Que bom é ter amigos :-)

Duas mãos cheias de fixes vieram hoje ao jardim para a despedida antes da interrupção letiva de Natal... 
Começamos o dia com esta pequena história, inventada por uma colega da nossa educadora chamada Myrna, sobre uma aventura vivida pelo Pai Natal. Era mais ou menos assim:

«O trenó do pai Natal não podia voar porque as renas ficaram todas engripadas. Mesmo o Rudolfo! Então resolveu ir de barco, porque a Terra é um "planeta azul", cheio de mares e de oceanos que chegam a todo lado! 
Mas antes foi a pé até ao mar e, como nevava muito, teve de fazer um chapéu bastante grande (dobragem do chapéu) para se proteger. 
Chegado ao porto, entrou num barco, com todos os seus sacos cheios de brinquedos (dobragem do barco). E lá foi ele mas, já no alto mar, "o mar agitou-se e o barco afundou-se" (canção do barquinho ligeiro andava...), e partiu-se a proa (parte da frente do barco), a popa (parte de trás do barco) e  o mastro (que suporta as velas) [rasga-se/corta-se essas partes da dobragem do barco].
Mas o Pai Natal, que não sabia nadar, foi salvo pela sereia que transformou o barco na roupa "insuflável" do Pai Natal e trouxe-o à superfície!»

Só mudamos um bocadinho do final, pusemos as renas a salvarem o Pai Natal, com um colete salva-vidas. É que, entretanto, elas ficaram melhores da constipação e assim trouxeram o trenó, carregadinho de presentes, para o Pai Natal poder ir entregar :-)

A história foi contada com recurso a origamis, que são dobragens de papel e nós achamos que era muito engraçada! De tal forma que resolvemos representá-la, num trabalho colaborativo que envolveu um pequeno grupo de quatro... e logo deitamos mãos à obra!
Para começar eram precisas duas dobragens simples: a do chapéu e a do barco... desenhamos os Pais Natal e pintamos o mar para lá pôr o barco, ao som de um fixe muito animado, que cantava assim...


Depois foi só rasgar, desdobrar e a magia aconteceu! 
Só não podemos mostrar o resultado final, porque não ficou completamente pronto.
Por isso fica só um cheirinho, em Janeiro terminamos:
Ainda preparamos o livro de aniversário do nosso amigo Tiago, que hoje completou 6 anos. 
Nós fizemos desenhos para ele, com todo o gosto, e ele também escolheu passar um pedacinho do seu dia de anos a desenhar, desta vez mais um dinossauro fixe e colorido, para que o de ontem não se sentisse sozinho na árvore de Natal da professora ;-) Podes ficar descansado Tiago, aqui estão os dois, juntinhos na árvore de Natal!
Como era dia de festa, as fixes mais pequenitas tomaram a iniciativa de se reunirem para fazer bolos, muuuuitos bolos! E, a cada fornada que saía, pediam muito divertidas para tirar uma foto! Mas que grandes pasteleiras ;-)
De tarde, depois de um grande recreio em que brincamos ao sol, juntamos fixes e amigos ao redor da mesa grande, para partilhar momentos felizes: parabéns, foguetes e bolo, é claro!
Assim terminaram as nossas atividades letivas de 2016.
Foi um ano repleto de experiências importantes para o nosso crescimento!
Estamos, realmente, todos mais crescidos, mais capazes e também muito mais amigos.
E terminou também a estação do ano do Outono... amanhã começa o Inverno.
Bom descanso, boas férias ou continuação de boa semana de trabalho, conforme os casos ;-)

Comentários