Um quarto dia bem cheio

Começamos o dia a cantar... lá diz o ditado que "quem canta seus males espanta" e nós queríamos espantar este mal-de-chuva que não nos larga!
Recordando o dia de ontem cantamos Plim, plão plum, cai a chuva no telhado e depois quisemos fazer uma gravação, para os meninos novos verem (e ouvirem) como é...
Cantem connosco seguindo o pictograma...
Entusiasmamo-nos e quisemos continuar a gravar... repetimos a canção do bom-dia e cantamos ainda as canções de que nos lembramos do ano anterior (mas os nossos cantadores mais crescidos foram para o 1º ano, por isso os 3 finalistas tiveram que se esforçar para ajudar os 9 médios a recordá-las e os 3 pequenitos a aprenderem-nas
Foi uma cantoria bem fixe!

Reatámos depois um hábito já interiorizado por todos: a distribuição das tarefas a desempenhar pelos meninos e meninas, utilizando o Quadro de Tarefas (um quadro de entrada simples, de leitura horizontal). 
Durante a atividade, verificamos que já quase todos sabem os nomes dos seus companheiros de sala e os meninos novos até já tomaram parte ativa nas escolhas... um bom sinal!

Outra coisa que ainda não tínhamos feito era trabalhar com tintas... mas hoje fizemos digitinta e foi um entusiasmo! Só um menino dos novos se mostrou um bocadinho renitente em experimentar, mas depois de o fazer, até quis repetir! Primeiro estranha-se e depois... ;-) 
Não se admirem se aparecer um bocadinho de tinta nos nossos braços... é que alguns pintaram com não só com dedos, mas com mãos e braços... até aos cotovelos!
Enquanto fazíamos a digitinta, os mais pequenitos descobriram a área dos projetos e começaram a querer empreender:
O Frederico construiu uma torre com 3 rolos, mas na altura da foto desmoronou-se...
A Carolina forrou com cola outro rolo, - era para colar aqui uma coixa, e essa coisa acabou por ser papel de jornal que sobrou dos barquinhos de ontem.
A coisa mais ternurenta aconteceu quando o Fred (3 anos) caiu e fez um galito na testa. Pusemos logo gelo e a Carolina (2 anos) quis ajudar, segurando o gelo no dói-dói do amigo ;)
A modelagem ajuda a descarregar energias, por isso acalma, relaxa e diverte! 
Temos feito muita modelagem com massa de farinha e areia cinética, parece ser uma atividade que agrada a todos, o que é muito bom, pois exercita a motricidade fina, que será muito importante no processo de alfabetização. Ensinar as crianças a ler e a escrever é um processo que começa muito mais cedo do que se imagina...  através do estimulo dos movimentos das mãos e dos dedos, para facilitar a preensão e apurar a destreza na utilização de lápis, pincéis, tesouras, etc.
Assim, a brincar, estamos a aprender e a preparar os alicerces do futuro!

Comentários

  1. Olá a todos da sala fixe!
    Obrigada Juca por partilhar o dia a dia dos nossos filhotes. Hoje a Carolina mostrou o seu lado carinhoso...
    Beijinhos para todos da mãe da carolina.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia, seja bem vinda de regresso a este espaço!
    A Carolina é um doce, e esta foi só uma pequena amostra do que ela é capaz ;-)

    Bom fim de semana

    Beijinhos fixes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.