Fadas-anjo, uma história, estrelas e emoções...

Ao redor da mesa grande iniciamos mais uma semana, com as novidades e notícias de casa e do mundo e também a chegada das primeiras fadas-anjo, com os seus saquinhos cheios de Natal, para o nosso calendário do Advento que está quase a iniciar-se...
Aqui estão as primeiras fadas-anjo, da Amizade, do Respeito, da Tolerância e do Amor:
Seguiu-se uma novidade dentro de uma caixa, trazida pela Joana. 
Lá dentro estavam imagens desenhadas e estivemos a imaginar que história contariam...
Na verdade não ficamos muito longe da verdadeira história "Pedrinho e as fadas" (criada pela Joana e ilustrada por um amigo especial) que conhecemos de seguida através de um livro digital:
A representação gráfica das histórias que conhecemos é já um hábito, bem como tem sido a sua legendagem... uma estratégia que nos ajuda a perceber as funções do código escrito, nomeadamente a sua permanência, pois podemos sempre lá voltar e pedir para ler de novo... e o que está escrito é sempre igual (permanece), tal como os textos das histórias ;-) 






Dedicamos algum tempo a continuar a encher os nossos tijolos (feitos com pacotes de leite que já levamos de casa) com areia, para construir um castelo, no âmbito do projeto de empreendedorismo dos Sonhos Fixes...
E descobrimos uma nova forma de reutilizar rolos de papel higiénico (e temos tantos!) criando decorações de Natal, estrelas e flores, quase sem ajuda de adultos!
A ajuda só foi necessária para utilizar a pistola de cola quente, o resto, fizemos tudo sozinhos! 
E é tão fácil... basta recortar tirinhas do rolo, montar a estrela a nosso gosto unindo tudo com cola quente e depois mergulhar na cola branca e nas purpurinas logo de seguida. E ficam tão bonitas... depois mostramos!

De tarde estivemos a trabalhar as emoções, usando um termómetro que as representava... foi giro, até imitamos cada expressão facial correspondente :-)
Da gargalhada ao beicinho foi só um instantinho!
E depois de tantas carinhas e caretas, quisemos fazer cada um o seu termómetro das emoções...  mas ainda não terminamos.

No meio de tudo isto houve brincadeiras e, como sempre, criações... como esta do sistema solar, remanescências do projeto do mundo do ano passado!
- Eu vou fazer uma pintura sobre os planetas, eu sei pintar os planetas! - disse a MJ.
E pintou a folha toda de azul...
- Mas isso não são os planetas! - disse o A.
- Calma... isto é o céu, agora é que vou fazer os planetas.
Assim se revelam as aprendizagens, pela aplicação dos conhecimentos! :-)
 Até amanhã... excecionalmente de fato de treino, vejam o vai-vem.

Comentários