Um doce final de dia... depois da geometria

As surpresas mantém-se, por consenso, como rotina habitual de terça-feira e é sempre um entusiasmo abrir a caixinha das surpresas, para além de revelarmos as que trazemos de casa... ;-) 
Hoje veio lá dentro um jogo novo, com um nome que não conhecíamos, ou seja, uma palavra nova para o nosso vocabulário: topologiaMas afinal o que é isso? 
Depois de algumas ideias (um bocadinho malucas!) a professora acabou por explicar que tinha a ver com noções de espaço (em cima, em baixo; dentro, fora; à frente, atrás; perto, longe...) e lá partimos à descoberta:
Incluía alguns cartões com desafios, barrinhas de madeira e sólidos geométricos, que estivemos a recordar (no caso dos meninos que transitaram do ano anterior) e a descobrir pela primeira vez (no caso dos meninos novos): 
A dinâmica do jogo consistiu na formação de pares para resolução dos desafios propostos, através da entreajuda e do trabalho colaborativo (quase todos os pares foram formados por uma criança mais competente (mais crescida) e outra mais nova).
Será que conseguimos reproduzir a 3 dimensões o que vimos nas imagens? Ora vejam...
Assim, a brincar, trabalhamos várias noções matemáticas: cromáticas (as cores dos sólidos), geométricas (a sua forma) e espaciais (dentro e fora, em cima e em baixo, atrás e à frente...), isto para além de incentivarmos o respeito pelo outro (saber aguardar a sua vez, esperar durante a vez do outro), a consciência de si como aprendente (as dificuldades e os sucessos de cada um) e a auto-estima. Pois foi, conseguimos completar todos os desafios com sucesso!
Demos também continuidade a duas atividades previamente iniciadas: a reformulação do Quadro de Regras...faltava redesenhar as regras do que "devemos" fazer...
... e a elaboração das nossas flores fixes de Outono...
Os mais pequenitos também já querem começar os seus projetos...
- Eu também quero fazer um pojeto!  - disse a I., ao ver os meninos mais crescidos a criarem.
E o que é certo é que não se ficou pela vontade, criou mesmo!
Estamos ainda a resolver o problema das nossas tartarugas, que vivem cá no jardim há mais de oito anos e que estão muito crescidas para viverem neste aquário. Como não temos condições para arranjar um maior, a nossa veterinária está a ajudar-nos a encontrar uma solução. Entretanto, reformulamos a sua alimentação... e elas parecem ter gostado do novo alimento!
Também brincamos bastante, cá dentro e lá fora, pois estava sol e calor.
Terminamos este dia com um lanche melhorado: O R. viu um doce que a professora comprou (aqui) e quis provar. Então ela comprou umas bolachinhas integrais, que são saudáveis, para comermos com o doce de tomate caseiro. 
- Hum.... que delícia!
- E eu até nem gosto de tomate! - disse o V.
O que seria se gostássemos, pois quase todos quisemos repetir ;-)
Ficou para amanhã, pois soubemos que uma mamã fixe do ano passado vai fazer-nos uma visita doce! Até lá...

Comentários