Semana da Leitura - dia 2

Cá estão elas, as nossas meninas... as novas estagiárias da Sala Fixe :-)
A Natália  e a Daniela, na casinha das bonecas, onde quisemos que se sentassem para tirar esta foto. Começamos mais um dia na sua companhia e, antes de entrar a porta, perguntou a Carolina (3 anos):
- Estão aí as "outras pessoas"?
- Estão, sim...
- E são as mesmas?
;-)

Começamos então ajudando a resolver um problema que envolvia os 5 macaquinhos:
No fim de saltarem na cama, os macaquinhos ficam muito cansados e querem dormir. Mas, antes de dormir há um hábito (uma coisa que fazem sempre) de que não se esquecem...
- Comer?
- Lavar os dentes?
- Vestir o pijama?
- Ler uma história?
É isso mesmo, ler uma história! 
O problema é que eles são muitos e já leram todos os livros lá de casa! E agora?
- Pois, ler outra vez os mesmos é chato...
- Podem comprar mais no supermercado.
É isso mesmo, foram à loja e compraram um saco cheio de livros! Agora têm que os distribuir por todos, de forma a que cada um fique com o mesmo número de livros que os seus irmãosm, para não se zangarem. 
Cada um de nós teve que decidir quantos livros haveria no saco:
- Compraram 20!
Usando materiais manipuláveis, resolveu-se o problema, distribuindo os livros pelos macacos. Esta foi a solução encontrada:
Deram 4 livros a cada um dos 5 macaquinhos.

Mas, logo de seguida, resolveu-se o problema de outra maneira, virando-o do avesso... distribuíram-se primeiro os livros pelos macacos, dando 3 a cada um.
  
- Então quantos livros compraram os macaquinhos?
- 15!

Nova tentativa de resolução...
E outro resultado diferente: - Compraram 10 livros e deram 2 a cada um.
E também uma forma também diferente de o registar...

Mas nós...
Também chegamos lá...
Somos competentes e criativos na resolução de problemas :-)
  

Ainda continuamos a confeção das máscaras e caudas de macacos, a usar na dramatização que vamos realizar mais no final desta semana da leitura...

E, por falar em dramatização, terminamos o nosso dia com uma, não da nossa autoria, mas das amigas da Biblioteca Infantil Municipal, que se deslocaram à nossa escola no âmbito dos "Contornos da Palavra", para nos apresentarem este livro, através do teatro:
Foi assim:
Pablo, o pintor on PhotoPeach 

Gostamos sempre de as receber, são muito bem dispostas, a Sara, a Cristina, a Paula e as duas novas amigas que as acompanharam... e nos proporcionaram momentos divertidos.

Hoje não houve mesmo tempo para mais...
Amanhã temos que estar na escola às 9h em ponto, senão o autocarro vai-se embora e perdemos a ida a Viana, para assistirmos a mais um teatro, desta vez num Teatro a sério, o Sá de Miranda!

Comentários