Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sábado, 30 de abril de 2016

Revelações de Dia da Mãe...

Agora que já é dia 1 de Maio, já podemos revelar...
Preparamos miminhos especiais para as nossas queridas mães, ao longo das últimas duas semanas... mas não pudemos desvendar muito ao longo deste tempo. 
Aqui ficam agora as revelações:

Primeiro os processos...
Precisamos de passar por várias etapas na elaboração desta lembrança: pensar, decidir, escrever, desenhar, reconhecer as letras da palavra MÃE, bordá-las na tela de ponto de cruz; criar o postal, ilustrá-lo com lápis aguarela e transformar o desenho em pintura passando o pincel com água; escolher o embrulho, embrulhar, colocar as fitas da cor preferida, dar laços e escrever por fora a palavra Mãe.


E só depois os produtos...
As nossas telas desenhadas e bordadas parecem verdadeiros quadros... senão vejam só que bem ficam com moldura:
 

 




 



 Tudo embrulhadinho, o chocolate na tela com o postal, dentro do saquinho, ficou assim:
Falta só revelar a outra parte da prenda pois, tal como o pai, a mãe também a merece... 
Trata-se de um vídeo com uma canção que lhe é especialmente dedicada (agradecemos à amiga Alda que a criou a partir de uma letra da nossa professora)
Claro que primeiro tivemos que a aprender, visualizando-a no computador  várias vezes!
Aprendemos facilmente a canção, houve até ensaios informais e espontâneos...
video
Depois contamos com a nossa amiga prof. Patrícia, que criou e nos ajudou a ensaiar a coreografia. Sabem porquê?
Porque a Alda gostou tanto do vídeo que fizemos para o pai, que nos desafiou a criar um para o Dia da Mãe... e não costumamos deixar os desafios sem resposta ;-)

Como não conseguimos decidir-nos por nenhum dos dois vídeos que gravamos (um deles foi mesmo no Dia Mundial da Dança) aqui fica um dois em um, porque as Mães Fixes merecem uma prenda a dobrar (e com algumas marotices pelo meio ;-)


Desejamos a todas as mães um dia especial, super fixe e feliz... e muito doce!
Cuidado,  não fiquem todas derretidas 💑



sexta-feira, 29 de abril de 2016

A dançar... entre tamancos e chinelas.

... foi assim que andamos hoje, logo após a organização, contagem e registo das produções individuais, o que fizemos logo pela manhã! 
Parecíamos verdadeiros artesãos, de tão dedicados às pinturas...

De tarde gravamos mais uma versão da surpresa para a Mãe, que não pode ser partilhada através de QR Code pois estávamos ainda indecisos sobre qual dos dois vídeos gravados escolher para partilhar... ou, quem sabe, se ainda partilhamos os dois?
Talvez por ser o Dia Mundial da Dança, dançamos muito bem a nossa coreografia :-)

O dia terminou e terminou também o período de permanência da Lígia connosco, uma vez que a Celeste já regressou porque está melhor. 
Mas a Lígia vai embora com uma recordação menos boa, pois ontem cortou-se num dedo e teve de levar dois pontos... e não é que foi logo o polegar? 
Como agora tem lá um penso, resolvemos lá desenhar um Fixe, para se lembrar de nós!
Também elaboramos, em conjunto com a Sala dos Amigos, um livro com desenhos, para ela guardar de recordação... 
E no final tiramos uma foto todos juntos, de polegares ao alto!
(A sala dos amigos também tirou foto, mas a nossa professora não tem autorização dos pais para a partilhar aqui)

Gostamos muito de a ter connosco durante este tempo, por isso quisemos assim agradecer-lhe a simpatia que sempre teve e a ajuda que nos deu. Ela sabe que pode voltar sempre que quiser para nos visitar e prometeu acompanhar as nossas aventuras pelo Bloguefólio ;-)
Desejamos-lhe muitas felicidades, porque a Lígia é muit'a fixe ;-)

Bom fim  de semana!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Pequenos projetos e grandes tradições

Os projetos, na nossa sala, são como cogumelos, nascem um pouco por toda a parte!
Falamos dos mini projetos, muitas vezes individuais, de natureza diversa, baseados na nossa capacidade criativa e de iniciativa... mas com muito significado!

Eis alguns dos mais recentes, pela nossa fixe mais nova...
São flores e formas, para as quais escolheu sozinha os materiais (cartolina e eva) onde desenhou o que quis, recortou e depois (porque não?) colou (literalmente) no vidro da janela:  - É para decorar a sala para Primavera!
Depois dedicou-se à escrita espontânea...
Para quem não perceber a mensagem, eis o seu significado, descodificado pela própria
- O papá é forte, a mamã é gira e o mano é o maior :-)

Ainda houve, logo pela manhã (na hora em que mostramos uns aos outros alguma novidade trazida de casa) um jogo de sueca à moda da sala fixe, com o baralho de cartas do Gustavo... aproveitamos para fazer revisões de matemática ;-) brincando com os números, mas também com as poucas letras que lá surgem!

Acabamos o dia embrulhados de tanto embrulhar (mas ainda não chegou a hora de mostrar!) e, terminada essa tarefa, dedicamo-nos à seguinte, porque para a semana já é a...
A maior tradição da nossa freguesia!

Não temos tempo a perder, por isso dedicamos algum a visualizar imagens das peças de artesanato minhoto (pares de chinelas e tamancos) que vamos recriar, a pedido da Associação de Pais, para venda no Feirão das Rosas.
Primeiro pensamos bem e projetamos no papel como queremos decorar o nosso par... depois começamos a deitar as mãos à obra, pintando as peças de louça.
Ainda há muito o que fazer... e não é um trabalhoi simples!
Para além disso usamos tintas acrílicas, pelo que seria boa ideia que quem não usa bata trouxesse uma roupa apropriada, não vá o diabo tecê-las ;-)
Até amanhã!

Desenhando... pelas costas (inspiração Segni Mossi)

Para além das atividades que nos têm vindo a ocupar durante os últimos dias (principalmente a preparação daquele dia especial que se comemora no próximo domingo) ontem fizemos uma nova experiência, inspirada em Segni Mossi.
Segni Mossi (em tradução livre Sinais de Mudança) é um laboratório italiano de dança/desenho, que explora a relação entre a dança e os sinais gráficos: dançar e desenhar com materiais diferentes, usar o espaço como projeção, a perceção do corpo, os traços de experiências vividas. Exploração, experimentação, descoberta, espanto... 
O foco no processo criativo e não nos resultados!

Já tínhamos feito uma primeira experiência, no ano anterior "E se pudéssemos desenhar voando?" que queremos repetir...
Mas esta foi diferente, uma atividade sensorial calma e agradável, que nos surpreendeu! 
Formamos pares e, à vez, cada um desenhava com o dedo  nas costas do amigo, sentado na sua frente. Este ia passando para o papel, usando um lápis, esses movimentos/massagens, conforme os ia sentindo...

video

Não foi muito fácil, mas devagarinho e ao som de uma melodia relaxante, fomo-nos apropriando do conceito... e aproveitando a massagem!

Os resultados refletem o vivido, pelo menos ao que dizem os "massajadores" ;-)



terça-feira, 26 de abril de 2016

Bom tempo e boa disposição :-)

Começamos o dia muito bem dispostos, quem sabe se do fim de semana maior do que o habitual... ou do bom tempo que se tem feito sentir, pois também ajuda!
O que é certo é que todos inicaram a semana com o pé direito...

O nosso T. deu largas àquilo que mais o motiva: letras e números!
Houve também quem inventasse escritas, misturando letras conhecidas e formando palavras. Depois pedimos à professora para ler e é muito divertido!

In: "A descoberta da escrita" ME/DGICD

Terminamos mais duas árvores genealógicas à Klimt...

E prosseguimos na preparação daquele dia especial que está quase aí... desta vez experimentando a nova técnica que a caixinha das surpresas nos trouxe: 
São lápis de cor aquareláveis (os desenhos transformam-se em pinturas quando humedecidos):
Foi uma nova experiência, pois tivemos que experimentar como se faz para aprender a dominar a técnica!

Brincamos e trabalhamos como é habitual e ainda terminamos as gravações dos vídeos para enviar para Escócia. Só falta montar o vídeo conjunto e enviar, dando cumprimento à última etapa do projeto eTwinning "Vamos conhecer-nos / Let´s get to know each other"

Hoje foi assim... esperamos que o bom tempo e a boa disposição continuem por aqui ;-)
Até amanhã!

Nota: 
Não se esqueçam que amanhã, pelas 18h15m haverá reunião geral de pais e encarregados de Educação, que se iniciará com a sessão "Parentalidade Positiva", pela Mediadora TEIP. Serão ainda abordados assuntos do interesse de todos, relativos às atividades que decorrerão até ao final do ano letivo. Contamos convosco!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Liberdade veio à escola

Neste que é o Dia da Terra acabamos por falar muito mais de Liberdade...
(porque da Terra já muito falamos este ano ;-)
E hoje mesmo a Liberdade passou por aqui... através de um grupo do Teatro do Noroeste (CDV), que nos trouxe esta história de Matilde Rosa Araújo, que representa, afinal, a história da liberdade em Portugal, conquistada em 25 de Abril de 1974 pela revolução dos cravos. 
Muito atentos e em silêncio, vimos e ouvimos, a dramatização e as músicas tão bem tocadas e entoadas pelo Dario.


De forma adequada participamos, interagindo, respondendo e cantando, sempre que oportuno. Recordamos canções de Abril e cantamos com vigor a Liberdade, que é um valor a preservar. Falamos de direitos e deveres e aprendemos mais um pouco sobre democracia.
E pela nossa atitude os visitantes deram-nos os parabéns!

Na sala, mantivemo-nos ocupados brincando e trabalhando, até já há mais árvores genealógicas à Klimt prontas ;-)
Há também quem esteja a fazer laços azuis à sua maneira e também quem se dedique a decorar a sala para a Primavera, que tarda muito em mostrar-se...

Ao final do nosso dia recebemos uma visita já fora de horas, pois era mais destinada ao primeiro ciclo, mas muitos de nós ainda ficaram a ver  a dramatização "Dona Gota", pelo CMIA, como comemoração deste dia especial.
Bom fim de semana a todos e um excelente feriado de 25 de Abril, cheio de liberdade e com sabor de Primavera!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Dois dias bem preenchidos...

Começamos mais um dia ao redor da mesa grande e em grandes conversas... falamos sobre dois dias especiais que aí vêm: amanhã, o Dia da Terra e segunda-feira o feriado de 25 de AbrilSobre o nosso planeta, já muito falamos/fizemos e aprendemos este ano... mas sobre o 25 de Abril tivemos oportunidade de ver uma importante história da nossa História:

Ontem e hoje também demos continuidade ao que nos tem vindo a ocupar: as lembranças que estamos a preparar para alguém da nossa família ;-) 

Continuamos as árvores genealógicas à Klimt, nesta semana das Jornadas da Família do AEMO... 
Já temos algumas prontas...



Ontem tínhamos passado a tarde em conjunto com os amigos das outras salas, numa sessão de cinema com pipocas, a propósito da família. 
Fartamo-nos de rir com a comédia  a que assistimos... e adoramos as pipocas!
Já hoje, gravamos um pequeno video, onde nos apresentamos em inglês, para nos darmos a conhecer aos Little Treasures, no âmbito do projeto eTwinning 
"Vamos conhecer-nos / Let´s get to know each other" ;-) Falta editá-lo para ficar pronto!

Agora ao descarregar a máquina que ontem ficou esquecida na sala, a professora encontrou mais fotos do que as que tirou ontem e hoje... são as chamadas fotografias em auto-gestão!
Até amanhã!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos