Teorias e práticas... ainda à volta da Terra!

O nosso dia de hoje foi muito entusiasmante… porque continuamos muito entusiasmados com as descobertas e produções que vamos fazendo no nosso Projeto do Mundo!
Na reunião de grande grupo, pela manhã, recordamos o que temos feito e comunicamos isso mesmo aos meninos que estiveram doentes, para que ficassem a par dos acontecimentos e pudessem participar também…

Já chegamos à conclusão que a pergunta de partida Como nasceu o Mundo? tem duas respostas, que correspondem a duas teorias diferentes:
  • Quanto à primeira, a teoria do Big Bang, concluímos hoje a sua representação, juntando todas as explosões feitas com pintura de sopro, numa só, redonda como uma bola de fogo!

  • Quanto à segunda, a teoria da nuvem, estivemos a pensar possibilidades de  a representar… e já temos algumas ideias.

Por falar em ideias, elas por cá brotam como cogumelos ;-)
Hoje alargamos horizontes da Terra ao restante Sistema Solar… mas, o que é isso?
É o sol, a Terra, a lua e os outros planetas!
Já sabíamos alguns dos seus nomes, mas aprendemos os restantes… cantando com a Babiruxa!

Depressa entraram no ouvido nomes como Urano, Marte, Neptuno ou Saturno...
- Esse é o planeta mais vaidoso de todos, porque tem anéis…

Mais depressa ainda começaram a nascer, um a um, esses mesmos planetas moldados em plasticina… até o Sistema Solar ficar completo, seguindo uma imagem do livro que consultamos.

E porque alguém falou em ver a lua de dia e de noite, fomos à nossa página do Facebook ver um vídeo que a professora encontrou ontem, que mostrava como seria a nossa vista, se os restantes planetas estivesses à mesma distância da Terra que está a lua…
- Era mesmo fixe se fosse assim!

Daqui à decisão de fazer um sistema solar de tamanho gigante, foi só um passinho de bebé!
Alguns até já treinaram na área da pintura... (apreciem só o estilo da pintora ;-)
Mas primeiro há que representar a outra teoria, a da nuvem e começamos já amanhã.

Ao longo do dia, surgiram mais algumas produções livres; terminamos puzzles da Terra anteriormente iniciados, fizemos mais pinturas com tinta fofa e colagens com papel de seda no papel vegetal para fazer sun catchers…

Também decidimos fazer uma carta para os pais, pedindo a sua colaboração neste nosso projeto, uma vez que vários de nós têm contado que os pais também têm feito pesquisas. 
A Maria, que é a líder deste projeto, pois foi quem colocou a questão de partida, até disse que amanhã não vinha à escola, porque tenho que ficar em casa a pesquisar ;-)

E houve muitas mãozinhas interessadas em escrever, letra a letra, a carta que ditamos à professora para depois copiarmos…
Tão fixe... mãozinhas de 4 e 6 anos, tão interessadas em escrever!

Esta é a escrita que privilegiamos em contexto de jardim de infância, aquela que nasce de uma motivação intrínseca, que resulta de um interesse natural e que apenas acontece :-)

Hoje não conseguimos acabar, mas amanhã seguirá certamente para casa!
Os papás e mamãs fixes já se podem ir preparando para pesquisar no fim de semana ;-)
Até amanhã...

Comentários