Birras com alimentos...

Hoje decorreu mais uma atividade do programa PASSEzinho, desta vez "Birras com alimentos" ;-)
Todos sabemos o que são birras e, por vezes, fazemo-las quando temos que comer algo de que não gostamos... ou, pelo menos, umas caras assim feias:
Mas afinal, quais os alimentos de que não gostamos? Foi o que fomos descobrir, aqui estão:
- Couves
- Couves na sopa
- Caracóis do mar (caramujos)
- Cenoura
- Leite
- Beterraba
- Couve roxa
- Limão
Enquanto não chegavam as nossas visitas de hoje (a prof. Raquel das nossas estagiárias e nutricionista responsável por este programa), conhecemos uma canção divertida, sobre um cuco que não gostava de couves... era como muitos de nós!


Partimos então para a atividade, que tinha por objetivo promover a capacidade de experimentar novos alimentos e sabores, especialmente em relação a alimentos que as crianças dizem não gostar.
Chamamos para a mesa grande a Maria PASSEzinha e começamos por discutir sobre os alimentos de que não gostamos muito. Depressa descobrimos que alguns de nós disseram que não gostavam de alimentos que nunca provaram, mas pensam que não gostam

O Gustavo partilhou connosco que também pensava que não gostava de couves, mas depois de as provar na sopinha da escola, descobriu que, afinal, são muito boas! E o mesmo aconteceu com outros vegetais.
- Então o importante é provar, para conhecer a que sabem!

Quando nos dispusemos a isso, os alimentos que tínhamos identificado como menos preferidos começaram a rodar, para serem provados. Claro que primeiro foram cheirados, porque nisto da alimentação (como em muitas outras coisas) as crianças precisam de experimentar com todo o corpo, utilizando os seus sentidos.
Começamos pelos caramujos, que o pai da Joana foi buscar ao mar ontem, para hoje podermos provar! Muito obrigado. Este alimento despertou-nos a curiosidade, a começar pelo cheiro, que uns acharam bom e outros mau...
- Cheira à praia!
- Porque é no mar que eles nascem.
- É nas rochas, na água salgada!
- O meu pai apanha caramujos - disse logo o A.
O R. foi o primeiro a ter a provar e seguiu-se a professora. Depois quase todos quisemos... e gostamos, apesar do aspeto não ser muito convidativo ;-)
Seguiu-se a cenoura, que o R. não apreciava mas conseguiu provar e a beterraba, que muitos de nós provaram e gostaram!
A couve continuou a ser o alimento que menos agrada, daí estas caras feias! Mas na sopa vamos prová-lo melhor...
Seguiu-se o limão (que só mesmo em limonada, senão é muito ácido!
No final até a Bárbara experimentou os caramujos pela primeira vez... e gostou :-)
Nunca é tarde para se aprender a gostar de novos sabores, porque o paladar também se educa! Ainda nos lembrávamos que:
- Para sabermos se gostamos temos de provar 10 vezes!
No final, contamos à Maria PASSEzinha o que aprendemos...
E também transmitimos à nossa assistente que, a partir de agora, deve pôr nos nossos pratos um bocadinho de cada legume que vier a acompanhar a comida, sem perguntar se queremos. Vai ser assim que nos vamos habituar a provar e a educar o nosso paladar!

De tarde debruçamo-nos sobre o planeamento do nosso Projeto dos Sonhos Fixes, mas amanhã contamos como foi...

Comentários