Olhando pela nossa saúde...

... realizamos hoje o habitual rastreio visual anual, que tem permitido detetar indícios de dificuldades visuais que, de outra forma, poderiam passar despercebidas!
Assim se combate, precocemente, o insucesso escolar e assim também se incentivam parcerias muito proveitosas para a comunidade escolar, com a colaboração de parceiros da própria comunidade, neste caso com o Sr. Paulo Azevedo, Presidente da nossa Associação de Pais e também proprietário da MinhOpticas.

Foi assim o nosso rastreio, onde todos estivemos à altura dos acontecimentos, sem quaisquer receios de experimentar a máquina!
Rastreio visual on PhotoPeach 
Lá dentro, foi esta a imagem que vimos:

Tínhamos iniciado o dia com a visualização desta apresentação:
Foi o ponto de partida para conversarmos sobre a importância dos nossos olhos, como eles são, para que servem e experimentamos a diferença de não ver, de viver na escuridão. 
E também falamos sobre as pessoas que vivem assim, os invisuais (ou cegos) e os seus cães-guia, que os ajudam a deslocar-se de um lado para o outro e que são treinados para isso. 

Veio também a propósito o sistema braille, que é o modo através do qual os invisuais podem ler, sentindo as letras com o tato, uma vez que não as conseguem ver... tudo coisas muito importantes, porque estamos a ser educados para a diversidade, no respeito por todos os tipos de diferença!

Ainda brincamos um bocadinho (no bom sentido!) com o sistema braille, através de um site onde se pode converter a escrita em braille. Assim fizemos os nossos nomes, que depois picotamos e tentamos ler com os olhos fechados (apenas poderíamos fazê-lo se conhecêssemos o sistema braille, pois as "letras" são diferentes das do nosso alfabeto) 

Fomos todos para casa com a informação para transmitir aos pais, sendo que 5 fixes terão mesmo que visitar um oftalmologista para verificar melhor os seus olhinhos...

Gostaríamos de expressar reconhecimento pela importância do trabalho desenvolvido, a título gratuito, pelo Sr. Paulo Azevedo e pela MinhOpticas, uma parceria que já vai no quinto ano e sem a qual não seria possível a realização desta iniciativa tão importante para toda a comunidade. E este ano com uma novidade: cheques-desconto incluídos no panfleto ;-)

Comentários