Continuamos... em círculos

E assim vamos aprofundando a nossa identidade... do "eu" ao "nós"!
Depois de ontem virmos e representarmos "Quem sou eu", enumerando alguns dados pessoais importantes como o nome, a idade e a data de nascimento, hoje foi a vez de refletirmos sobre"Quem vive comigo? A minha família"
Porque sabemos bem que a família é muito importante e que o lema da Missão Pijama é:
Todos soubemos identificar as relações de parentesco e os nomes próprios de quem mora connosco na mesma casa, pais, irmãos e, em alguns casos, avós... as pessoas da nossa

E foi isso que depois representamos em círculos, agora um pouquinho maiores ;-)
Claro que todos temos outras pessoas que são também da nossa família, mas não moram connosco na mesma casa, ou seja, não são da nossa família nuclear: avós, tios, primos, padrinhos e por aí fora...

Este trabalho, feito com quadradinhos de papel colorido (tipo post-it) sugeriu outras aplicações para o mesmo material... mas apenas ficou registada em foto esta:
Uma cama para o coelho da Maria.
Mas porque não... uma cama para a família
Quando vai para a cama, a família até veste o pijama... :-)
Preparem-se famílias fixes, um dia destes precisamos da vossa colaboração!

Num dia bastante sereno (apesar de sem recreio ao ar livre por causa da chuva) estivemos novamente muito envolvidos, individualmente, a pares ou em pequenos grupos, em

E é bom verificar como tem vindo gradualmente a aumentar o nível de implicação nas atividades, o tempo de permanência na tarefa e melhorado a forma como nos organizamos, como planeamos e cumprimos o que decidimos fazer, como gerimos conflitos e os resolvemos de modo cada vez mais autónomo.

O terceiro capítulo do livro "A aranha delicada" também fez parte do nosso dia e foi mais um momento de leitura em voz alta, pela nossa professora,  com todos muito atentos ao redor da mesa grande, para depois conseguirmos registar!

Continuamos também a construção das nossas casinhas do pijama (pequenos mealheiros de papel para que, em casa, as crianças, com a ajuda da família e amigos, juntem moedinhas, realizando, assim, a componente solidária do Dia Nacional do Pijama, promovendo os valores da partilha e da solidariedade.)
Amanhã seguirão para casa com o convite... e atenção famílias fixes: lá dentro vai um marcador de porta para recortarem e colocarem na porta de casa, assim todos saberão que aí vive uma Família Pijama ;-)

Comentários