Começamos o dia com a cabeça na lua...

Começamos mais um dia e uma nova semana ao redor da mesa grande, na reunião da manhã. As conversas foram sobre uma novidade fresquinha
lua vermelha e o eclipse, que ninguém viu, pois todos os fixes estavam a dormir :-(
Tentamos perceber melhor que aconteceu com a lua, através deste vídeo, que nos ajudou a perceber no essencial: A lua desapareceu ("eclipsou-se") porque se colocou na sombra criada por detrás da Terra pela luz do sol.


E hoje, como havia duas histórias que queríamos conhecer, optamos primeiro por "O dia e a noite", pois vinha mesmo a propósito desta conversa!



Caraterizamos o dia e a noite, associamos a cada um deles o respetivo astro: a lua ou o sol e identificamos o que fazemos de dia, que é diferente do que fazemos de noite. Fizemos alguns desenhos e pinturas sobre o assunto, mas a professora esqueceu-se de tirar fotos... só o Vicente não se esqueceu e tirou mesmo uma foto ao seu desenho!

Brincamos ao faz-de-conta, modelamos com a areia cinética que o Miguel trouxe de casa, fizemos puzzles complicados (parabéns Afonso!) conseguimos montar pela primeira vez fechada a pista de comboio de madeira (parabéns Miguel, Gustavo e Rui!) e começamos a casinha do bebé Outono!

Já de tarde foi a vez da PRÉ História "O cavalinho que atravessou o rio", que a professora criou para nós, e de que gostamos muito!
- Já acabou?
- É tão pequena!
Conseguimos apreender muito bem o seu enredo, identificar as personagens e as principais ações. Combinamos realizar uma experiência a propósito desta história, mas ficou para amanhã... como também ficou terminar o registo da mesma porque entretanto recebemos uma visita muito especial... Quico, um cavalinho de pau, é o nosso novo amigo!
Um fantoche? Um brinquedo? Não interessa, é um novo amigo!
Faz sons, quando somos meiguinhos com ele: trota e relincha :-)
Através de votação entre as diversas sugestões (Checo, Xico, Castanho-branco e Quico) chegamos ao seu nome. E depois encantámo-nos com ele...
Não deu tempo para muito mais! Tomamos o leite e depois jogamos um bocadinho a uma versão adaptada do jogo do cão e do osso: o jogo do cavalo e da cenoura ;-)
Até amanhã!

Comentários