Matematicando... com pijamas ;-)

Começamos o dia, enquanto aguardávamos a chegada de todos, jogando com uma tabela de dupla entrada esta aqui:
Relembramos conceitos matemáticos como formas geométricas (triângulo, retângulo, círculo e quadrado), cores (vermelho, azul, amarelo e verde) e noções espaciais (em cima/em baixo/ à esquerda/direita por baixo de/por cima de...) e cada um colocou a sua peça (depois de a caraterizar, dizendo o nome da forma e a sua cor), na intersecção da linha com a coluna respetiva. ´

Não foi um exercício muito fácil, mas nós já temos muita prática, pois todos os dias usamos uma outra tabela de dupla entrada: o nosso Mapa Mensal de Presenças.
Assim, todos (mesmo os mais pequeninos) conseguiram completar o jogo com sucesso!


Daí à caixinha das surpresas foi um pulinho e das formas passamos aos pijamas ;-)
Agora a atividade era de concretização individual e tínhamos que estar muito atentos!
Colorir ao gosto de cada um, mas usando sempre cores diferentes, os casacos de pijama na linha de cima e as calças na primeira coluna; depois verificar a cor certa, para colorir o conjunto formado pelas duas peças: o pijama completo! Aqui estão alguns já prontos:


Tivemos que estar com muita atenção e bem concentrados na tarefa que estávamos a fazer, para a conseguir levar até ao fim. Por sorte, hoje tivemos connosco as estagiárias Cátia e Andreia que, juntamente com a Lídia,  nos deram uma mãozinha porque hoje  recebemos uma visita importante: a terapeuta do T., que veio do Porto para conhecer a nossa sala e conversar com a professora.

O que é certo é que, com algumas pequenas ajudas, todos conseguiram completar o seu jogo dos pijamas e, desta forma, arranjaram muitas toilettes diferentes para passar a noite 
;-)

Já de tarde, foi a vez do conto do 2º capítulo da "Aranha Delicada", que desta vez nos falou da Maria e da Milú que levaram para casa os convites do Dia do Pijama (tal como nós iremos fazer esta semana!) e dos pijamas que pediram à mãe para ver e que estavam guardados na gaveta; também houve uma parte em que as meninas foram para a cama e estavam com medo de uns barulhos e o pai lembrou a lanterna que estava na mesa de cabeceira, cuja luz afasta os monstros... e o capítulo acabou! 
Eis alguns dos registos:


O V. quis tirar a foto do seu desenho sozinho...
E logo surgiram mais umas fotógrafas prontas a disparar, não para os desenhos, antes...
Estamos a ficar muito crescidos... para algumas coisas! 
;-)

Comentários