Contamos até 10... e tivemos um dia-sim :-)

Iniciamos esta semana tal como terminamos a anterior: com Arte!
A "árvore da vida" de Klimt continua presente nas conversas e também nas pinturas/desenhos e depressa a ligamos às Jornadas da Família do nosso Agrupamento, que decorrem durante esta semana... afinal é parecido:
Árvore da vida = Árvore da família!

- Porque a vida nasce na família, não é professora?
;-)
Todd Parr, autor de alguns livros de que gostamos muito, deu-nos uma ajudinha, através de um livro que, curiosamente, representa a família através de uma árvore!
E que podem conhecer através deste vídeo:
Observamos famílias diferentes das nossas, aprendemos o que são padrastos, madrastas e crianças adotadas... hoje o dia foi cheio de novo vocabulário!
Depois foi só um saltinho até às árvores genealógicas, que são formas de representar a nossa família, organizando os dados dos nossos antepassados. Estivemos a treinar essa nova palavra, que é difícil, dividindo-a por sílabas, para ser mais fácil:
GE-NE-A-LÓ-GI-CA
Decidimos fazer as nossas misturando o estilo de Klimt com o nosso (o de cada um) e usar tampinhas para representar os membros da família, tal como sugeriu o Gustavo... 
- Olha, o meu nome é igual ao do Gustav Klimt!
Já temos algumas quase prontas... como esta, que contém os dados da família do Rui:
Paralelamente, continuamos ativamente envolvidos naquilo que nos têm ocupado estes dias... e que não podemos revelar abertamente (ainda!)...
Mas, como sempre, houve também muita brincadeira...
- Já viste que muro grande que eu fiz?
- Olha só a nossa pista...
- A mesa está pronta, está na hora de comer!
- Olha eu pus umas mamas grandes porque tenho de dar o leitinho ao bebé!

Ainda houve oportunidade para conhecermos mais uma música da nossa amiga Alda, que serve muito bem para a Campanha Laço Azul, pois ajuda quem está nervoso ou com muitas energias negativas (e podem ser crianças ou adultos!) a manterem bem acesa a luzinha do seu coração... é fácil, só contar até 10!
A conta-gotas (quer dizer, aos pouquinhos) estamos a fazer também os nossos laços azuis, da Campanha contra os maus tratos a crianças. Hoje foi a vez do Afonso:
- Mas para usar o laço não é só pôr, ai não é não! Quem faz maus tratos aos outros não pode usar o laço azul! - disse logo a Maria e com muita razão!

Até amanhã!

Comentários