Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

E foi Carnaval! ;-)

À medida de cada um e da sua fantasia, festejamos o Carnaval com animação e alegria coletivas. Viemos para o jardim muito bem fantasiados:
As nossas estagiárias, a Cindy e a Marylene também vieram... 
 Todos juntos formamos um bonito grupo!
E como o São Pedro colaborou, pudemos fazer o nosso desfile, que foi simples mas bem animado, com o Sr. Abade (prof. Helder) à frente, a conduzir a banda sonora ;-)


De tarde houve mais festa, desta vez com a prof. Céu que veio à escola para festejar connosco o seu aniversário... e trouxe um grande bolo. Cantamos os parabéns também ao Pedro Pinto (um fixe de 1ª geração ;-) que completou 9 anos!
Foi um dia em cheio!
Bom Carnaval para todos, divirtam-se descansem muito e até quinta!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Fixes (e) mascarados ;-)

Uns mascarados artísticos... e muito divertidos!
Aqui está o produto final, que não é o que mais importa, mas gostamos de ver o efeito que faz:

Todos mascarados divertimo-nos a dançar ao som do samba, uma música brasileira muito mexida e famosa, principalmente durante o Carnaval mais conhecido do mundo: o do Brasil!
video
As nossas máscaras artísticas já seguiram para casa, pois amanhã serão outros os adereços e fatos que vamos usar.
PS: Não esquecer do combinado: pedir ao São Pedro para mandar vir sol amanhã! ;-)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dia de "make up" ;-) foi fixe!

Mais um dia,  mais outra visita... tem sido assim esta semana!
Hoje foi a vez da mamã da Ariana vir à sala fixe, onde passou toda a manhã, fazendo um pouquinho daquilo que faz na sua profissão... fez pinturas faciais a todos os que quiseram (só o Miguel P. não quis e tudo bem, ninguém é obrigado a gostar ;-)
No final estávamos assim, pintados e felizes:

Estamos no Carnaval, é tempo de nos disfarçarmos e como a D. Eunice é esteticista, juntamos o útil ao agradável e deu nisto... foi muito divertido.
Cada um de nós teve tempo de pensar e escolher a pintura mais desejada e ficaram todas lindas, porque estivemos bem quietos e atentos enquanto a D. Eunice trabalhava. 
E a Ariana estava muito feliz...

Pinturas faciais on PhotoPeach 

É bom ter artistas assim nesta família dos fixes ;-) 
Ficamos à espera que mais pais e mães fixes arranjem um bocadinho para vir passar connosco, fazendo o que quiserem, basta combinar com alguma antecedência!
Se tiverem vontade de cá vir, mas estiverem sem ideias, aqui deixamos algumas: falar sobre a vossa profissão, contar uma história, cantar uma canção, fazer uma brincadeira/um jogo/uma dança, um trabalho manual ou uma atividade de culinária... aceitam-se inscrições!

Amanhã daremos conta do que fizemos a seguir... enquanto as nossas caras estavam pintadas de fresco ;-)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Viva o Teatro!

É sempre um gosto ir ao teatro :-D
Ir ao Teatro Sá de Miranda, esse edifício tão bonito da nossa cidade, é uma aventura que soubemos apreciar espontâneamente... de pescoço esticado olhamos o teto, observando a sua pintura que parece o céu e a luz de um candeeiro que brilha! 
Sentados na plateia vimos os camarotes onde se sentaram alguns dos nossos amigos do primeiro ciclo e olhamos o palco onde se ia desenrolar o espetáculo...
E ao palco subiram os excelentes atores do CDV, alguns que já conhecemos de outras andanças teatrais... sempre muito profissionais, mas também muito divertidos e afáveis.
É tão fácil gostar deles e do que fazem também!
Portámo-nos como gente grande, lanchamos e sentamo-nos direitinhos das cadeiras macias e confortáveis, estando bem atentos ao desenrolar de toda a história, na qual também participamos um bocadinho ;-) sempre que fomos solicitados!
Como se pode ver na foto, temos duas novas amigas na Sala Fixe, que nos irão acompanhar até ao final do ano letivo: são a Cindy e a Marylene, estagiárias do Mestrado em Ensino Básico, Pré-escolar e Primeiro ciclo da ESE de Viana do Castelo. 
Foi hoje o seu primeiro dia connosco e são muito bem vindas!
Despedimo-nos e encontramos à saída a professora Céu, que se reformou este ano e trabalhava na nossa escola. Como fazia anos, cantamos-lhe os parabéns! 
Foi uma manhã muito bem passada.
De tarde conseguimos recontar todo o enredo de "João e o pé de feijão" e, como atividade de consolidação, elaboramos Mapas de História (4/5 anos) e fizemos as primeiras tentativas de registo gráfico (3 anos)... foi uma nova experiência, muito interessante de observar!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Superfantástico!

Não, não somos da turma do balão mágico, mas o nosso dia foi mesmo SuperfantásticoCom 25 meninos e meninas na sala, entre os 3 e os 7 anos...
  • Matamos saudades, que já eram muitas...(9 dedos puseram-se imediatamente no ar quando se perguntou quem tinha saudades da sala fixe!)
  • Conversamos, muito, muito... contamos novidades, nem todas boas, pelo menos duas muito tristes, mas também fazem parte da vida e essa partilha ajudou todos a aprenderem a lidar com situações menos boas... como a morte de alguém da família, ou a despedida de um amigo que se vai embora da escola :-(
  • Trabalhamos, sim... a professora Florbela deixou algumas coisas para os meninos do primeiro ano fazerem e essas propostas contagiaram alguns dos mais crescidos...
  • Brincamos, sim, muito! A areia cinética, as construções, o faz-de-conta, os jogos de mesa, a biblioteca, a área dos projetos e até as áreas de expressão estiveram cheias de vida e animação...
  • Conhecemos uma nova história: chamava-se "Elmer" e os meninos do primeiro ano ajudaram a lê-la...
  • Criamos: máscaras, desenhos, construções com jogos e com areia cinética: - Esta areia é mesmo especial, o que é que tu lhe deitaste Juca?
Foi assim:


E os 9 meninos do primeiro ano também responderam à lista de perguntas que tínhamos preparado para eles, a fim de esclarecermos algumas dúvidas e preocupações, principalmente dos 4 fixes que irão para lá no próximo ano:
  • Qual foi a primeira coisa que aprenderam na vossa sala?
  • De matemática foram os números pares e ímpares: é assim, quando se somam dois números iguais, o número é par, por exemplo 3+3 é 6, o 6 é um número par. Quando se somam números diferentes, o número que dá é ímpar. De língua portuguesa foram as palavras menino/menina e olá/olé. E de estudo do meio foram os alimentos.
  • Como é o dia na vossa sala?
  • Chegamos e escrevemos no caderno diário a data, com letras, registamos o tempo e escrevemos o nosso nome completo. Depois fazemos os trabalhos e quando toca vamos lanchar. Se não acabarmos ficamos a acabar durante o intervalo. Estamos sempre a trabalhar mas, às vezes, também fazemos jogos.
  • Na vossa sala têm brinquedos?
  • Não, na nossa sala tem livros, cadernos, lápis e alguns jogos, mas brinquedos não.
  • O que é importante nós aprendermos no jardim para ser mais fácil ir para o primeiro ano?
  • Não nos custou muito, nós sabíamos as coisas importantes... temos que saber falar na nossa vez, falar mais baixo, sentar direito nas cadeiras, fazer os trabalhos com atenção, não estragar os materiais, respeitar as coisas dos outros.

Despedimo-nos com vontade de voltar num outro dia qualquer. 
Também com vontade de conhecer a sala deles, de ir lá passar um bocadinho...
E quando a professora nos perguntou se gostamos de receber os meninos do ano passado a resposta foi unânime: ADORAMOS!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Agenda da semana...

Vamos estar bastante atarefados, é verdade... senão vejamos:
  • Segunda-feira vamos receber na nossa sala os 9 meninos fixes que o ano passado estavam connosco:  o Guilherme, o Rodrigo P., o Santiago, o Tiago R., o Tiago A., o Rodrigo B., o Rafael, o Tomás e o João, serão muito bem-vindos de volta! Contamos convosco para esclarecer algumas curiosidades e também para matar saudades... e quem sabe ainda temos oportunidade para discutir sobre isto?
  • Terça-feira iremos deslocar-nos ao Teatro Sá de Miranda durante a manhã, para assistirmos à peça "João e o pé de feijão" pelos atores do CDV:

(Todos deverão estar na escola tempo e horas, para que ninguém perca o transporte).
Podem ler sobre os benefícios do Teatro com as crianças aqui.
  • Para quarta-feira está também prevista uma atividade com a presença de uma mãe fixe na sala, mas depois confirmaremos ;-)
  • Finalmente, sexta-feira será o último dia letivo antes da interrupção de Carnaval, que decorre de 3 a 5 de março. Nesse dia está prevista a realização do habitual Desfile pela freguesia, com visita ao Lar de Idosos e à Creche, o qual acontecerá, se o tempo o permitir, durante a manhã (a partir das 10h).

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Uma espreitadela...

Porque ainda não podemos revelar tudo (ainda não estão todas prontas), aqui fica só um cheirinho às Máscaras Fixes, ainda sem os retoques finais...
Construídas sobre um molde que lhes dá a dimensão 3D, permitem um melhor ajuste às nossas cabeças, tornando-se também mais confortáveis de usar...
Mas foi só a primeira etapa deste trabalho de construção artística a três dimensões. O resto mostraremos depois de tudo estar finalizado.

A arte na infância pode assumir diversas formas... ao nível da expressão plástica, o desenho, a pintura, o recorte, a colagem, a modelagem e a construção 2D ou 3D são algumas delas...
Todas contribuem para desenvolver a criatividade, enquanto trabalham pequenos músculos e exercitam capacidades motoras finas que ajudam as crianças a escrever e a realizar outras funções académicas no futuro. 
O envolvimento nas atividades de expressão artística ajuda as crianças a estar atentas e concentradas, a explorar os materiais e suas possibilidades, a tornar-se autónomas e confiantes, a melhorar a sua auto-estima, a colaborar com os outros, a negociar e a resolver pequenos conflitos, enfim, a aprender fazendo
E se outros trabalhos de cariz mais orientado também podem atingir estas metas, a expressão artística livre abre um novo mundo de descoberta, sedução e imaginação, que tarefas pré-determinadas não podem conseguir!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carnaval à porta...

Com o Carnaval à porta escolhemos os disfarces que gostaríamos de usar e elaboramos um recado com colagem para pedir a colaboração dos nossos pais.... de outra forma, na próxima sexta-feira, dia 28, não poderemos vir todos disfarçados (e muito divertidos) para o jardim, para o habitual desfile. 
Já sabemos que podemos contar com eles, porque são fixes como nós, não temos é tanta certeza quanto ao São Pedro... mas esperamos que também colabore connosco e mande um dia de sol! ;-)

Entretanto, na Sala Fixe, abriu na área dos projetos a mais recente oficina, dedicada desta vez à construção de máscaras:
  • A inspiração veio de longe, mais precisamente de Veneza... este ano queremos máscaras ricas, luxuosas e artísticas!
  • O material veio de mais perto e até foi oferecido... catálogos de papel de parede da loja Decorações Meadela, que aproveitamos para agradecer!
Quatro livros gigantes e pesados cheios de grandes páginas a explorar... um encantamento para os sentidos: há que ver, tocar, sentir...
  • Telas lisas, de várias cores, com texturas em relevo...
  • Outras estampadas, com padrões florais e de riscas...
  • Cores para todos os gostos, desde os negros até aos brancos, passando pelos tons garridos e pelos pasteis...
Exploramos os padrões, as texturas e as cores; recordamos tonalidades, a noção de claro e escuro e aprendemos o que são contrastes; trabalhamos o nosso sentido estético na observação, escolha e seleção das telas que queríamos usar na composição das nossas máscaras; contornamos, recortamos, experimentamos, colamos... foram construídas com técnica de recorte e colagem sobre um suporte que as torna tridimensionais!

Têm sido uns dias bem movimentados... Veneza, trazida pelo Arlequim, deu o mote:

À moda de Veneza... construindo as máscaras (dos) fixes! on PhotoPeach

Depois mostramos os produtos deste processo de descoberta e criação.
Mas as nossas máscaras, apesar de parecerem verdadeiras obras de arte, não são o mais importante... tal como refere um dos pintores famosos que conhecemos, Joan Miró:


“Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. 
A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.”


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A matemática escondida no fato do Arlequim...

A quinta-feira é o dia dos desafios... hoje ajudamos o Arlequim a colorir de novo o seu fato... Então não é que, sem querer, o maroto o lavou com lixívia e ficou todo branco?
Não nos importamos nada de o ajudar, mas de formas diferentes conforme a idade: 
- Os mais pequenitos pintaram (a seu pedido e a seu gosto) esta imagem do final da história...

- Os mais crescidos reconheceram e coloriram de forma adequada o padrão do fato do Arlequim, que era de tipo AB-AB-AB/CD-CD-CD, ou seja, era um padrão composto por 4 cores alternadas nos losangos: vermelho e amarelo em cima; azul e verde em baixo
E cumprimos a tarefa com sucesso!

Estamos a revelar cada vez mais facilidade em identificar e completar padrões, o que é mesmo muito bom porque, diz quem sabe...

In: "Os padrões na matemática do pré-escolar", Pedro Palhares e Ema Mamede, 2002

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A propósito do Arlequim: de Picasso, Itália e Veneza ao Carnaval, padrões e ... Zentangles ;-)

A história do Arlequim é esta aqui, para quem ainda não conhece:
A propósito desta história:
... falamos de Picasso, um pintor famoso que não fez só pinturas abstratas, também fez algumas figurativas/realistas, como foi o caso desta, que ilustra a capa da história:
... falamos de Itália, um país que parece uma bota, pelo que vimos no mapa...

... falamos de Veneza, uma das suas cidades, que é diferente da nossa porque em vez de ter ruas, tem canais e as pessoas em vez de andarem de carro e a pé, andam de barco, ou melhor, de gôndola, que é assim que se chamam os seus barcos!
E a propósito de Veneza:
... falamos no Carnaval, o mais importante e famoso da Europa!
Nele se usam máscaras que são verdadeiras e ricas obras de arte, feitas em couro, papel maché, gesso, alumínio e seda. A mais conhecida é chamada bauta:
Observamos algumas dessas bonitas máscaras, algo semelhantes às nossas deste ano, também elas muito artísticas... e também os fatos, lindos e muito luxuosos! 
Ficamos com vontade de ir a Veneza ver o Carnaval ;-)

Após o reconto da história, os meninos mais crescidos fizeram, como é hábito, o registo gráfico (que permite à professora observar até que ponto apreendemos o essencial do enredo e o conseguimos representar através do desenho), reproduzindo o padrão do fato do Arlequim, composto por losangos - mais uma forma geométrica!
E a propósito de padrões, criamos padrões gráficos com carimbagem de rolos que, depois de secar, colorimos com aguarelas...
Ainda conhecemos uma nova técnica de desenho, o zentangle, que não é difícil e permite desenhar com padrões e formas de todos os tamanhos e cores... para todos os gostos! 
Aprendemos aqui e começamos usando o lápis preto e fazendo linhas onduladas verticais e horizontais, assim:
Depois é só encher os espaços criados com formas e padrões (iguais dentro do mesmo espaço e diferentes em espaços contíguos).
Foi o que tentamos fazer numa folha pequenina (A5) para não cansar muito, pois é uma tarefa que requer atenção/concentração e empenho/persistência:


ZENtangles on PhotoPeach 

Aqui estão alguns dos zentangles que ficaram prontos:
Em cima: 3 anos; Ao centro: 4 anos; Em baixo: 5 anos

Mais um desafio superado!

Finalmente parou a chuva ;-)

E nós aproveitamos bem...
Depois do almoço fomos ao parque e matamos saudades da brincadeira no recreio! 
:-D
Soubemos que chegou um novo circo a Vila Franca (desta vez não trouxe meninos novos) e então resolvemos sair da escola para fazer uma caminhada até lá acima ao largo da igreja, assim demos um passeio e visitamos o circo e os seus animais... 


Houve quem dissesse que fomos ao circo, mas também quem dissesse que fomos ao círculo!
;-)
(Parece que os nomes das formas geométricas ficaram na memória :-)

Soube muito bem este bocadinho passado ao ar livre, junto com todos os amigos da escola!
E ainda bem que o aproveitamos, porque já começou a chover outra vez :'-(

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Que fantochada ;-)

No bom sentido! Com os fantoches finalmente prontos... 
... hoje foi o dia de (re)contar a história "O homem redondo e os seus amigos" em teatro de fantoches: A Leonor ofereceu-se para narradora e 4 meninos dos mais crescidos para desempenharem as 4 personagens: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.

Teatro de fantoches on PhotoPeach 

Mas a Leonor achava que não estava a correr suficientemente bem
- Parece que precisamos de ensaiar mais!
Pois, as personagens estavam a esquecer-se de algumas falas!

Só que, entretanto, os fantoches foram perdendo pernas :-( não aguentaram tanta emoção!
A risota foi geral...

Só deu mesmo para os mais novos experimentarem e darem também algumas gargalhadas!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Curtinhas

Hoje estivemos em "modo oficina" ;-)

E comemoramos o 5º aniversário do Miguel P. ao redor de um bolo de degraus ;-)
Teve parabéns, aferriá, foguetes... tudo a quem tem direito!

por hoje nada mais acrescentamos ;-)


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Histórias (ao redor) do Amor

Conhecemos este livro, porque andávamos a discutir o que era estar apaixonado...
Não gostamos muito do final, não é um final feliz, por isso resolvemos dar-lhe outro: 
O Ernesto deixou de fazer mal à Salomé e os dois tornavam-se namorados.

Também chegamos à conclusão que o sapo (d' "O sapo apaixonado") tinha razão: 
- Quando estamos apaixonados, o coração faz tum tum, tum-tum, tum-tum.

Fomos ouvir para ver se era verdade, usando um aparelho próprio, o estetoscópio:
Escutamos com atenção o coração da Leonor e depois todos os nossos corações. 
Parece que ninguém está apaixonado, porque os nossos corações batem devagarinho!
(E o Miguel P. ficou tão curioso sobre este instrumento, que pediu para escrever no Diário de Grupo que na próxima semana quer fazer um projeto sobre ele).

Conversamos sobre o AMOR e...

Terminamos o que decidimos fazer para oferecer aos namorados de lá de casa:
Com empenho e dedicação contornamos, recortamos, cosemos e escrevemos, cada um à medida da sua idade e das suas possibilidades... e ficaram assim as nossas lembranças de amor:

Alguns ainda quiseram escrever cartas de amor aos seus pais... e não são mesmo nada ridículas! ;-)
 (L, 5 anos)
 (B, 5 anos)
 (A, 5 anos)
 (A, 3 anos)
(M, 4 anos)

Assim comemoramos o amor entre os nossos pais, porque é um amor muito importante, é o amor que nos fez nascer!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Um dia de afetos

Num dia especial, finalmente veio o sol.
- Como é que o sol sabia que tu fazias anos? - perguntou o Mateus ;-)


E começamos o dia com uma situação-problema muito ternurenta: o jogo dos abraços!

Aqui fica um "cheirinho" em vídeo:
video
Trabalhamos conceitos algo complexos, que percebemos porque dramatizamos com o nosso corpo e depois representamos de formas diferenciadas:


Ao longo do dia continuamos construindo afetos, que serão partilhados com os nossos pais, os namorados lá de casa, amanhã Dia dos Namorados.

Conhecemos esta história de amor e houve quem quisesse escrever a História do Amor dos Pais... que está ainda em fase de finalização.


E terminamos com coisas boas, miminhos doces que todos apreciam, inclusivamente o bolo de chocolate e pintarolas que a professora fez para nós ;-) e um ramo de rosas com uma dedicatória de cada um (algumas bem originais!)



Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos