Visitas em torno dos livros

Já ontem contamos que conhecemos uma pequena história... era esta:
Na conversa que se seguiu falamos dos animais que põem e dos que não põem ovos: 
- Os coelhos não põem ovos! Nem os da Páscoa! 
- Pois não, são eles que os fazem, de chocolate...
- Não fazem nada, compram os ovos!
Fiamos de esclarecer este mistério mais tarde...
Depois utilizamos as nossas impressões digitais para registar algo sobre ela. Acabamos tentando fazer o que vimos nas imagens: transformar  impressões digitais em animais...
Não nos saímos nada mal...

Já hoje, falamos muito de livros, dos livros que fazem parte do nosso dia a dia: os que temos na biblioteca da sala, os que trazemos de casa e, agora, os da nossa (nova) biblioteca de escola! Relembramos as suas partes (não todas as indicadas na imagem, só as principais):
Os livros são amigos que contam histórias, por isso devemos tratá-los bem e até já sabemos o que isso significa:
- Abrir com cuidado
- Não esticar para trás, porque rasga
- Não deitar ao chão
- Ver em cima da mesa
- Não riscar, nem rasgar

As visitas de hoje vieram à escola mesmo a propósito da nossa nova biblioteca, que é pequenina, mas tem que estar bem organizada, para sabermos onde está o livro que queremos.  Recebemos cá a prof. Isabel Campos, que é professora bibliotecária do Agrupamento e a educadora Conceição Cerqueira, que é Adjunta da Direção.
Ficamos a saber que para catalogar um livro (é assim que se diz) se usa um código de números, do 0 ao 9, dependendo do tema do livro. Por exemplo, as histórias infantis, ao serem catalogadas, têm um código que começa pelo número 8.

Na sala, para além de terminarmos as nossas tarefas de Páscoa, começamos a pensar no que se segue... mas neste intervalo deixamos a criatividade divertir-se mais um bocado!
Desta vez usamos tintas e glitters (um pequeno grupo de meninas) e plasticinas e palitos (outro pequeno grupo de meninos). 
Quando isto acontece geralmente fazemos uma grande sujeira... em nós e ao nosso redor, mas isso acaba por ser muito bom sinal  e os papás fixes não se importam ;-)
E amanhã já é sexta... por aqui o tempo voa!

Comentários