E hoje foi assim...

Realizamos a experiência que ficou por fazer ontem...para responder a esta pergunta:
- Será que a semente do feijão germina/cresce se lhe faltar alguma das 3 coisas de que necessita para viver? (recordamos que estas são terra, água e luz/sol)
Para o descobrir usamos 4 copos, que etiquetamos devidamente: 
  • no primeiro semente não! Pusemos terra, regamos e pusemos à janela... mas não metemos lá a semente!
  • no segundo terra não! Pusemos o feijão e a água (embebida em algodão) e colocamos à janela...
  • no terceiro, água não! Pusemos o feijão dentro da terra e colocamos à janela, mas não o vamos regar...
  • no quarto e último copo, sol não! Pusemos o feijão dentro da terra e regamos, mas metemos o copo dentro de um armário fechado. Lá não recebe luz.
Agora vamos aguardar e o tempo nos dará as respostas que procuramos.


---------------------------

Mas entretanto, terminada que está a primeira fase de elaboração da surpresa de Páscoa, passamos à segunda... e tecemos ovos!
Os mais crescidos de forma relativamente autónoma e os mais novos com ajuda dos adultos, todos conseguimos levar a cabo a tarefa. 
E que bonito ficou... mas ainda não podemos mostrar! ;-)

---------------------------

Finalmente, terminamos o dia com uma atividade que se tornou viral, que se diz agora ;-) (isto é, contagiou muitos de nós): inventamos bonecos com post-it's, o que foi uma coisa fantástica, porque os meninos pequenos também quiseram fazer e assim, a brincar, conseguiram representar o esquema corporal, mesmo aqueles que normalmente ainda só fazem garatujas... porque estão nessa idade ;-)
Escolhemos 4 cores diferentes, posicionamos 3 post-it's na folha (em cima, ao centro e em baixo) dobramos um dos post-it a meio e cortamos para fazer os 2 braços; colamos tudo na folha de papel e depois desenhamos cada parte do corpo no seu lugar: em cima a cabeça, no centro a barriga, em baixo as pernas e dos dois lados os braços!
Trabalhamos a noção cromática (cor), as noções topológicas (localização no espaço), a motricidade fina (dobragem, recorte e colagem), a consciência de si, o esquema corporal, a capacidade de representação gráfica... tantas aprendizagens numa mera brincadeira de final de dia!
O Miguel P. ficou tão orgulhoso do seu boneco que pediu para tirar uma foto com ele ;-)
E cá pela Sala Fixe, ninguém nega uma foto a alguém que esteja orgulhoso do que fez!


Comentários

  1. Amei!! Vou copiar! Tenho uma série de crianças (pequenas) a quem isto vai assentar que nem ginjas (lol)
    Bjinhos, Juca

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.