Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Das folhas às luzinhas: a motricidade fina em ação. E também os nossos instrumentos de trabalho!

Mais um dia na Sala Fixe, hoje com menos três doentitos que ficaram por casa, a quem desejamos as melhoras! 
Começamos com o bom-dia, cantado ao redor da mesa grande e com a ajuda do Quico :-)

Para além das rotinas e brincadeiras do costume ;-) estivemos a terminar as nossas folhas de Outono especiais...
São-no não só porque as pintamos de uma forma diferente, usando uma técnica nova, como ainda por terem vários tons caraterísticos desta época do ano: verdes, vermelhos, castanhos, alaranjados e amarelos. Ficaram com relevo e textura e estão agora penduradas a secar.
Só não cheiram a Outono... porque têm cheirinho a espuma de barbear ;-)

Continuamos a elaborar o nosso novo Quadro das Luzinhas do Coração... porque por aqui já há quem lhe sinta a falta! 
Desta vez escolhemos algo diferente: precisamos de dois círculos, que temos de contornar com um pratinho da cozinha e recortar em cartolina colorida... depois decoramos, para um lado ficar escuro (luzinha apagada) e outro claro e brilhante (luzinha acesa) ao gosto de cada um. É necessário exercitar a atenção / concentração e a motricidade fina, através de habilidades como

Outros quadros de responsabilidade, que ajudam à  que já estamos a utilizar são estes: 
Faltam nas fotos o Mapa Mensal de Presenças (inspirado no MEM), o Calendário, o Quadro de Atividades (onde planeamos o dia a dia) e o Quadro Semanal (onde assinalamos o ano, estação do ano, mês, dia da semana, tempo atmosférico, atividade do dia e ementa)

São também chamados de instrumentos de pilotagem uma vez que "que ajudam a regular o que acontece na sala e que contam a história da vida do grupo" (Movimento da Escola Moderna, MEM, 1999).

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Aprender fazendo... experiências

Começamos mais um dia com a experiência que não deu tempo para fazer ontem: recordamos a história do cavalinho que atravessou o rio e fomos buscar os animais necessários à área de jogos de chão. Depois faltava um rio... decidimos fazê-lo usando uma travessa da casinha das bonecas, com água "a sério" (!)

Como era uma experiência bem simples, fizemos sem ajuda da professora :-)
Bastou colocar um animal de cada vez na água e verificar por onde esta lhe dava: pelos joelhos, pelas patas, pelo rabo... assim realizamos uma
Depois todos quiseram experimentar, usando também  outros animais... muitos domésticos (da quinta!) e alguns selvagens! Fomos caraterizando as diferenças entre os diversos animais, pois eles não são todos iguais...
A conclusão a que chegamos foi esta:
A água tinha sempre a mesma profundidade, o que mudava eram os animais; se os animais eram altos, a profundidade da água parecia baixa; se os animais eram baixos, a profundidade da água parecia alta.

Seguiram-se brincadeiras livres na áreas da sala que, no fundo, são
Hoje até apareceu por cá uma bruxa! Mas era só a fazer-de-conta...
O nosso novo amigo também deu o seu primeiro passeio, a trote pela Sala Fixe e a relinchar!
Afinal, ele é um cavalinho de pau...

De tarde as experiências foram outras... na caixinha das surpresas vieram uns materiais um pouco estranhos: espuma da barba e tintas acrílicas. 
Com eles tentamos reproduzir uma técnica interessante de fazer folhas de Outono, que a nossa professora viu...
Primeiro escolhemos a forma da nossa folha de Outono, contornamos em cartolina e recortamos (que trabalheira!)
Depois misturamos com o pincel para obter o efeito desejado e, no final, colocamos a folha sobre a espuma para imprimir esse mesmo efeito. 
- Hum... que cheirinho têm estas
Ficaram a secar as que já conseguimos fazer, mas ainda não fizemos todos:
- Pois, a professora só tem duas mãos para ajudar!
Amanhã continuaremos... até lá!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Começamos o dia com a cabeça na lua...

Começamos mais um dia e uma nova semana ao redor da mesa grande, na reunião da manhã. As conversas foram sobre uma novidade fresquinha
lua vermelha e o eclipse, que ninguém viu, pois todos os fixes estavam a dormir :-(
Tentamos perceber melhor que aconteceu com a lua, através deste vídeo, que nos ajudou a perceber no essencial: A lua desapareceu ("eclipsou-se") porque se colocou na sombra criada por detrás da Terra pela luz do sol.


E hoje, como havia duas histórias que queríamos conhecer, optamos primeiro por "O dia e a noite", pois vinha mesmo a propósito desta conversa!



Caraterizamos o dia e a noite, associamos a cada um deles o respetivo astro: a lua ou o sol e identificamos o que fazemos de dia, que é diferente do que fazemos de noite. Fizemos alguns desenhos e pinturas sobre o assunto, mas a professora esqueceu-se de tirar fotos... só o Vicente não se esqueceu e tirou mesmo uma foto ao seu desenho!

Brincamos ao faz-de-conta, modelamos com a areia cinética que o Miguel trouxe de casa, fizemos puzzles complicados (parabéns Afonso!) conseguimos montar pela primeira vez fechada a pista de comboio de madeira (parabéns Miguel, Gustavo e Rui!) e começamos a casinha do bebé Outono!

Já de tarde foi a vez da PRÉ História "O cavalinho que atravessou o rio", que a professora criou para nós, e de que gostamos muito!
- Já acabou?
- É tão pequena!
Conseguimos apreender muito bem o seu enredo, identificar as personagens e as principais ações. Combinamos realizar uma experiência a propósito desta história, mas ficou para amanhã... como também ficou terminar o registo da mesma porque entretanto recebemos uma visita muito especial... Quico, um cavalinho de pau, é o nosso novo amigo!
Um fantoche? Um brinquedo? Não interessa, é um novo amigo!
Faz sons, quando somos meiguinhos com ele: trota e relincha :-)
Através de votação entre as diversas sugestões (Checo, Xico, Castanho-branco e Quico) chegamos ao seu nome. E depois encantámo-nos com ele...
Não deu tempo para muito mais! Tomamos o leite e depois jogamos um bocadinho a uma versão adaptada do jogo do cão e do osso: o jogo do cavalo e da cenoura ;-)
Até amanhã!

sábado, 26 de setembro de 2015

De alma e coração...

Porque queremos ser
Assim decorreu esta semana... e o balanço só pode ser positivo.
Não houve lagrimitas nem choradeiras por parte da malta fixe, houve boa disposição, alegria e vontade de nos conhecermos melhor.

Mas há, como é óbvio, muito caminho para andar e muitas asas para ajudar a voar ;-)
E também muitos passarinhos da alma para manter alegres e felizes e muitas luzinhas do coração que se querem bem acesas e brilhantes!
Até já começamos a tratar disso... depois daremos conta como.

Começamos o dia dando os parabéns à nossa Carolina, que completou 4 anos e está uma menina fixe e crescida!
Elaboramos o seu livro de aniversário, tal como é habitual e, já de tarde, juntamo-nos à Sala dos Amigos para comemorar, cantando os parabéns e lançando 4 foguetes, ao redor de um bolo caseiro que ela própria ajudou a mamã a fazer ;-) estava muuuuito bom!
(deve ter sido da banda sonora... a Carolina explicou que ela a mãe fizeram o bolo e que a mana fixe não ajudou, mas cantou enquanto o fizeram ;-)
O dia foi passado terminando algumas atividades de expressão já iniciadas e também, como não podia deixar de ser, brincando... 
Cá dentro mas, também e principalmente nesta sexta-feira, final de semana e com um tempo espetacular, lá fora, aproveitando as brincadeiras ao ar livre, que tão bem nos fazem, no nosso jardim mágico das flores, agora numa versão outonal: completamente coberto de folhas!

O baloiço de pneu foi muito concorrido, primeiro pelos nossos colegas do primeiro ciclo e depois por nós. Todos adoram andar, mesmo os novos fixes pequenitos! E quem não consegue fazê-lo sozinho, tem direito a uma ajudinha crescida :-)

Assim terminamos a primeira semana do ano!
Bom fim de semana para todos, segunda-feira estaremos de volta... de alma e coração!  ;-)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Coisas da alma... e do coração!

Assim começamos o dia... ao redor da mesa grande e com coisas da alma...
Uma história que tinha ficado prometida no final do ano passado. E as promessas são para se cumprirem! Mas, o que é isso de alma afinal?

Foi o que tentamos perceber através da história "O pássaro da alma", que podem conhecer aqui.  E chegamos ao que era essencial:
- No nosso corpo temos uma alma.
- Está lá no fundo!
- Ela nasce connosco e morre quando morrermos.
- E tem sentimentos: quando estamos tristes o pássaro da alma está triste...
- Tem muitas gavetas com coisas lá dentro!

E atrás da alma veio a luzinha do coração, aquela que se acende sempre que fazemos e dizemos coisas boas e que se apaga, quando dizemos e fazemos coisas más!
Pensamos em como elaborar o novo quadro, mas ainda não surgiu nenhuma ideia fixe.
Então registamos em desenho aquilo que quisemos acerca desta história...
- Eu não sei desenhar pássaros!
- Eu não consigo, é difícil.

Ora aqui na Sala Fixe não mora o Não consigo, nem o Não sei... 
Todos temos que tentar, com força e vontade, porque é fazendo que se aprende! 
E todos fizeram, à sua maneira e de acordo com a sua idade, o seu pássaro da alma!
Depois dedicamo-nos a explorar as áreas de atividade, brincando e fazendo atividades de expressão...

E, já de tarde, houve magia!
Aquele bebé que nasceu ontem, lembram-se? O bebé Outono...
Encontramo-lo finalmente, depois de muito procurar, dentro de um bercinho de folhas e debaixo de um montão delas... tão pequenino!
Que reboliço!
Todos queriam pegar, dar colinho, ver como ele era...
Levamo-lo para a sala, mas o bercinho era muito fraquinho e rasgou-se :-(
Vamos ter que pensar numa solução... mas isso ficou para amanhã!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Notícia de última hora!

O nosso projeto eTwinning "Lendas e Rendas" que foi desenvolvido durante o ano letivo passado,  em conjunto com parceiros de todo o país (continente e ilhas) 

... foi hoje distinguido com o  eTwinning Quality Label, um selo de qualidade que muito nos honra... 

Os fixes estão de parabéns... e têm também direito a um certificado, que será incluído no Portefólio de cada um!
 Amanhã vai haver ainda mais sorrisos na Sala Fixe!

Pé ante pé... chegamos ao 3º dia!

Pé ante pé também nasceu o Outono...
E, logo pela manhã, foi tema da nossa conversa. Mas uma dúvida surgiu em várias cabecitas fixes:
- Se ele já nasceu, onde é que está (o bebé Outono)?
Boa pergunta, onde estará?
- Ele tem um berço de folhas, por isso deve estar lá fora...
E na hora do recreio fartámo-nos de procurar!
Mas não encontramos o bebé Outono... :-(
- Pois, para caber numa folha deve ser tão pequenino!
Hoje a professora não pode ajudar, mas amanhã prometeu que o faria.
Temos um jardim mágico das flores (que parece mais um jardim mágico das folhaspara passar a pente fino!  Mas talvez o melhor será levar uma lupa... :-)


Já sabemos o que vai embora com o Verão que terminou:
- O calor, a praia, a piscina, a manga curta...
E o que nos traz o Outono?
- O frio, a chuva, o vento, as folhas no chão, as uvas e as mangas compridas...

E a propósito do Outono aprendemos uma (a primeira deste ano) canção da amiga Alda:


Também terminamos os nossos autorretratos, que ficaram bem coloridos e decidimos agrupá-los tal como o Todd Parr no seu livro, ou seja, por categorias, de acordo com as idades:
  • Muito grandes (finalistas 5/6 anos)
  • Grandes (condicionais 5 anos)
  • Médios (4 anos)
  • Pequenos (3 anos)
Falta só colocar os títulos. Amanhã tratamos disso.







E brincamos, como sempre, cá dentro e lá fora.
Escolhas livres, que nem sempre são pacíficas, pois ainda nos faltam alguns instrumentos (como o Quadro Diário de Atividades) que nos ajudam a organizar e a autorregular.
Houve muitas atividades nas áreas de expressão:
E começaram a aparecer os primeiros projetos: hoje foi um trabalho colaborativo a três, de construção de um coração forrado a tecido... o que nos fez recordar que ainda não temos o quadro das luzinhas do coração! 
O trabalho de casa de hoje é pensar numa ideia para o fazer, vamos lá a ver quem não se esquece e amanhã traz uma ideia super-fixe ;-)

A propósito, recordamos as regras da sala (que ainda estão em vigor, porque ninguém as revogou...) e, para já, decidimos manter as mesmas e acrescentar as que forem surgindo...

Ainda no âmbito da organização do grupo e do ambiente educativo foi feita a nova distribuição dos padrinhos e afilhados que, em alguns casos, são mesmo só pares, pois os fixes são quase da mesma idade e não precisam muito de ajuda uns dos outros ;-)
Como somos 15, não fazemos par e a professora ficou outra vez madrinha, desta vez do menino mais pequenino da sala!

Assim foi o nosso terceiro dia... a semana já passou de meio, o tempo passa mesmo a voar!
Até amanhã ;-)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Autorretratos... ao estilo Todd Parr

Este segundo dia decorreu também com tranquilidade e harmonia... dado só termos 3 fixes novos, as rotinas a que estávamos habituados vão regressando, com naturalidade e a pedido!
Foi o caso do arranque do Quadro de Tarefas... porque isto de fazer pim-pam-pum todos os dias para as distribuir dá muito trabalho!

Também regressou a Caixinha das Surpresas e vinha recheada!
Depois das pistas e das perguntas, cantamos a canção mágica que a faz abrir e descobrimos o que estava lá dentro: algo prometido ainda no ano letivo anterior, mas que só agora chegou, era a segunda parte da pista de comboio em madeira para os jogos de chão. Mais tarde foi uma animação nas construções...

Fizemos ainda outra coisa que estava pendente deste o ano passado: a nossa tartaruga Guga está muito crescida e já estava apertada no seu aquário. 
Por isso, depois de ouvir os conselhos da mamã fixe do Afonso, que é veterinária, a Juca trouxe um aquário maior que tinha lá em casa e estivemos a fazer a mudança: 
A Celeste lavou-o muito bem lavadinho; depois colocamos a água e três pedras grandes, para ela poder sair da água, de vez em quando... parece que gostou, porque de tarde estava a apanhar banho de sol em cima delas!
Retomando os nossos planos, terminamos de preparar os vai-vens, desta vez os dos três fixes mais pequenos...

E iniciamos os autorretratos ao estilo de Todd Parr, que executamos em duas fases:  
na primeira desenhamos com pincel e tinta preta a nossa cara.

No intervalo do almoço, ficaram todos os retratos a secar...

Mas faltava-lhes qualquer coisa...
- As cores!
E depois de seca a pintura, a segunda fase: 
preenchemos com tintas coloridas o rosto e com uma cor contrastante o espaço envolvente.  

Amanhã mostramos as obras-primas...
Houve ainda tempo para atividades livres nas áreas, hoje principalmente na pintura e modelagem, mas também brincadeiras diversas de faz de conta, que incluíram, por exemplo e embora fora de época, duas mordomas (com lenço e tudo!) a levarem cesto! ;-)
O Play Foam foi muito explorado e parece que a experiência foi saborosa...

Ainda houve muitas brincadeiras ao ar livre no tempo de recreio no exterior.
Foi assim o nosso dia, mais um a aprender a crescer!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O primeiro dia "a sério" ;-)

Começamos logo pela manhã com as novidades do fim de semana... conversa puxa conversa fomos parar às habituais rotinas e a de segunda-feira era, habitualmente, uma história.
Assim foi hoje também e o livro foi este:
Permitiu-nos recordar/reconhecer muitas diferenças e lembramos algumas das nossas também!
As cores e formas utilizadas nas ilustrações deste livro de Todd Parr, vão-nos permitir fazer mais... mas ainda não foi hoje. Amanhã continuaremos! 
Temos que ir com calma que estamos ainda a ambientar-nos depois das férias ;-)

Mesmo assim ainda conseguimos preparar o nosso Mapa de Presenças Mensal, colorindo-o com as cores associadas a cada dia da semana, pois essa estratégia ajuda-nos a fazer a marcação, visto ser um quadro de dupla entrada.
Depois houve muitas
Hoje brincamos principalmente nos jogos de chão, na casinha das bonecas e na modelagem.

Ainda aproveitamos para organizar os nossos cabides, para sabermos onde pendurar os casacos e também para preparar os vai-vens, que tivemos que identificar com a nossa foto e um desenho e depois recortar pela linha. 
Assim concluímos estes primeiros instrumentos,  essenciais ao funcionamento da dinâmica da nossa sala e à organização do ambiente educativo!


Aproximou-se depressa o meio-dia, hora de arrumar e de
(Como vêem os papás dos novos fixes, podem ficar descansados, está tudo a correr bem com eles, até nesta hora, habitualmente mais complicada... todos comeram bem a canjinha, o arroz e até as pataniscas ;-)

A tarde foi passada no exterior na companhia dos amigos do lado...
Aproveitamos para embelezar o nosso jardim mágico que, quase no início do Outono, já se encontrava coberto de folhas... apanhamos muitas, pois queríamos andar no baloiço de pneu e não dava jeito nenhum com tanta folha no chão!|

Terminamos este primeiro dia a sério lá fora, pois a tarde estava bem agradável!
E agradável foi também a surpresa que tivemos: colheres de chocolate variadas ;-)
Eram mimos para o primeiro dia, mas com o atraso das Lições do Tonecas... ficaram para hoje. Assim foi o nosso dia de hoje... até amanhã!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Começar... a rir :-)

Foi assim o nosso primeiro dia... muit'a FIXE
( Ninguém viu a Srª Choradeira, nem sequer a D. Lagrimita... os meninos novos não as trouxeram! ;-)

Chegaram as saudades, a alegria, a vontade de começar, o entusiasmo por contar novidades e por retomar as rotinas habituais... e pela brincadeira com os amigos, é claro!
Haverá tempo para tudo...
Hoje apresentamo-nos aos amigos novos, que são 3, mas esta manhã estiveram presentes apenas 2, o Afonso e a Maria João (que dizem que são namorados ;-) O Tomás entrará só segunda-feira.

Somos 15 no total e já soubemos identificar quem, neste novo grupo, é finalista/grande (5 anos), quem é médio (4 anos) e quem é pequenino (3 anos).
Depois da conversa fomos brincar nas áreas da sala que, para já, continuam parecidas com as do ano anterior, mas abertas à(s) mudança(s) necessária(s). Brincamos bastante e tiramos fotos para identificar o que é necessário: cabides, vai-vens, etc.

O lanche foi partilhado na cantina, com todos os meninos e meninas que frequentam a nossa escola: pãozinho de leite e leite escolar. Que bem que soube...
Depois, aproveitando o sol, fomos para o recreio brincar todos juntos!

E foi mesmo lá fora que aconteceu a surpresa que nos fez estar muito atentos: 
E que nos fez rir bastante, pois era

A verdade é que o menino Tonecas e as suas colegas Juju, Gracy e Dudu, bem como a professora Leninha vieram fazer uma visita à nossa escola!
Trouxeram muitos disparates e muito boa disposição... e terminamos a manhã, já depois do horário, todos juntos a dançar e a fazer um comboio ao som da música!
Espreitem aqui um bocadinho do que foi esta Lição do Tonecas:


(Pedimos desculpa pelo atraso da atuação que, em vez de ser só para gente pequena, teve que ser também para as respetivas famílias, pois tiveram que esperar que terminasse ;-)

Bom fim de semana, segunda-feira estaremos todos de regresso à rotina semanal!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos