Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Mundo... o rastreio... e o Advento

O dia começou com as novidades do fim de semana: há sempre tanto o que contar!
E bem cedo se viram também bons exemplos, de amizade e entreajuda, como quando um amigo ajuda o outro a vestir a bata da pintura, pois ele não consegue fazê-lo sozinho...
Era tempo de representarmos o último círculo: o Mundo!
Depois de observarmos o Globo Terrestre e conversarmos um pouco acerca dele (vimos onde ficava Portugal e que pequenino que era, lembramos que, quando é dia no nosso país, é noite do outro lado do planeta, pois o sol está do lado de cá...) e decidimos fazê-lo com pintura, usando a técnica do balão: primeiro com tinta amarela e depois com azul!

Entretanto, chegou o Sr. Paulo Azevedo para começarmos o rastreio visual, por isso a professora foi levando vários grupos de meninos e levou também a máquina fotográfica. 
Por isso quem ficou na sala a fazer a técnica com a Lídia, não tirou foto :-(

Logo depois foi assim... e portámo-nos todos muito bem!
Papás fixes, tenham em atenção a informação que seguiu hoje no vaivem!
Agradecemos à Minhoticas pela parceria que mantém connosco já há 7 anos e que nos tem permitido detetar e encaminhar atempadamente vários problemas de visão nas crianças que frequentam esta escola.

De tarde, após termos conversado e começado a planear e registar o que queremos fazer, foi tempo de  conhecermos o primeiro livro deste Natal...
Uma história diferente do habitual, que procura recentrar o Natal :-)
Encontrar o que é mais importante... o que aconteceu para haver o Natal?
- O menino Jesus nasceu!
- O Natal é a festa de anos dele?
- Sim.
- Quantos anos faz o Jesus?
- 2015, pois foi a partir do seu nascimento que se começaram a contar os anos.

Conversamos sobre esta história e sobre o Pai Natal que dá brinquedos...
- Mas só aos meninos que se portam bem!
- Também dá aos que se portam mal... (pois!)
Falamos ainda sobre os brinquedos que alguns têm a mais e outros a menos.
E registamos o que achamos mais importante nesta história...
Ao final do dia já começava a aparecer, sobre a lareira da Sala Fixe, o nosso Calendário do Advento, começado a construir com a colaboração de todas as famílias fixes...
- Mas, afinal, o que é o Advento?
Depois de pensarmos um bocadinho...
- Se é esse o nome do calendário e ele conta dos dias até ao Natal...
- O Advento é o tempo antes do Natal!
E amanhã vai ser inaugurado!
Até lá...

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Em dia de rastreio...

Logo pela manhã tratamos da rotina habitual de sexta-feira: organizar, contar, registar e guardar as produções individuais da semana.

Hoje a aula de música com a prof. Patrícia foi durante a manhã, pois de tarde tínhamos uma saída marcada. 
E mesmo antes de sairmos a porta chegou, para a nossa biblioteca,
- Só falta a mantinha para pôr nas pernas!
Sem dúvida, vamos mesmo ter que tratar disso :-)

De tarde decorreu então o habitual rastreio oral anual, para conhecermos o estado dos nossos dentinhos, desta vez com a colaboração da Drª Cristina, da Clínica Dentária de Vila Franca, que muito agradecemos.

Aproveitamos também para agradecer o transporte, feito pelo mini-autocarro do Centro Social Paroquial, que nos livrou de uma valente caminhada (com pouco tempo para a fazermos e muitas perninhas curtas para a aguentarem!).

Dos mais velhos aos mais novos, todos subimos para a cadeira e abrimos "uma boca de leão", sem receio nenhum!
As notícias que se seguiram é que não foram todas boas:
Desde mordidas cruzadas (por causa de chupetas - há que as oferecer ao Pai Natal, ok?) a algumas cáries... :-( mas também houve muitas boquinhas de parabéns!

Alguns papás fixes vão ter que ler com muita atenção o recadinho que seguiu hoje no vai-vem. Ah! E atenção ao TPC que lá vai também  ;-) prometemos que é o último (deste ano...:)

Bom fim de semana!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Portugal "em círculo" e os tesouros da escrita

Ninguém diria que nos íamos envolver desta forma no mini-projeto "Eu em círculos", a que já há algum tempo nos vimos dedicando a propósito da nossa identidade e que tem crescido a cada dia que passa!
Pensado inicialmente para meia-dúzia de círculos (relativos aos contextos que nos são mais próximos) cresceu tanto que do "Eu" estamos quase, quase a chegar ao "Mundo" :-)
Foi essa a sugestão dada hoje, terminarmos com o nosso planeta, a Terra, isto após nos dedicarmos hoje ao nosso país, Portugal.
Observamos o mapa e a bandeira (símbolos nacionais) analisamos a forma e a posição geográfica do primeiro e as cores que constituem a segunda e só então escolhemos como representar o nosso país. E estivemos sempre
Mesmo os mais novinhos... a pintar a bandeira, a recortar, a escrever PORTUGAL!
Só faltou cantarmos o Hino... não lembrou, mas ainda podemos tratar disso ;-)
Aqui estão, desenhados ou com recorte e colagem, os nossos círculos de Portugal:

O dia já tinha começado de uma forma que demonstra bem como estamos a crescer.
Sabem? 
Temos cá na sala um grupo de meninas que anda muito envolvido com a escrita :-)
E agora que até temos folhas pautadas, é vê-las escrever as palavras que já conhecem, copiar nomes, perguntar como se escreve isto ou aquilo e escrever, escrever, escrever. 
Dentro e até fora da sala: hoje as escritas até foram para o recreio.
E vão até mesmo para casa, de onde veio hoje uma verdadeira caixinha de surpresas...
Foi apresentada ao grande grupo pela sua autora, que lhe chamou:
Trazia alguns desenhos e muitas, muitas escritas!
O que se está a tornar contagioso, pois temos cada vez mais fixes a quererem escrever ;-)

Uma criança envolvida com a escrita tem vontade, iniciativa e prazer, 
e sente-se desafiada a explorar e avançar!

Envolvimento pressupõe vontade, iniciativa, desafio, prazer, assim como desenvolvimento, apreensão e mobilização de estratégias de escrita cada vez mais elaboradas e da sua utilização funcional em contexto social. Assim, este envolvimento só se consegue quando o contexto é rico em experiências de literacia e as crianças não só vêem utilizar, como utilizam a escrita por necessidade, e com objectivos claros, e se sentem desafiadas, satisfeitas e competentes nas suas tentativas.

Um dos papéis importantes do jardim-de-infância na aprendizagem da linguagem escrita é o de promover um envolvimento precoce das crianças com a escrita. Isto não significa que o jardim-de-infância assuma o papel do ensino da leitura e da escrita, mas sim que a linguagem escrita não seja ignorada e banida dos contextos pré-escolares. Esta deve ser algo sistematicamente presente e, portanto, que as crianças possam explorar, utilizar, experimentar, compreender e descobrir, progredindo, assim, no seu conhecimento sobre as características da escrita e da sua utilização. 
In: "A descoberta da escrita - Textos de apoio para educadores de infância"

Amanhã será o habitual rastreio oral anual, com a colaboração da Clínica Dentária local, que agradecemos. Pois é... vamos à dentista e costumamos gostar muito:
- Porque lá tem uma cadeira fixe que sobe e desce e tem uma luz!
Vai ser mais ou menos assim:
Por isso estivemos a falar um pouquinho disso (para os fixes novos não terem receio) e dos nossos hábitos de higiene oral e conhecemos uma história já velhinha, mas simples e engraçada chamada "O dentinho atrevido"... podem espreitá-la aqui no PRÉ Histórias.

Lembrete:
Temos cá na sala uns fixes que referiram que, às vezes, não lavam os dentinhos antes de irem para a cama (o que é mesmo muito importante!) porque os pais se esquecem de os lembrar... vamos lá papás fixes,  não se esquecem duma coisa assim, está bem?

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Enrolando o segundo novelo: a Lenda de Viana do Castelo no eTwinning :-)

O dia arrancou quase online, como autênticos eTwinners que já somos!
E que bem que já sabemos dizer eTwinning, bem como o nome do novo projeto: 
Hoje dedicamos algum tempo a conhecer algumas ferramentas web 2.0 interessantes, que usaremos para compartilhar conhecimento com os nossos parceiros. 
Vamos revelar algumas:

O Blogger do projeto está aqui: http://noveloslendasrendas.blogspot.pt/

No Twitter, em https://twitter.com/bloguefolio, usaremos a hastag #nlor

E aqui está o nosso Padlet, um mural digital onde podemos trocar ideias ;-)
Esta é a mensagem que a professora escreveu hoje, em nosso nome e em direto, com direito a foto para enviar os beijinhos e tudo
Este é o respetivo QR Code:
Aqui está o Twinspace, o nosso espaço no portal europeu eTwinning:

Temos ainda um grupo no Facebook dedicado ao projeto, mas é fechado, restrito aos parceiros:


Depois de navegarmos por todos estes espaços virtuais, dedicamo-nos ao que tínhamos decidido fazer: gravar a pares o reconto da Lenda de Viana do Castelo; escolhemos os parceiros, combinamos como contar a Lenda alternando a vez...
E foi assim que nos saímos:




Reaproveitamos as tampas das 3 caixas de cartão coloridas usadas para construir a Casa Fixe dos Pijamas, recontando a Lenda de Viana do Castelo através do desenho, recorte e colagem. 
Foi um pequeno grupo de meninos grandes, muito empenhado, que se implicou ativamente nesta tarefa...

A Lenda de Viana do Castelo

Era uma vez um cavaleiro que se apaixonou por uma princesa...

Todos os dias ele ia até ao castelo, na esperança de a ver...

Até que um belo dia, viu mesmo Ana, a princesa, na varanda do castelo e ela acenou-lhe.
Ficou tão feliz que veio para a cidade gritar: Vi Ana do Castelo! Vi Ana do Castelo!

Mas não só os mais crescidos deram provas do seu interesse, envolvimento e entusiasmo neste pequeno projeto... a fixe mais pequenina (3 anos) também!
Aqui está o cavaleiro, a princesa e o coração dos apaixonados, num belo quadro cor de rosa, tal como ela mais gosta! Fixe :-)

Terminamos ainda duas coisas previamente iniciadas: o "Eu em círculos" referente à "Minha Cidade"

E os desenhos para o postal de Natal da Junta de Freguesia...

Na sessão semanal de expressão corporal/dramática sentimos a música... com para-quedas!
Foi assim:


Então, até amanhã!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Piratas por um dia ;-)

O dia foi de implementação para as nossas meninas estagiárias, Cátia e Andreia ;-)
Logo bem cedinho abriu-se a caixinha das surpresas e revelou... um mapa do tesouro!?!
- Uau, nós adoramos mapas do tesouro!
Mas este era um pouquinho mais complicado, não vinha pronto, era um puzzle que tivemos que montar para descobrir o percurso a percorrer até ao tesouro. Um autêntico
E lá fomos então, para a sala de motricidade, prontinhos a descobrir o tesouro... mas só depois de fazermos
Saltamos sobre uma bola de orelhas, percorremos um túnel, equilibramo-nos na ponte, e percorremos todos os arcos, mais do que uma vez... andávamos todos 
E ele apareceu! 
Vinha num baú de madeira, dentro de uma caixa, dentro de outra caixa, dentro de outra caixa com um X... tivemos que as desembrulhar a todas, uma de cada vez sempre que a música parava!
Lá dentro vinham moedas de ouro, um saco para cada um ;-) e uma pala de pirata!
Que divertidos ficamos, todos à pirata ;-)

De regresso à sala fixe, continuamos os livros iniciados ontem... e que bela oportunidade de treinar o nó e o laço. Todos quisemos prender as folhas do livro dessa forma e fazer assim
Com um bocadinho de paciência e persistência e a ajuda das nossas estagiárias, olhem só que lindos ficaram... os laços e os livros de registo da obra "A aranha delicada"!

No tempo dedicado a atividades de escolha livre, terminaram-se vários desenhos com plasticina, uma moda nova que por cá surgiu de forma espontânea e criativa...

Também voltamos ao "eu em círculos"... mas sobre isso falaremos amanhã, pois este círculo é o da nossa cidade, Viana do Castelo e veio mesmo a propósito uma lenda :-)
Mais uma para o nosso projeto eTwinning Novelos de Lendas e outras Rendas..

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Livros, vespas e... Natal?

Começamos mais um dia e mais uma semana, com alegria e boa disposição, lembrando as novidades do fim de semana e planeando os dias que aí vêm. Temos algumas coisas para terminar:
  • "Eu em círculos", faltam-nos dois - a nossa cidade e o nosso país. Temos que tratar disso esta semana!
  • Um livro sobre a obra "A aranha delicada", com os registos de cada um de nós, vai ser concluído. Para tal, observamos um livro normal e outro que o Frederico trouxe, feito por ele, com a capa em cartão.

- Pois, para fazermos um livro precisamos de uma capa!
- E também de ver se as folhas estão todas!
- São 10 capítulos, por isso temos que ter 10 páginas.

E foi isso mesmo o que fizemos: contá-las, colocar os capítulos por ordem crescente (fazer um ou outro que estava em falta) e construir a capa em cartolina, da cor preferida.
Ainda não terminamos, éramos para continuar de tarde, mas um acontecimento imprevisto alterou os nossos planos: recebemos a visita dos bombeiros!
Agora que todas as folhas das árvores já caíram, porque é Outono, tornou-se visível um ninho de vespas asiáticas no alto de uma delas. 
E os nossos amigos bombeiros vieram ajudar a resolver o problema!
Claro que quisemos assistir, mas fomos para dentro por precaução, e então espreitamos das janelas do primeiro andar... agora
Com a ajuda de um escada muito alta e de um maçarico, o ninho foi queimado e agora as vespas asiáticas já não podem fazer mal. 
Mas, afinal, que mal fazem elas?
Mais do que constituir um perigo para os humanos (com as picadas) a vespa asiática ou vespa velutina representa uma enorme ameaça para o ambiente e para a biodiversidade: É uma vespa invasora e a sua chegada está a provocar alterações na biodiversidade. Por ser carnívora, esta vespa come as abelhas, mas também todos os outros insectos polinizadores, provocando um desequilibro no ecossistema que só será visível daqui por uns anos.

De tarde, tivemos que inspirar-nos para desenhar o Natal, colaborando com a Junta de Freguesia que, como tem sido hábito noutros anos, pediu a colaboração de todas as crianças da escola para os seus postais de Boas Festas. Com a ajuda de um video do Ruca, para dar o mote, foi um bocadinho
O T. gostou muito! E que atento que esteve...
E nós também não nos importamos nada de colaborar... os postais ficam bem giros com os nossos desenhos :-)


domingo, 22 de novembro de 2015

É fixe ser eTwinner ;-)

Pelo segundo ano consecutivo participamos num projeto no âmbito do eTwinning, comunidade de escolas da Europa, criada pela Comissão Europeia com o objetivo de incentivar e reforçar a colaboração, envolvendo alunos e docentes em projetos comuns, com recurso às tecnologias da informação e comunicação.

No ano letivo 2014-15 o nosso projeto "Lendas e Rendas" era 100% nacional e pretendia  explorar digital e colaborativamente as lendas do tradicional oral das várias regiões do país onde as 12 escolas parceiras estavam situadas, envolvendo no seu desenvolvimento não só as famílias, como a comunidade.

Relativamente ao mesmo, recebemos esta semana uma carta muito especial, vinda da Direção Geral da Educação/ MEC e com boas notícias:

Este ano 2015-16 o grupo de parceiros envolvidos alargou-se e o projeto, de exclusivamente português, passou a ser ibérico. 
E hoje chegou a boa notícia:
"Temos o prazer de o informar que o seu Serviço Nacional de Apoio eTwinning aprovou o seu projeto, intitulado "Novelos de lendas e outras rendas"".

Os nossos parceiros eTwinning no novo projeto são 16, docentes do pré-escolar e 1º ciclo e seus alunos: Anabela Tristão Santos, Maria Luz Borges, Ana Ramos, Betina AstrideEsmeralda CertoCristina LaresHelena Rosa GonçalvesAmélia MonteiroAlice MaiaAna LeãoLuísa Gaspar, Ofélia Libório, Rosa Maria AlvesMaria Leonor AlbuquerqueKarol Barriuso e Eva Garcia.

Estão assinalados neste mapa... cliquem nos marcadores coloridos para os conhecer!
(o nosso marcador é o amarelo)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia Nacional do Pijama 2015... foi fixe ;-)

Foi um dia em cheio e bem comprido, este em que se comemora o aniversário dos Direitos da Criança e que, por essa razão, foi escolhido para lembrar que 
"Todas as crianças têm direito a crescer numa família"

Começamos logo pela manhãzinha (que estava bem fria) por chegarmos à escola bem aconchegadinhos, com pijama, pantufas e roupão, trazendo os nossos amigos peluches numa mão e as casinhas dos pijamas na outra! A Casa Fixe dos Pijamas ficou assim:
Estávamos tão giros e fofinhos, que até tiramos uma foto de grupo... a primeira com os 16 fixes, no nosso jardim mágico das flores ;-)

Dirigimo-nos à cantina, para tomarmos o pequeno-almoço todos juntos, na escola e de pijama... o que é uma experiência única, inesquecível (aprendemos isso no ano passado) e também bastante saborosa: leitinho quente e torradas, com manteiga, doce ou geleia!
Quem chegou mais tarde não tirou foto, porque começaram a servir-se as torradas e foi sempre a aviar... ;-)
Ora espreitem lá um bocadinho da animação:
video

Já na sala, depois de enchermos a barriguinha, contamos o último capítulo da obra "A aranha delicada" da Mundos de Vida, que guiou o nosso percurso de exploração pedagógica em torno dos afetos, da família e dos pijamas que os simbolizam. 
Fizemos, pois, o último reconto, percebendo o que é essencial desta parte da história e depois passamos ao registo gráfico da última parte das aventuras da Maria, da Milu e do Quincas, que terminou assim:
À noite, depois do Dia do Pijama, a Maria, a Milu e o Quincas estavam tão cansados 
que só comeram biscoitos  da avó Mimosa
Depois foram para a cama, mas ouviram ruídos Toc Toc Toc
 Não eram as traças, pois essas fazem Rac Rac Rac...
A casa tinha sido invadinha por uma centena de aranhas!
Eram as filhas da aranha princesa, a "como é que se diz"
O pai assustou-se, pensou que era um monstro e foi buscar a lanterna
Mas não era e quando voltou não encontrou nada. As aranhas foram embora, 
mas deixaram a sua lição: as palavras mágicas que nunca devemos esquecer.
Mas quando as esquecemos há sempre alguém que pergunta: Como é que se diz?
 A história acabou bem, com todos amigos e felizes!

Observamos também as últimas 5 camas com as famílias fixes de pijama, eram mesmo as que faltavam! Obrigada a todas pela colaboração, generosa, criativa e empenhada :-)
 A família do Frederico usou tampinhas e desenhos!
 A família do Rui usou botões para representar os seus membros ;-)
 A família da Francisca recorreu ao desenho... e teve de desenhar tantas pessoas!
 A família do Afonso vestiu o pijama e fotografou-se ;-)... e ao gato também!
A família do Gustavo optou por representar-se através do desenho e da colagem... 
com todos de roupão!

Na sala, brincamos  e trabalhamos de pijama, e foi muito divertido!

De tarde estava prevista a coreografia "Pijaminha" com todos os meninos e meninas da EB de Vila Franca e foi isso mesmo o que aconteceu, cá fora, no campo:

A dança do Dia do Pijama on PhotoPeach 

Aqui fica a dança em vídeo gravado pelo nosso "drone
(o professor Helder, bem empoleirado :-)

E a equipa de pijama, que ajudou a malta a divertir-se neste dia:

Faltam nestas fotos a D. Marlene, a D. Paula e a D. Alzira, 
que também vestiram o pijama e merecem o nosso "Obrigado"

E este dia terminou em beleza e de forma bem docinha, com festa de aniversário...
Parabéns ao nosso R., que completou hoje 5 anos.


Foi mais um dia para ficar nas boas recordações de todos os envolvidos!
Bom descanso e bom fim de semana :-)

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos