Entre sorrisos e brincadeiras...

... e sem nenhuma lagrimita, lá começamos a primeira semana completa!
Mas não fomos só nós que hoje viemos ao jardim, houve também um monstrinho, que apareceu na hora do conto:
Já tínhamos saudades das PRÉ Histórias ;-) e ouvimos esta com muita atenção... 
Tem que ser assim "olhinhos bem abertos, boquinhas bem fechadas e ouvidinhos à escuta" para depois conseguirmos explorar e recontar o que aconteceu na história. 

Não foi nada complicado fazê-lo e a conversa foi bem animada, seguindo-se o registo gráfico (só os mais crescidos, para já...) que mais tarde foi enriquecido com uma ideia: 
Colar olhinhos de mexer em todos os monstrinhos!
E que giros que ficaram!
O monstrinho que entretanto apareceu no bolso da professora também deu uma ajudinha...
Ficamos com vontade de fazer monstrinhos e a C. até sugeriu usarmos lãs... amanhã vamos ter que pensar nisso mais a sério! 
Entretanto, alguns dos mais pequenitos entusiasmaram-se com os monstrinhos (como se vê na foto acima, onde a M. representou logo a família completa :-)

E essa utilização das lantejoulas inspirou alguns de nós a fazerem os primeiros mini-projetos deste ano, inventando com recurso a lantejoulas e rolinhos...
Estivemos ainda a fazer linhas com brilhantes (uma ideia da F. para fazer a ligação entre os padrinhos e os afilhados, no respetivo Quadro) sendo que só havia de 3 cores. 
A professora sugeriu criarmos um padrão com as cores de lantejoulas que preferíssemos e depois replicá-lo até completar a linha. Assim fizemos, para já com padrões todos diferentes:
Trabalhamos a matemática a brincar e cada par teve que definir um padrão simples a seu gosto.  Surgiram padrões de tipo A-B-A-B, A-B-C ou A-B-A-C, ou melhor, para que nos percebam, as linhas foram formadas por sequências assim:  azul-rosa-azul-rosa;  azul-rosa-verde-azul-rosa-verde ou azul-verde-azul-rosa-azul-verde-azul-rosa.
Está a ficar muito colorido e brilhante o nosso Quadro de Padrinhos e Afilhados :-)
Foi um dia tranquilo e agradável, em que tivemos a companhia de algumas pessoas especiais: a professora Ana, de Educação Especial e a terapeuta ocupacional Luísa e a psicóloga Soraia, que vão estar por cá a ajudar-nos algumas vezes durante este ano.

Também brincamos lá fora, porque o tempo esteve muito agradável e há que o aproveitar!
Já vamos sabendo os nomes uns dos outros e esta semana vamos continuar a conhecer-nos, aprendendo a reconhecer-nos como membros de um grupo: a nossa Sala Fixe ;-)

Comentários