Um desafio matemático, mas não só...

A quinta-feira trouxe-nos um desafio matemático que envolvia bonecos de neve... a desenvolver de forma diferenciada conforme as idades...
Era uma vez um bonequinho de neve que estava muito sozinho e queria amigos para brincar... mas não podiam ser uns amigos quaisquer! 

Os meninos de 3 e 4 anos teriam que reconstruir o bonequinho de neve branquinho, recortando as suas peças e montando-o de forma adequada. E assim foi...
Aos meninos de 5 anos competiria construir amigos do boneco de neve, seguindo 2 regras:
- Todos teriam que ser diferentes uns dos outros;
- Cada um dos amigos teria que ter peças de 3 cores diferentes (barriga, cabeça e chapéu).
Lançado o desafio foi só concretizá-lo: pensando, colorindo, recortando, colando...
- Isto é bom para o raciocínio - disse a Anita 

E com muita razão pois, segundo Pólya (2003) "o problema pode ser modesto, mas se desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver pelos seus próprios meios experimentará o prazer e o triunfo da descoberta. Tais experiências, numa idade susceptível, poderão criar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, uma marca indelével na mente e no caráter".

Também foi bom para relembramos algumas formas geométricas, nomeadamente o círculo e o triângulo, que compunham os bonecos de neve. Reparamos que estavam um pouquinho esquecidas e combinamos recordá-las a todas na próxima semana.

Mas, entretanto, finalizamos outros trabalhos iniciados em torno dos bonecos de neve, por exemplo, os bonecos de espuma de barbear a cola, que estiveram a secar todo este tempo e que, finalmente, nesta sexta-feira pudemos decorar:


E ainda terminamos alguns bonecos de neve com as letras do nosso nome: teriam que ter tantas bolas ( no corpo) quantas as letras que compõem o nome de cada um; depois vamos descobrir quem tem o nome mais comprido (com mais letras) ou mais curto (com menos letras)

Foi uma semana intensa, cheia de chuva lá fora e de neve cá dentro! ;-)

Comentários