Missão Pijama - Capítulo II

Terça-feira é dia da caixinha das surpresas, que hoje parecia mais a caixinha de madeira da avó Mimosa ;-)


Pois foi, mais pista, menos pista e depois de ouvirmos o som que faziam dentro da caixa, logo descobrimos o que tinha lá dentro: folhas coloridas com bonecos de papel para montar... iguaizinhas às da Maria e da Milu do livro "O menino que não sabia brincar". 
Não nos fizemos rogados e tratamos de as preparar, para podermos depois brincar com elas... - São fixes, até dão para fazer teatro!

Mas também lá estavam as Casinhas do Pijama (já as levamos hoje para nossas casas, juntamente com o recado para os pais) que tiveram que ser recortadas, dobradas, montadas e coladas por cada um de nós, sozinhos...
Ou com a ajuda de que necessitássemos...
No Dia Nacional do Pijama somos convidados a ajudar outras crianças. 
Por isso, esta iniciativa tem um valor educativo especial, porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade.
A Casa dos Pijamas vai funcionar como mealheiro de papel (Leiam aqui mais) durante alguns dias... não é muito importante o valor que cada um possa dar, o pouco pode fazer muito!
No dia em que formos todos vestidos de pijama para a escola (20 de novembro) cada um de nós irá levar a sua Casinha dos Pijamas com os donativos que conseguiu juntar na sua família. 
Já de tarde, ouvimos contar o capítulo 2 do livro "O menino que não sabia brincar", que vai desde a explicação da situação da Milu, uma criança que foi recebida na família de acolhimento da Maria, até ao aparecimento do amigo imaginário da Maria... 
Já sabemos o que é uma família de acolhimento... 
- É uma família que recebe os meninos que não têm pais! 
É mais ou menos isso, depois haveremos de aprofundar o assunto...
E esta foi a representação gráfica que fizemos desta segunda parte da história:
E assim foi o nosso segundo dia em Missão Pijama! ;-)

Comentários