Foi desta! ;-)

... que fomos ao banho, mas foi por pouco!
Não que estivesse frio, ou tempo encoberto, não, estava sol e um calorzinho bom... mas a bandeira estava amarela! 
Resultado: 
- Só podemos molhar os pés, não podemos nadar!
- E porque será?
- Porque o mar tem muitas ondas, está agitado...
E todos muito felizes, uns mais destemidos, outros mais cautelosos, lá fomos ao nosso primeiro

A água estava mesmo boa, não fossem as malandrecas das ondas que nos queriam atirar ao chão! E no final, o banho foi outro...

Seguiu-se o lanche, a troca da roupa molhada e as brincadeiras na areia, à escolha do freguês... 
A professora e a Lídia fartaram-se de comer tartes de maçã, de pêra, massa de mirtilo, sopa, maçã assada... 
Havia tanta coisa, que alguém sugeriu que podíamos fazer uma festa
Cozinhamos, comemos e no fim até arrumamos a cozinha...
Só então os baldes, as peneiras e as pás (que eram as panelas, pratos e colheres) ficaram disponíveis para outras brincadeiras!
Estas são brincadeiras livres realizadas por nossa iniciativa... não dirigidas ou indicadas por nenhum adulto, e são mesmo muito importantes!

Na verdade, existem dois tipos de brincar: o brincar livre e o brincar dirigido. 
O brincar livre carateriza-se pelo lúdico informal; pode acontecer em todos os momentos do dia e em todas as circunstâncias e, apesar de ser de iniciativa da criança, sem pretensões educativas pré-definidas, é sempre uma oportunidade de aprendizagem considerável, onde se mobilizam conhecimentos pré-adquiridos e se possibilita a apreensão de novos, para que se apropriem da sua cultura lúdica.
"O pensamento da criança evolui a partir de suas ações, por isso as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento do pensamento infantil e “quanto maior for à imaginação das crianças, maiores serão suas chances de ajustamento ao mundo ao seu redor”. (Cunha, 2001:23). In: http://montessoriefamilia.blogspot.pt/2012/05/brincar-livre-e-o-brincar-dirigido.html 

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