Ciência e... fantasmas em pé!

A manhã começou ao redor da mesa grande e em torno da Ciência, com a recriação (porque já tínhamos feito no ano anterior, mas de uma forma ligeiramente diferente) daquela que designamos por "experiência do balão"... foi-nos aconselhada pela mamã fixe do Fred, que nos enviou o vídeo e isso foi suficiente para a fazermos de novo!
O vinagre que estava na garrafa era amarelo e com o corante azul ficou um bocadinho verde.
Nada que não tivéssemos previsto...
- Amarelo com azul dá verde! - já tínhamos avisado.

Mas quando os pózinhos de perlimpimpim (bicarbonato de sódio) contidos no  balão (que era branco, para imitar um fantasma!) caíram, gerou-se uma explosão tão grande que o balão disparou pelo ar e molhou a mesa! 
Foi uma animação :-) ora vejam lá se conseguem perceber como foi, porque a professora largou a máquina e não filmou tudo:
Na segunda vez usamos o corante vermelho e um balão vermelho também.
Colocamos menos vinagre na garrafa e menos bicarbonato no balão e o resultado foi diferente: a explosão foi menos intensa e o balão encheu-se de ar... 
- Quando pomos mais, a explosão (reação química) é mais forte!
Só a animação foi igual!

No resto do dia continuamos as tarefas que temos em mãos, para além das habituais brincadeiras e projetos individuais/de pares/pequenos grupos...
Os fatos de bruxos e bruxas já estão prontos, pois a Joana e a Bárbara trataram de nos ajudar, para ficar tudo prontinho ontem.
Vamos ver quem hoje é capaz de entregar um recadinho que levou na cabeça para casa: perguntar se os pais arranjam um chapéu de bruxa para trazer para a escola segunda-feira. Mas não é preciso comprar! 
Amanhã a professora vai perguntar, para saber quantos de nós arranjam e o que podemos fazer para todos terem um fato completo no Dia das Bruxas ;-)

Então, para além de brincar e de projetar, estivemos a terminar os fantasmas em pé... parece magia, mas seguram-se mesmo:
- Pois, porque a cola quando seca fica dura!
E logo começou a invasão de fantasmas em pé no corredor entre as salas!
E vai continuar, porque ainda não estão todos prontos!
Mas isso fica para amanhã... bom descanso a todos.

Comentários