Uma história que... foi canja ;-)

Começamos este dia abrindo a caixinha das surpresas (rotina de terça-feira), para lá encontrar a rotina de segunda! Pois, ontem ficou por fazer, por causa da realização da Assembleia de Escola e por isso hoje houve hora do conto. A história era de repetição e foi contada no flanelógrafo, através de imagens... como se pode observar, foi muito participada!
Estivemos com muita atenção e fomos repetindo, ao longo do conto, algumas das expressões e alimentos que iam sendo referidos. No final procedemos ao registo e os mais crescidos fizeram-no através de um desafio: o preenchimento de uma tabela onde havia que colorir tantos retângulos quantos os alimentos de cada espécie presentes na história...
Verificamos que o registo, quando colorido...
- Fica em escadinha, sempre a descer e a crescer...
- Isso é porque é sempre mais 1!
- É um padrão crescente, somamos sempre mais 1.

E ainda aprendemos um truque, para verificar quantos alimentos havia de cada tipo: seguir a linha colorida (horizontal) com o dedo e, ao terminar a cor, subir a coluna (na vertical). Lá em cima encontramos a respetiva quantidade! 
- É canja - como diz o Vicente quando quer dizer que alguma coisa é muito fácil.

Alguns de nós quiseram juntar-se à história como a professora e a Celeste e foram também convidados do Camilão. Para tal, tiveram que decidir o que levavam para a comilança: quem levava 13, 14, 15 e de quê...?
Estivemos a realizar esses registos, amanhã terminaremos.
Continuamos também a fazer as primeiras páginas para os nossos Portefólios...
E iniciamos o nosso Quadro de Aniversários, que já está um bocadinho atrasado... 
Para o fazer, cada um irá primeiro criar um avatar (uma imagem criada digitalmente) e até já começamos! Oito de nós fizeram o seu, utilizando a ferramenta Pocoyize... e foi muito engraçado.
Escolhemos o nosso tom de pele, o formato e cor dos olhos, a forma e tamanho das sobrancelhas e da boca, o corte e cor do cabelo e ainda a roupa que mais gostamos!
Depois da imagem criada, guardamos no computador, dando-lhe o nosso nome, que escrevemos no teclado usando letras MAIÚSCULAS. 
E estamos a ficar super fixes, depois verão...

Claro que ainda brincamos, criamos pinturas abstratas com fixes e foguetes e esculturas de monstros com muitos olhos e braços...
Recebemos visitas à janela dos fixes do 1º ano, que vieram dar uma espreitadela e matar saudades... enfim, foi mais um dia fixe, como se pode ver pela foto tirada na hora de ir embora.

Nota aos pais sobre a publicação de fotos:
A Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiu “orientações precisas” às escolas públicas e privadas, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, sobre o que podem difundir através da Internet, numa deliberação datada de 6 de Setembro, onde se refere que:
compreendendo o interesse subjacente à divulgação das atividades da escola, será admissível a divulgação de imagens que não permitam a identificação das crianças e jovens” e se aconselha as escolas a privilegiar “a captação de imagens de longe e de ângulos em que as crianças não sejam facilmente identificáveis”. Podem ler a notícia completa aqui.
Será isso o que teremos em conta a partir de agora na publicação das imagens, daí a proteção que vêem colocada em todas as que tiverem rostos mais visíveis, isto apesar de todos os pais terem assinado uma autorização para o efeito.

Comentários