Porque é de sonhos que se trata...

Hoje fomos sair, logo pela manhã, de autocarro até ao Viveiro Municipal... é onde se reproduzem e crescem as plantas e flores que seguem para os jardins da cidade e das freguesias de Viana do Castelo e fica, para quem não sabe, em local próximo ao Estádio Manuela Machado. Foi uma visita muito importante para pequenos empreendedores como nós, com o sonho de criar um jardim na escola!

Visita ao Viveiro Municipal on PhotoPeach 

Mas não é tarefa fácil, há muito o que aprender... nem imaginam os nomes complicados que algumas plantas / flores têm! 
Também vimos como são marotas as ervas daninhas e o mal que fazem aos jardins :-(

O que valeu foi a nossa guia, a D. Conceição, que era muito simpática e nos explicou tudo... muito mais até do que temos capacidade para absorver ;-)
Terminamos a visita empoleirados na borda de um tanque coletivo de lavar roupa, a lanchar. Era o único sítio onde sentar... o que contribuiu bastante para trabalharmos o equilíbrio e foi muito giro!

Para este nosso projeto empreendedor precisamos de parceiros e já temos alguns:
  • A D. Conceição / o Viveiro Municipal
que disponibilizou a ajuda que precisássemos, na escolha das flores mais adequadas. 
  • Os nossos pais 
que, no dia da reunião, deram numa bela sugestão: tentar colocar no nosso jardim flores e plantas que são usadas para bordar os cestos das rosas. Assim, teríamos sempre um viveiro de flores naturais para os cestos floridos de Vila Franca. Uma ideia bonita, para além de muito útil!
  • Os restantes grupos-turma da nossa escola
que decidimos convidar a participar, uma vez que a escola é de todos. Assim nós seríamos a turma-líder e eles todos os nossos parceiros :-)
Mas para isso tínhamos que convida-los... e como?
Pensamos um pouco e, após votação (a democracia por cá é incontornável) decidimos que iríamos fazer postais/convites para entregar às 4 salas. 
Foi o que fizemos e, porque é de sonhos que se trata, tinham a forma de nuvem!
  • As autarquias locais
foi já enviado por email um convite para o mesmo efeito ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, bem como tencionamos envolver a Junta de Freguesia.

O dia terminou com uma sessão de expressão motora e com mais uma canção da nossa amiga Alda, desta vez dedicada ao Dia da Mãe... que acompanhamos com gestos:


E que completamos com mais algumas estrofes ;-) ora vejam lá:

Se eu fosse uma música, tu serias compositora
Se eu fosse um livro, tu serias escritora
Se eu fosse um quadro, tu serias a pintora
Se eu fosse um peixinho, tu serias o mar
Se eu fosse uma experiência, tu serias cientista
Se eu fosse um dente, tu serias a dentista
Se eu fosse um armário, tu serias carpinteira
Se eu fosse um penteado, tu serias cabeleireira
Se eu fosse uma lupa, tu serias detetive
Se eu fosse um girassol, tu serias o meu sol
Se eu fosse um arco-íris, tu serias o sol e a chuva
Se eu fosse uma nuvem, tu serias o céu

Após um início algo tímido, embalamos nesta tempestade de ideias (brainstorming) e a nossa imaginação funcionou muito bem, não acham?
Agora já podes fazer crescer a tua canção Alda ;-)  

Amanhã, não se esqueçam, vamos sair outra vez ;-) este ano as nossas saídas são aos pares!
Temos que estar na escola até às 9h15m, não se esqueçam.

Comentários