"Esmiuçando" a Páscoa...

Assim como o Natal tem um significado maior do que o Pai Natal e as prendas, também a Páscoa o deve ter... partimos à descoberta dele, conversando ao redor da mesa grande:
- Porque existe a Páscoa? O que se comemora?
Porque afinal, independentemente das convicções e práticas religiosas (ou não) de cada um, há História por detrás das festividades do ano e é importante conhecê-la.

Os mais crescidos recordavam-se que a Páscoa não é só coelhinhos e ovos de chocolate:
- Tem qualquer coisa a ver com Jesus...
- No Natal o Jesus nasceu e na Páscoa eu acho que morreu... - disse o Miguel P.
- Então se o Jesus morreu, porque é que se faz uma festa? Morrer é uma coisa boa, alegre, para se festejar?
- Não... isso é porque depois Ele...(hum)... ficou vivo outra vez! 
- Queres dizer que o Jesus ressuscitou?
- Isso, já não me lembrava da palavra, Ele ressuscitou!

E então revisitamos a verdadeira história da Páscoa, contada por crianças, como nós, que fizeram um filme, no qual dramatizaram os principais passos desta fase da vida de Jesus. 
A professora explicou que estas crianças eram brasileiras e que lá no Brasil também se fala português, mas é um bocadinho diferente do nosso, porque tem um sotaque, uma forma de falar diferente...
Nós até já conhecíamos o português brasileiro, por causa das novelas da televisão e assim não foi complicado perceber quase tudo!


Todos se mantiveram bem atentos e concentrados, até um bocadinho espantados com o que estavam a ver... como é que crianças pequenas como nós conseguem contar a história da Páscoa assim?
Porque quando se quer mesmo consegue-se, temos é que nos esforçar um bocadinho mais!

Na próxima semana continuaremos a esmiuçar a Páscoa, o seu significado e os seus símbolos, também com a ajuda da Cindy e da Marylène... bom fim de semana para todos!

Comentários