Missão cumprida!

Como empreendedores cumpridores que somos, hoje demos por finalizado o nosso projeto de empreendedorismo, terminando o espantalho Roberto e colocando-o na horta de avós e netos!
Também acabamos as tabuletas de todos os hortícolas que lá estão a crescer...
(isto até parecia uma manifestação, pena que alguns não estiveram presentes hoje!)
A nossa horta ficou muito mais bonita e alegre... só falta mesmo apanhar alguns produtos que já estão prontinhos para a colheita e também retirar ervas daninhas, mas desta vez vão ser os meninos mais crescidos (do primeiro ciclo) a fazê-lo, pois nós já o fizemos...
E o Roberto ficou mesmo ao lado do buraco da toupeira! Pode ser que também a espante...
As nossas estagiárias Marylène e Cindy foram muito importantes na prossecução deste projeto: 
  • estiveram atentas, observaram  e escutaram os nossos interesses/necessidades;
  • ajudaram-nos a encontrar uma solução que resolvesse o problema da nossa horta (que não tinha espantalho porque o Juvenal se foi embora para a escola da Prof. Paula);
  • incentivaram-nos a organizar as nossas ideias, construindo a narrativa do projeto;
  • cooperaram connosco na sua concretização, primeiro através da elaboração do protótipo do projeto;
  • ajudaram-nos a colocar as nossas ideias em prática, de forma ativa e colaborativa, cooperando para encontrar soluções para as dificuldades;
  • ensinaram-nos o que é ser empreendedor, pois ainda não conhecíamos esse termo específico, bem como outros que lhe estão associados.
Na verdade...

O Empreendedorismo é um novo olhar sobre o mundo, alicerçado no conhecimento e na inovação, a partir do envolvimento de pessoas e de processos que, em conjunto, promovem a construção de ideias, a avaliação de oportunidades, a mobilização de recursos, a assunção de riscos e a concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso.
É fundamental que a escola proporcione em todos os níveis e ciclos de ensino uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, criatividade, inovação, organização, planeamento, responsabilidade, liderança, trabalho em grupo, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outras.
educação para o empreendedorismo é um contributo transversal às diferentes disciplinas e áreas não disciplinares que se consubstancia em atividades ou projetos, desenvolvidos de forma participada pelos alunos e que concorram para a mudança na sua área de atuação enquanto cidadãos.
Fonte: http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaocidadania

Comentários