Começamos matematicando, terminamos empreendendo...

Começamos um novo dia, uma nova semana e um novo mês e, quando assim é, temos que mudar alguns instrumentos na nossa sala: o Mapa Mensal de Presenças, o registo diário das Luzinhas do Coração, o sinalizador do mês no Mapa de Aniversários e a página do Calendário anual. Depois, retirados os mapas do mês anterior, há que proceder às contagens de presenças, faltas e luzinhas, para podermos analisar e registar esses dados sob a forma de gráficos de barras.

"A análise de dados é uma área da Matemática que, no mundo atual, tem grande importância, uma vez que tem uma forte ligação ao quotidiano, quer de adultos, quer de crianças, proporcionando ocasiões muito ricas de desenvolvimento numérico (...) Tarefas que promovam a classificação, contagem e comparação podem considerar-se a base para o desenvolvimento da organização e tratamento de dados"
(In: brochura Sentido de número e organização de dados - DGIDC)

E se há coisa que muitos de nós apreciam é criar padrões de repetição com os autocolantes que este ano temos vindo a usar na construção dos gráficos de barras... cada vez mais elaborados, criativos e complexos! 
Assim trabalhamos outro conteúdo matemático (padrões) por nossa iniciativa, para além da oportunidade de exercitar as habilidades de motricidade fina requeridas para utilizar o autocolante...

A tarde foi dedicada à realização da Assembleia, uma oportunidade para todas as crianças e adultos da escola aprofundarem conhecimento sobre Empreendedorismo, que contou com a colaboração das nossas estagiárias Natália e Daniela.


(Powerpoint elaborado com a colaboração da prof. Helena do 1º ano e das estagiárias)

Este foi o vídeo a que assistimos:

Foi também dada a conhecer uma proposta de projeto para o espaço ajardinado, feita por uma colaboradora, a arquiteta Juliana Martins. Esta foi uma parceria conseguida por intermédio da prof. Paula do 2º ano e aproveitamos para aqui deixar o nosso agradecimento a ambas!

Ficaram decididas várias coisas importantes, nomeadamente quais as tarefas a desempenhar por cada grupo/turma no âmbito deste projeto.

Agora precisamos de colaboradores para o fornecimento das tintas, de que necessitamos para pintar os pneus (tintas plásticas coloridas) e decidimos angariar patrocínios, escrevendo uma carta a algumas casas comerciais das redondezas. 
Pais, se conhecerem outras formas empreendedoras de arranjarmos tintas, informem-nos!

Comentários