Outras "leituras" neste dia...

O mar inundou o nosso placar, com as representações do livro "O beijo da palavrinha", de Mia Couto... e muitas palavras MAR escritas em relevo, como se fossem ondas :-)

Na sala, as atividades, brincadeiras e projetos continuaram...

Já de tarde, voltamos à sala de motricidade para as apresentações dos meninos e meninas do jardim de infância a toda a escola, no âmbito da partilha de leituras...
A nossa leitura sobre o mar foi feita a cantar... foi o que escolhemos fazer.
Afinal podemos mesmo cantar o marCantar, dançar e até representar...


Os meninos da Sala dos Amigos apresentaram uma poesia, também sobre o mar.
As duas salas do primeiro ciclo farão as suas apresentações apenas amanhã.

Novamente de volta à sala, foi muito engraçado, formaram-se espontaneamente dois grupos distintos, por género e idade:
- 3 meninos dos mais velhos procuraram o desenho, onde se dedicaram a representar e inventar Invizimal, usando como inspiração as cartas que trouxeram de casa...

- 3 meninas das mais crescidas procuraram a área dos projetos, onde começaram por fazer presentes para o coelhinho da Páscoa (desde que o viram a passar no recreio, não falam de outra coisa!) e terminaram escrevendo os seus nomes com cola e purpurinas em papeis coloridos! A criatividade em ação...
E com resultados... brilhantes ;-)


Foram escritas espontâneas e com recurso a  materiais alternativos!


A atitude de encorajamento da escrita livre é uma constante na nossa sala, bem como a valorização das formas que encontramos para o fazer...  
Na verdade, a valorização da escrita espontânea das crianças e o contacto com diferentes suportes de escrita preparam as condições de sucesso na aprendizagem futura da escrita formal.

Aviso às famílias fixes: 
Amanhã, a nossa educadora estará ausente durante todo o dia, por motivo de se deslocar  à Universidade do Minho, em Braga, acompanhada por um elemento da Direção do AEMO, para a cerimónia de entrega das bandeiras eTwinning, em resultado do selo de qualidade atribuído ao projeto "Lendas e Rendas" desenvolvido no ano letivo anterior.

Comentários