A brincar e a rimar

Às voltas com as rimas dos nomes no Livro das Rimas e com os Gatos de Tangram da história de ontem... que estão quase todos prontos!
Para o conseguir foi preciso levar a efeito várias tarefas: saber esperar a sua vez e respeitar os outros, partilhar os materiais, colorir e recortar as 7 peças do Tangram, prestar atenção à posição do gato que escolhemos (houve também quem criasse o seu), distribuir as peças no espaço da folha, colar as peças montando o gato/a gata, situar no espaço e colar os olhinhos, o nariz e os bigodes ;-)
Mas valeu a pena, ficaram muito giros os nossos gatinhos e gatinhas Tangram, não acham?
E quase todos têm nomes fofos: Tião, Margarida, Kika,  Guilherme, Quico, Maria, Tico... :-)


As rimas deram ainda o mote para um novo jogo no computador, muito giro, porque até bate palmas quando escolhemos a rima correta para cada palavra. Jogamos duas vezes!
É um pouco parecido com este:

Na caixinha das surpresas veio também um jogo de rimas, desta vez para a área dos jogos de mesa, para juntar a outros jogos de leitura que já lá estão e que interessam bastante os fixes mais crescidos.


Terminamos com uma atividade de concretização individual esta abordagem à noção de rima: palavras que rimam são palavras que terminam da mesma maneira, com o mesmo som (e, por vezes, as mesmas letras).

A discriminação dos sons (tomar consciência dos sons da língua, os fonemas), uma componente da consciência fonológica, é muito importante para a aprendizagem da leitura e da escrita. E o melhor é que podemos fazê-lo a brincar... e a cantar, com a ajuda da Alda!



Olhem só que brincadeira fixe para fazerem em casa connosco!


O dia terminou com um projeto colaborativo liderado pela L., que decidiu preparar uma surpresa para os fixes doentinhos e pediu a ajuda dos amigos...
Reuniram-se todos na área dos projetos, para pintar as mãos... mas o que irá sair daqui?
Nem a professora sabe ;-) amanhã veremos!

Comentários