Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Interrupção na oficina de máscaras... a Terra tremeu ;-)

Terminamos a semana com a habitual organização, contagem e registo das produções individuais, momento da rotina semanal de sexta-feira, altura em que nos defrontamos com os resultados da nossa responsabilidade e dedicação ao longo da semana... ou não ;-)

O que é certo é que esta estratégia tem ajudado muitos de nós a tornarmo-nos mais responsáveis pelas nossas tarefas e a recordarmo-nos de diversificar as atividades em que nos envolvemos, experimentando um pouco de tudo o que temos à disposição :-)

E depois lá continuamos nós a laborar na nossa oficina de máscaras, onde se transformam pratos de papel...
...em máscaras coloridas e fixes ;-)

Foi já de tarde que aconteceu aquilo porque alguns de nós perguntavam, desde ontem:
- Quando é o tremor de terra?
Claro que se explicou que essas coisas acontecem sem avisar mas, mesmo assim, havia alguma ansiedade ;-) 

Por isso é que, de tarde, quando a campainha tocou de forma intermitente, todos pararam o que estavam a fazer e prestaram muita atenção ao toque!
- É um tremor de terra, temos de ir para debaixo da mesa!
E depressa as cadeiras se afastaram e a malta fixe enfiou-se (literalmente) e sem atropelos debaixo da mesa grande! Era hora de agachar, agarrar, proteger!
Só a professora e o Tomás se protegeram na ombreira da porta e depois foi tempo de ...
- Contar até 50!
video
Contamos todos juntos... até acabamos antes da Sala dos Amigos, mas depois terminamos a contagem deles também!
Seguiu-se a formação da fila, com a professora à frente e todos nós atrás, seguindo ordeiramente e em passo apressado para o ponto de encontro: o campo de futebol. Aí nos reunimos com os nossos colegas do 1º ciclo, que chegaram primeiro e com os amigos da outra sala.
Foi uma primeira experiência muito positiva e estivemos à altura desta situação de emergência!

Para descontrair, no regresso à sala, houve ainda tempo para brincar e inventar ;-)
Tudo acabou em bem!
Agora há que descansar de tanta emoção... bom fim de semana!


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Começar com música e terminar com "emergência"...

Por troca do horário da prof. Patrícia, hoje começamos o dia com música.
Aprendemos que as músicas servem para várias coisas: escutar, dançar, cantar e tocar. 
Foi o que fizemos hoje: tocamos uma música que já tínhamos dançado: a do pinguim ;-)

Para tal formamos dois grupos, com dois instrumentos diferentes: maracas e  tamborins.
video
Depois trocamos...
video

Ao longo do dia, fomos dando continuidade àquilo que nos tem envolvido: construir as nossas máscaras de Carnaval, com pratos de papel...

Já de tarde, realizou-se a II Assembleia de escola deste ano letivo, onde tratamos um tema muito importante: Prevenção e Segurança em caso de incêndio ou de sismo.
Aprendemos os procedimentos básicos a seguir em caso de emergência, em caso de fogo, ou se a terra tremer e tivemos a ajuda do Tinoni:


Um destes dias... não sabemos qual (nem podemos saber!), a campainha da escola vai tocar de repente e de forma diferente do habitual: 
  • se for um toque contínuo, é sinal de que "há um incêndio"; 
  • se for um toque intermitente, é porque "a terra está a tremer"...

Vai ser só a fazer de conta, ou seja, vamos realizar uma simulação, pois é assim que se aprende, fazendo! E também para vermos se estamos bem preparados para enfrentar uma situação assim.

Até amanhã!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Crescer com Yoga... e Dança ;-)

Depois de momentos tão intensos, fomos relaxar... na nossa primeira sessão de Yoga :-)
Usamos um novo material, muito interessante, são cartões com as diversas posturas, para Crescermos com Yoga!
Mas primeiro aprendemos a respiração, que pode ser feita de duas formas: enchendo de ar o peito ou a barriga, sempre inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
Seguiram-se as posturas dos cartões que escolhemos, começando pelo cavalo-marinho
Depois fizemos a lua...
E a árvore, que foi a mais difícil, por causa do equilíbrio!
Terminamos com a postura do arco-íris, mas desta não tiramos fotos.
Nota: Na próxima sessão tiramos os sapatos ;-)

A prof. Patrícia chegou, estávamos mesmo a terminar e a avaliar o que gostamos mais ou menos... e seguiu-se Dança!

Primeiro a Dança do Pinguim, para ensinar a quem não esteve presente na semana passada e depois a Dança dos Amigos, realizada em pares; quando a música parava era preciso trocar de par, mas não se podia repetir o par ;-)
Foi muito divertido!

O dia continuou dando seguimento ao que temos vindo a fazer: máscaras e pinturas de confetti estiveram na ordem do dia, para além das habituais brincadeiras nas áreas...

E as pinturas brilhantes que tinham ficado a secar, estão fixes assim:
Umas simples...
 E outras com desenhos por baixo...
Assim foi por hoje!
Até amanhã :-)

Uma pergunta, um projeto... com asas para voar :-)

Começamos este dia viajando pelo mundo sem sair da Sala Fixe ;-)
Fomos conhecer mais alguns trabalhos dos nossos parceiros no projeto eTwinning "Novelos de Lendas e outras rendas": 
  • De Sintra, chegou-nos a Lenda das Amendoeiras,
  • De Coimbra, uma canção sobre a Lenda de Pedro e Inês e a Lenda do Rio Mondego,
  • De Vizela, a Lenda do Sol de do Vento,
  • De Lisboa, a Lenda da Europa,
  • De Espanha, a Lenda Olentzero,
Não deu tempo para mais, nem convinha, tanta lenda de uma só vez ;-)
Na conversa que se seguiu surgiram algumas dúvidas sobre a localização dos parceiros; sabemos que, na maioria, são de Portugal, mas...
- E Espanha fica no mundo?
- Espanha é um país da Europa e fica no Planeta Terra, que é o nosso mundo.
- Mas então... - questionou a Maria:
- Ora aí está uma bela pergunta e nada fácil de responder! 
E é tão bom (poder e saber) perguntar!
- Se calhar, para sabermos a resposta, teremos que investigar... será que mais alguém quer ajudar a Maria a encontrar respostas para esta pergunta?
E logo surgiu uma equipa de trabalho, formada por todos os que manifestaram interesse em ajudar a Maria a descobrir como nasceu a Terra. Somos cinco!

A conversa prolongou-se, tal como o interesse na questão... falou-se de outros planetas, do sistema solar e da lua. 
- Sabiam que, quando eu era da vossa idade,  o Homem conseguiu ir à lua, num foguetão?
Era um astronauta e chamava-se Neil Armstrong.
Logo várias vozes disseram quererem ser astronautas também ;-)
E fomos ao Youtube procurar um video  deste grande acontecimento... era antigo:


Ficamos muito atentos e admirados e pedimos mais... então a professora colocou um vídeo mais recente, em que outro homem, um para-quedista chamado Felix Baumgartner, saltou de lá de cima, mesmo de muito alto (120.000 pés, mais de 38.000 metros) até à Terra!
Claro que quisemos ver como foi... e estivemos encantados durante os 14 minutos que o vídeo demorou.



Veremos se, passado o Carnaval, este projeto terá pernas para andar... ou melhor, asas para voar?


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Receitas para brincar: pintura de confetti

Sendo terça-feira, é normal abrirmos a caixinha das surpresas, que até vinha um bocadinho pesada... mas hoje não se podia abanar muito (como costumamos fazer, mas escutar o som que faz a surpresa) para descobrir o que estava lá dentro:
- Porquê? Tem vidro?
- Pois tem, tem mesmo... não 1, nem 2, mas 3 coisas de vidro!

Conversa puxa conversa, descobrimos através de pistas que havia lá dentro ainda mais coisas: uma era molhada e brilhante e põe-se no cabelo...
- Gel?
- :-)
A última era de papel e tinha folhas e veio a propósito do aniversário do Miguel...
- Um livro?
- :-)
Vamos por partes, então dentro da caixinha estavam: 
  1. Os ingredientes de uma Receita para Brincar: a Pintura de Confetti.
  2. Um livro da coleção do lobo...

Começamos por conhecer a história, que era muito engraçada e ficamos com vontade de continuar com as outras da mesma coleção... faremos isso noutros dias.

Preparamos de seguida a nossa Receita para Brincar, uma experiência sensorial:

  • Deitou-se gel do cabelo em 4 copos de vidro.
  • O gel era amarelo e, para lhe mudar a cor, em alguns copos acrescentaram-se algumas gotas de corante alimentar. 
  • Resultado: o amarelo mudou para verde com o corante azul; ficou vermelho claro com o corante vermelho e ainda mais amarelo com o corante amarelo...
  • Depois foi só acrescentar purpurinas  e lantejoulas... para ficar brilhante, tal como pretendido!

Depois foi só explorar...
Hum... é uma tinta muito cheirosa, macia, um pouco transparente e muito brilhante!
E lá no meio aparecem os confetti: lantejoulas coloridas e reluzentes :-) e as purpurinas.
Tão linda!
Podemos usá-la como se fosse uma pintura normal, ou então como efeito especial, se aplicada sobre desenhos feitos com marcadores (bem secos).
Deixamos tudo a secar... amanhã mostramos o resultado!

Entretanto, a oficina de máscaras continua em funcionamento...
Começam a tomar forma as nossas máscaras de prato de papel... estamos até a treinar a paciência, pois na área dos projetos não cabemos muitos ao mesmo tempo e a professora só tem dois braços! Mas em dias assim, dava mesmo jeito que fosse um polvo... era tão fixe ;-)
O dia terminou com festa(s) de aniversário: um dos nossos fixes e um dos amigos comemoraram hoje 6 e 4 anos repetivamente... e o nosso fixe até usou a sua coroa real  para esta ocasião:
Até amanhã!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Um dia em cheio... com malta fixe ;-)

Começamos este dia e esta nova semana tal como é habitual, contando as novidades, mas também oferecendo aos fixes de regresso (após doença) as suas surpresas pintadas, que preparamos para lhes dizer: sentimos saudades vossas ;-)

Depois deitamos mãos à obra e começamos a preparar os nossos projetos de máscaras... porque não podemos começá-las assim, de qualquer maneira, é preciso pensar primeiro como vão ser e o que vamos precisar!
Há dinossauros, Kitty, tartarugas-ninja, leões, pinguins e palhaços, Mínimos, coelhos, pandas e porquinhos... há de tudo um pouco, conforme os nossos gostos e preferências!
Estávamos ansiosos por começar... mas havia algumas coisas a terminar antes, como as coroas reais da Lenda de Cedros, que alguns começaram na semana anterior e que  hoje outros quiseram fazer também. A isso se dedicaram, com empenho e  esforço...
Entretanto, na área dos projetos, com a cola e as purpurinas bem à mão de semear, a imaginação deu a ideia e a criatividade fez o resto: 
Pinturas brilhantes (ou serão colagens brilhantes?)
Tão, mas tão brilhantes que nem a folha de papel aguentou!
Amanhã vamos fazer isto de outras maneiras... ;-)

Terminamos o dia ao redor da mesa grande na hora do conto... e desta vez o prometido foi cumprido: houve história, escuro (luzes apagadas e estores descidos) pipocas, tal como no cinema! A propósito do Carnaval e das nossas Lendas... mais uma, desta vez a Lenda de
Foi contada, recontada e explorada; a ação passa-se em Veneza, a cidade do Arlequim, que é uma cidade diferente, porque tem rios em vez de ruas e barcos em vez de carros!
E Veneza é, também, uma cidade com grande tradição Carnavalesca!

No final registamos, de maneira diferenciada conforme a idade... os mais crescidos fizeram o seu registo gráfico em quadradinhos, conforme as diversas partes da lenda:
Para os mais novos, a proposta foi desenho livre...
E todos nos saímos muito bem!

No momento de síntese do dia, ao preenchermos o Quadro das Luzinhas do coração, um de nós (4 anos) foi ter com a professora e disse:
- Sabes, Juca, eu hoje vou ter a minha luzinha apagada!
- A sério? Mas porquê?
- Porque chamei idiota a mim próprio!
- Chamaste-te idiota???
- Sim, porque há bocado não conseguia fazer uma coisa e chorei... e chorar não resolve nada!
Resumindo e concluindo: é claro que esta luzinha do coração não se apagou... antes brilhou ainda mais forte!

Estão a perceber porque é que esta é a malta fixe? ;-)

Até amanhã!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Quatro pares: a matemática da gripe!

Logo pela manhã chegamos à conclusão que hoje...
- Ainda somos menos!
- Somos tão pouquinhos que nem chegamos para  fazer as tarefas...
- Somos 8 e podemos fazer 4 pares (na fila para a cantina).
- Até podemos contar de 2 em 2: 2, 4, 6, 8!
É a matemática da gripe, o mês de janeiro a fazer das suas!

Mesmo assim, organizamos as produções individuais da semana e arrumamos tudo nas capas de trabalho (até as de quem não estava presente) tal como a rotina semanal determina.

E, depois de escolhidos os fatos que gostávamos de usar no próximo Carnaval, dedicamo-nos a encontrar uma imagem correspondente, recortá-la e colá-la num recado que foi hoje para casa. 
Assim surgiu mais uma oportunidade de exercitar a escrita espontânea: à mão ou no computador, escrevemos o nosso nome!
A ver o que os papás fixes dizem... será que vamos poder cumprir a nossa fantasia?
Enviem o recado com a resposta na próxima segunda-feira.

O tempo restante foi ocupado como quisemos: a brincar, a jogar, a criar e até a dançar...
De tarde houve aula de música e, como éramos poucos, juntamos fixes e amigos!
A prof. Patrícia trouxe-nos hoje uma surpresa gigante: um bombo!
Completou-se a família das peles: avô bombo, pai tambor e filho tamborim ;-)
Foi uma aula animada, todos pudemos experimentar (até as professoras!) o tambor e o bombo, pois o tamborim já usamos muitas vezes. 
Foi um grande entusiasmo e maior animação! 
Está visto que temos por cá bombeiros fortes e competentes para dar continuidade à tradição... ora vejam:
video

video

video

video
Assim terminamos o dia, cansados de dar à baqueta ;-)
A ver se o fim de semana ajuda a curar as tosses, as febres e as constipações, para na próxima semana termos de volta a malta fixe.
Bom fim de semana!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Dois dias e... todo o tempo do mundo ;-)

Cada um tem o seu tempo e a vida não é uma corrida... 
Procuramos ter sempre isso em mente mas, especialmente nestes dias, em que temos estado menos, pois estão alguns fixes doentinhos, as coisas vão correndo mais devagar, com todo o tempo do mundo para terminarmos tudo aquilo em que nos envolvemos, nomeadamente as atividades relacionadas com as rimas.

Desde jogar no computador ao jogo das rimasfazer com colagem a correspondência das palavras que rimam umas com as outras, terminar o registo escrito e ilustrado das rimas dos nomes para o nosso livro de ouro... houve tempo para tudo, e ainda houve oportunidade de ajudar quem não o conseguiu fazer sozinho :-)

E por falar em trabalho colaborativo, este surgiu de forma espontânea através de um gesto solidário, uma iniciativa individual que conseguiu envolver todos na elaboração de surpresas para os fixes doentinhos receberem no regresso... mas não lhes contem nada, porque é segredo!
Foi uma simples mas muito importante manifestação da nossa criatividade e capacidade de iniciativa, organização e mobilização por uma causa! A professora nem sabia de nada, nem sequer ajudou... nós é que lhe pintamos a mão para a carimbar também ;-)

E, como sempre, sobrou ainda tempo para brincar... e criar...
Pinturas com rendas?
Pois foi, ora vejam lá para o que serviram as rendas dos nossos "Novelos de Lendas" :-)


Outra tarefa nos esperava, desde que os Reis se despediram e iniciaram a sua viagem de regresso ao Oriente... levando Lendas e Rendas também!
Trata-se da apresentação da Lenda da Coroa Real de Cedros, que estamos a ultimar: houve que verificar página a página, segundo o texto, os registos gráficos que fizemos e começar as narrações e gravações digitais. Vamos só aguardar que regressem os doentinhos para as terminar, senão eles não participam...

Ao terminarmos a capa, com a elaboração em 3D da coroa real, houve logo vários candidatos a fazer o mesmo, aprendendo a dobragem em origami que dá origem à coroa
E até já temos por cá algumas cabeças coroadas com verdadeiras e lindas coroas reais ;-)

Decidimos usar esta lenda, integrada no projeto eTwinning "Novelos de Lendas e outras rendas", para participar num Concurso Nacional promovido pela ERTE, numa parceria entre o Ministério da Educação e a Microsoft
Vamos ter que nos empenhar a sério e veremos o que vai sair!

E houve ainda tempo para dançar... aprendemos a Dança do Pinguim, com a prof. Patrícia
video

Por aqui também já se falou nesse tempo de folia que aí vem... o Carnaval está a bater à porta! Hoje planeamos o que queremos fazer e registamos no Diário de Grupo.
Está tudo a andar... mas com tempo!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos