunda, que vai ser um dia muito especial!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Ciência e... fantasmas em pé!

A manhã começou ao redor da mesa grande e em torno da Ciência, com a recriação (porque já tínhamos feito no ano anterior, mas de uma forma ligeiramente diferente) daquela que designamos por "experiência do balão"... foi-nos aconselhada pela mamã fixe do Fred, que nos enviou o vídeo e isso foi suficiente para a fazermos de novo!
O vinagre que estava na garrafa era amarelo e com o corante azul ficou um bocadinho verde.
Nada que não tivéssemos previsto...
- Amarelo com azul dá verde! - já tínhamos avisado.

Mas quando os pózinhos de perlimpimpim (bicarbonato de sódio) contidos no  balão (que era branco, para imitar um fantasma!) caíram, gerou-se uma explosão tão grande que o balão disparou pelo ar e molhou a mesa! 
Foi uma animação :-) ora vejam lá se conseguem perceber como foi, porque a professora largou a máquina e não filmou tudo:
video
Na segunda vez usamos o corante vermelho e um balão vermelho também.
Colocamos menos vinagre na garrafa e menos bicarbonato no balão e o resultado foi diferente: a explosão foi menos intensa e o balão encheu-se de ar... 
video
- Quando pomos mais, a explosão (reação química) é mais forte!
Só a animação foi igual!

No resto do dia continuamos as tarefas que temos em mãos, para além das habituais brincadeiras e projetos individuais/de pares/pequenos grupos...
Os fatos de bruxos e bruxas já estão prontos, pois a Joana e a Bárbara trataram de nos ajudar, para ficar tudo prontinho ontem.
Vamos ver quem hoje é capaz de entregar um recadinho que levou na cabeça para casa: perguntar se os pais arranjam um chapéu de bruxa para trazer para a escola segunda-feira. Mas não é preciso comprar! 
Amanhã a professora vai perguntar, para saber quantos de nós arranjam e o que podemos fazer para todos terem um fato completo no Dia das Bruxas ;-)

Então, para além de brincar e de projetar, estivemos a terminar os fantasmas em pé... parece magia, mas seguram-se mesmo:
- Pois, porque a cola quando seca fica dura!
E logo começou a invasão de fantasmas em pé no corredor entre as salas!
E vai continuar, porque ainda não estão todos prontos!
Mas isso fica para amanhã... bom descanso a todos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Música e movimento... com bruxas e fantasmas!

De manhã é que se começa o dia e hoje a nossa aula de música foi bem cedinho e na companhia da Sala dos Amigos... a prof. Marisa contou uma história através de sons e de música, que envolvia bruxas e fantasmas!
A bruxa foi de passeio até Espanha e então todos falamos e cantamos um bocadito em espanhol... e o Vicente mostrou como até  já sabe contar até 10 na língua do país vizinho.

Já a música de Biset "O pião" fez rodopiar muitos fantasmas! E que bem eles dançavam, com os seus vestidos a abrir e a fechar, conforme os subíamos e descíamos... 
- É por causa do ar!
E é a prova de que a música clássica também pode ser adequada aos mais pequenos e muito divertida :-)

De volta à sala, brincamos e continuamos as atividades em curso: fazer os fantasmas de gaze e também os fatos de bruxa de saco plástico...
... e ainda letras, com bolinhas coloridas de papel crepe, para formar a palavra PARABÉNS nas nossas bandeirinhas dos aniversários.
Acrescentamos um bolo de chocolate (igual ao nosso preferido, que é de chocolate e com pintarolas!) feito com a mesma técnica, onde as pintarolas formavam um padrão de 5 cores. 
Ficou tudo a secar ao sol que brilhou neste lindo dia de final de Outubro!

Seguiu-se a sessão de movimento com um percurso feito pela Bárbara quando ontem foi de visita à casa da prima, a bruxa Babá. A Bárbara fez como o Capuchinho Vermelho, não foi pela estrada, foi pelo meio da floresta e encontrou vários obstáculos...
Para os superar tivemos que exercitar alguma habilidades de locomoção, como andar, rastejar, saltar, correr e outras de manipulação, como lançar a maçã (bola) para o cesto.
Participamos em tudo de forma muito empenhada!

Até amanhã!
Não se esqueçam do TPC... já temos cá 3 abóboras decoradas e estão super-fixes ;-)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Valeu a pena ;-)

Começamos este dia recordando o que aconteceu ontem e revendo os sonhos que agrupámos. Faltava só o nome para este novo projeto de empreendedorismo e foi a isso que nos dedicamos logo pela manhã: surgiram 3 ideias e fomos a votos...
Como se pode observar, a votação (de dedo no ar) foi por unanimidade!
Projeto dos Sonhos Fixes foi o nome escolhido.

Entretanto, a bruxa Babá, que ontem veio à sala, tinha-nos deixado uma surpresa dentro da caixinha das surpresas... com ela pudemos fazer fatos de bruxa parecidos com o da Babá!
Recortar, contornar, recortar, colar e decorar foram algumas das tarefas a desempenhar com a ajuda da Bárbara e da Lídia... e valeu a pena, porque estão a ficar terrivelmente fixes os nossos fatos :-)
Do outro lado da sala, outro pequeno grupo, ajudado pela Joana dedicava-se a terminar a ideia do Tiago, de construir uma grande roda dos alimentos, com os seus 7 grupos...
Também valeu a pena o esforço de pesquisar, recortar, pensar e colar os diversos alimentos no  grupo certo, conforme podemos comer mais ou menos!

O terceiro pequeno grupo dedicou-se, com a ajuda da professora, a terminar o Quadro de Aniversários, este ano constituído por bandeirinhas com os nossos avatares.
Começamos por reconhecer cada um o avatar que tinha criado na semana que passou; depois houve que o recortar, colar na bandeirinha do mês certo (com a cor escolhida), escrever (ou colar, no caso dos mais pequeninos) o nome, a data de nascimento e a idade.
No topo de cada bandeirinha, o nome de cada mês. Ficaram assim:
Mas assim vêem-se melhor ;-) 
Digam lá se também não valeu a pena? Faltam uns pequenos pormenores, mas ainda vamos decidi-los...

Pelo meio continuamos revelar interesse pelo código escrito... visível na escrita espontânea de nomes e outras palavras nos cadernos (desta vez com a ajuda do Quadro Mensal de Presenças) e até na colagem, como esta do André que, segundo ele, "é uma colagem que se pode ler!"
Também houve arte. Por cá há quem cria, mas também há quem copia... e tudo vale a pena!
O nosso dia terminou em torno, não das bruxas, mas dos fantasmas... era o resto da surpresa da Babá! Materiais um pouco estranhos, para criar um fantasma ainda mais estranho...
Primeiro aprendemos como fazer e depois metemos as mãos na massa... ou melhor, na cola!
O centro da mesa ficou verdadeiramente assustador... valeu a pena! ;-)
Entretanto fomos ouvindo as músicas da nossa amiga Alda, a do Fantasminha Desastrado, mas também a da Bruxa Má!

Por hoje chega... amanhã haverá mais!
E como é dia de Expressão Musical e Educação Física, já sabem, temos de estar todos de fato de treino e na escola às 9h. Olhem que vale a pena!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sonhar acordados...

...onde reina a esperança
onde a fantasia pode acontecer!
E quem entrar neste mundo,
Vai ser sempre criança
E ser feliz sem medo de viver!
E hoje, sem contar, sonhamos acordados!
Começamos por receber uma visita de sonhobruxa Babá veio à nossa sala ;-)
Foi uma animação... adoramos esta visita, todos exceto a Luísa, que não estava muito convencida de que as bruxas também podem ser boas! Mas depressa deixou de chorar e viu que a Babá é mesmo uma bruxinha amiga ;-) 
Conversa vai, conversa vem, ela lá explicou ao que vinha: falou do seu sonho de ter uma horta onde cultivar legumes para fazer uma sopa, isto porque já está um pouco farta de fazer poções mágicas, daquelas que fazem crescer os narizes até ficarem assim como o dela!

Foi então que lhe contamos os nossos sonhos e ela abriu um bocadinho a tampa do caldeirão para os guardar lá dentro! De qualquer forma, pediu para os desenharmos, a ver se pode dar uma ajudinha na sua concretização... e não nos fizemos rogados.
Alguns dos nossos sonhos são mesmo muito engraçados; uns são fáceis e outros mais difíceis de concretizar; uns mais assentes no chão e outros com a cabeça na lua!
















Depois procuramos agrupá-los de uma forma que fizesse sentido, porque  sonhos da fantasia e sonhos da realidadepara assim arrancarmos com o nosso Projeto de Empreendedorismo deste ano:
Amanhã vamos continuar a tratar disso...

E, por falar em sonhos, hoje recebemos mais um diploma de um Selo de Qualidade eTwinning, desta vez relativo ao projeto "Novelos de Lendas e outras Rendas", 2015-2016. 
Como se pode ver, os amigos do 1º ano vieram à nossa sala receber o seu (os que andaram na Sala Fixe) e estivemos a conversar um bocadinho sobre o que é importante aprender (e crescer!) no jardim de infância, para ser um bocadinho mais fácil entrar no 1º ano!
Ainda demos continuidade às bandeirinhas dos nossos aniversários, que estamos a construir usando os nossos avatares...
E decoramos os nossos Garfos Verdes, Super-heróis da Alimentação... só não ficaram verdes, ficaram bem coloridos!
Amanhã haverá mais!
Sabem que as abóboras criativas (TPC de fim de semana) já começaram a chegar? ;-)
Pois é, toca a por mãos à obra, é assim que os sonhos se tornam realidade!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos