Superfantástico!

Não, não somos da turma do balão mágico, mas o nosso dia foi mesmo SuperfantásticoCom 25 meninos e meninas na sala, entre os 3 e os 7 anos...
  • Matamos saudades, que já eram muitas...(9 dedos puseram-se imediatamente no ar quando se perguntou quem tinha saudades da sala fixe!)
  • Conversamos, muito, muito... contamos novidades, nem todas boas, pelo menos duas muito tristes, mas também fazem parte da vida e essa partilha ajudou todos a aprenderem a lidar com situações menos boas... como a morte de alguém da família, ou a despedida de um amigo que se vai embora da escola :-(
  • Trabalhamos, sim... a professora Florbela deixou algumas coisas para os meninos do primeiro ano fazerem e essas propostas contagiaram alguns dos mais crescidos...
  • Brincamos, sim, muito! A areia cinética, as construções, o faz-de-conta, os jogos de mesa, a biblioteca, a área dos projetos e até as áreas de expressão estiveram cheias de vida e animação...
  • Conhecemos uma nova história: chamava-se "Elmer" e os meninos do primeiro ano ajudaram a lê-la...
  • Criamos: máscaras, desenhos, construções com jogos e com areia cinética: - Esta areia é mesmo especial, o que é que tu lhe deitaste Juca?
Foi assim:


E os 9 meninos do primeiro ano também responderam à lista de perguntas que tínhamos preparado para eles, a fim de esclarecermos algumas dúvidas e preocupações, principalmente dos 4 fixes que irão para lá no próximo ano:
  • Qual foi a primeira coisa que aprenderam na vossa sala?
  • De matemática foram os números pares e ímpares: é assim, quando se somam dois números iguais, o número é par, por exemplo 3+3 é 6, o 6 é um número par. Quando se somam números diferentes, o número que dá é ímpar. De língua portuguesa foram as palavras menino/menina e olá/olé. E de estudo do meio foram os alimentos.
  • Como é o dia na vossa sala?
  • Chegamos e escrevemos no caderno diário a data, com letras, registamos o tempo e escrevemos o nosso nome completo. Depois fazemos os trabalhos e quando toca vamos lanchar. Se não acabarmos ficamos a acabar durante o intervalo. Estamos sempre a trabalhar mas, às vezes, também fazemos jogos.
  • Na vossa sala têm brinquedos?
  • Não, na nossa sala tem livros, cadernos, lápis e alguns jogos, mas brinquedos não.
  • O que é importante nós aprendermos no jardim para ser mais fácil ir para o primeiro ano?
  • Não nos custou muito, nós sabíamos as coisas importantes... temos que saber falar na nossa vez, falar mais baixo, sentar direito nas cadeiras, fazer os trabalhos com atenção, não estragar os materiais, respeitar as coisas dos outros.

Despedimo-nos com vontade de voltar num outro dia qualquer. 
Também com vontade de conhecer a sala deles, de ir lá passar um bocadinho...
E quando a professora nos perguntou se gostamos de receber os meninos do ano passado a resposta foi unânime: ADORAMOS!

Comentários

  1. E assim num reencontro de amigos, aprofundaram temáticas comuns,e estreitaram laços, em atividades de verdadeira articulação.
    Parabéns.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.