São Martinho a brincar... com fantoches e a rimar ;-)

Aquela a que chamamos festa das castanhas está a chegar... e nós já sabemos isso!
Só não nos lembrávamos muito bem era da Lenda de S. Martinho, que hoje recordamos através de um pequeno vídeo, logo após as novidades do fim de semana. 
Não tardamos a recordar-nos (os que já cá andavam) dessa história tão velhinha e recriamo-la em grupos de três, através de pequenos fantoches... 
Foi assim mesmo, um Teatro de Fantoches realizado de improviso... e não nos saímos mal, tendo em conta que, para muitos de nós, foi a primeira vez!
"O jogo simbólico toma a forma de jogo dramático quando a criança assume um papel de outras pessoas, animais ou máquinas ou o vive através de um objeto (boneco, marioneta) para representar situações “reais” ou imaginárias, e exprimir as suas ideias e sentimentos. Este jogo pode ser individual, mas também envolver outras crianças, em situações sociais de representação de diferentes papéis e de desenvolvimento conjunto de uma ação, criando um “enredo” ou narrativa, que vai sendo livremente interpretado e construído pelos intervenientes." (In: OCEPE:55)

Os registos que elaboramos sobre esta lenda também ilustram como estamos a crescer e a representar graficamente cada vez melhor o que vemos, vivemos e sentimos:






"As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação." (In: OCEPE, 2016:53).

Já na parte da tarde, depois das habituais brincadeiras ao ar livre quando o tempo o permite, dedicamo-nos a explorar provérbios (jogos prosódicos) alusivos a esta época do ano, como estes:
Identificamos algumas das suas caraterísticas, principalmente que muitos deles rimam... e dedicamo-nos a criar outros, mais atualizados e que rimassem também :-) 
As nossas estagiárias registaram-nos todos por escrito, mas nós apenas aqueles que escolhemos. Foi uma atividade realizada a pares "padrinhos & afilhados"
Aqui estão alguns dos provérbios brincalhões que criamos, brincando com as palavras:
 No dia de S. Martinho, dá a capa a um pobrezinho

 No dia de S. Martinho dá-se comida ao cãozinho

No dia de S. Martinho dá castanhas a um amiguinho

 No dia de S. Martinho dou festinhas ao gatinho

No dia de S. Martinho precisamos de um saquinho

E, por falar nisso, espreitem o vaivém e vejam o pedido que levamos... é mesmo para fazer o saquinho ;-) Até amanhã!

Comentários