Coisas... e loisas!

Alguns dos nossos amigos (eles sabem bem quem são...) andam a chegar à escola atrasados todos os dias :-( Já temos conversado sobre isso, mas todos dizem que não têm culpa, os pais é que se atrasam. 
Vamos lá então, papás fixes, a recordar que a chegada ao jardim de infância decorre até às 9h30m, está bem?
Estes atrasos têm feito com que tenhamos que ocupar um bocado de tempo, esperando que (quase) todos cheguem, para começarmos o dia juntos, mas é um pouco aborrecido que o tenhamos que fazer quase todos os dias!
Porque, se assim não fizermos, alguns (sempre os mesmos, ainda para mais...) perdem as rotinas da manhã e o planeamento do dia, para além de qualquer outra atividade de grande grupo que aconteça no dia, o que é uma  grande pena para eles!
Foi por isso que começamos a competição do jogo dos copos... e parece que, por artes mágicas, acertamos quase sempre na resposta certa à pergunta: onde está o pino diferente? 
Estamos a ficar verdadeiros campeões!
Este é um jogo muito simples, mas que requer muita atenção: temos que seguir os movimentos do copo onde se encontra o pino diferente, o que nem sempre é fácil!
Assim trabalhamos a nossa atenção e concentração... a brincar!

Ainda na continuidade do dia de ontem, iniciamos um registo em colunas sobre as cores dos nossos olhos: usamos um rolo de papel higiénico para carimbar círculos e depois pintamos as íris (bolinhas do olho) da cor certa... (alguns tiveram que ir confirmar ao espelho!)

Amanhã terminaremos... mas entretanto, entre coisas e loisas como terminar os fantoches das formas ou fazer o recado de Carnaval para os pais (que têm que ir pensando nos nossos disfarces e por isso lhes comunicamos as nossas escolhas) surgiu na conversa... 
O dia dos namorados
Refira-se que nada estava previsto nem planeado acerca deste assunto, porque ainda nem sequer tinha sido levantado por ninguém (grande ou pequeno) na nossa sala (vejam mais sobre isso aqui)

Mas então tivemos que planear... sim, porque todos queriam fazer alguma coisa...
- Mas fazer alguma coisa para quê?
- Para dar!
- Para dar a quem? Vocês têm namorados?
(Só a Luciana admitiu que sim ;-)  mais ninguém tem namorado(a) na Sala Fixe)
- Aos pais! Os pais antes de casarem eram namorados!
- E os avós, os avós também - reforçou o André M.
- Então e o que querem fazer para levar para esses namorados lá de casa?
- Corações - disse o Mateus
- De cartolina - acrescentou a Leonor
- Um envelope em forma de coração e escrever lá dentro coisas amorosas - disse ainda a Anita.
Não houve mais sugestões e todos gostaram destas. 
Por isso as registamos no Diário de grupo.
Verificamos os materiais necessários e temos tudo, amanhã há que começar a trabalhar!

Comentários

  1. Olá Juca e meninos. Por cá o dia de S. Valentim tem sido um pouco adaptado aos nossos interesses...também não existem namorados na sala (exceto a Clara e o Dário que falaram disso hoje). Andamos de volta da amizade, do que é ser amigo e tb estamos a fazer umas coisinhas para os pais (namorados lá de casa). Beijinhos e continuem a partilhar connosco as vossas interessante descobertas

    ResponderEliminar
  2. Mas que belo recado vocês deixaram aqui. Acho que me vai dar jeito!!! Quanto ao dia de S. Valentim, como diz no texto que vocês referem " se tiver especial relevância para aquele grupo de crianças, nesse momento (se as crianças têm falado com insistência nesse assunto, se manifestaram explicitamente interesse nisso (...). Foi o aconteceu convosco, não é? Então fico a aguardar os vossos envelopes "amorosos". Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.