A saúde em primeiro lugar!

A terminar esta semana, ouvimos ler o segundo capítulo do livro da Missão Pijama "A fada que partiu a asa"... e começamos a registá-lo, mas hoje foi um dia bastante atarefado e não conseguimos terminar.
Ficam as ideias principais: a avó Mimosa ofereceu um relógio de cuco antigo para a casa da Maria e da Milu. Faz cucu cucu cada vez que dá as horas. O Quincas não gosta dele, acha que o cuco é mau. A avó tem um livro mágico escrito com tinta invisível, que só se vê quando há fadas por perto e contou às meninas que os cucos são mesmo um bocadinho maus, porque vão pôr os seus ovos no ninho dos outros pássaros, deitando os deles fora.

Por causa do rastreio oral (atividade do PAA) que iríamos realizar de tarde, juntamos os dois grupos "Fixes e Amigos"...
... para um momento conjunto sobre saúde oral, no âmbito do programa PASSEzinho, a que aderimos este ano. 
Trata-se de um projeto de Educação para a Saúde que procura reforçar a alimentação saudável. Poderão saber mais no panfleto que hoje seguiu nos vai-vens e também consultar aqui:



Exploramos o modelo tridimensional dos dentes e dramatizamos a sua lavagem com o contributo de todos sobre como deveríamos ou não fazer: escovar bem em cima e em baixo, por dentro, por fora e nas faces dos dentes; lavar a língua e bochechar. Sempre depois das refeições e ao deitar. Usar o fio dentário quando formos capazes...
- Pois, eu sei, é para tirar a carne do meio dos dentes!

De tarde realizamos então o nosso rastreio oral, na Clínica Dentária de Vila Franca, com a drª Cristina. Agradecemos-lhe, bem como à D. Flora, a simpatia e a disponibilidade com que colaboram connosco há já oito anos nesta importante tarefa: manter a saúde dos nossos dentes!
Portámo-nos como gente grande, sem qualquer receio de subir à cadeira e abrir bem a boca... (alguns até demais! ;-)
As notícias que trouxemos (e que seguiram também nos vai-vens) é que não são todas boas :-(
Aproveitamos para agradecer também à Associação de Pais e à Junta de Freguesia, que providenciaram o nosso transporte na nova carrinha da autarquia local. 
Foi uma estreia e gostamos muito desta primeira experiência! 

Ainda houve tempo para comemorarmos mais um aniversário, o segundo desta semana. 
O T. completou 4 anos e celebrou junto dos amigos e do mano, também ele um fixe, mas de 2ª geração :-)
Muitos parabéns a esta família fixe!

Papás fixes: 
Há que ler com atenção o registo deste rastreio e proceder de acordo com o recomendado pela dentista... pela nossa saúde!

Bom fim de semana a todos!

Comentários