A propósito do Arlequim: de Picasso, Itália e Veneza ao Carnaval, padrões e ... Zentangles ;-)

A história do Arlequim é esta aqui, para quem ainda não conhece:
A propósito desta história:
... falamos de Picasso, um pintor famoso que não fez só pinturas abstratas, também fez algumas figurativas/realistas, como foi o caso desta, que ilustra a capa da história:
... falamos de Itália, um país que parece uma bota, pelo que vimos no mapa...

... falamos de Veneza, uma das suas cidades, que é diferente da nossa porque em vez de ter ruas, tem canais e as pessoas em vez de andarem de carro e a pé, andam de barco, ou melhor, de gôndola, que é assim que se chamam os seus barcos!
E a propósito de Veneza:
... falamos no Carnaval, o mais importante e famoso da Europa!
Nele se usam máscaras que são verdadeiras e ricas obras de arte, feitas em couro, papel maché, gesso, alumínio e seda. A mais conhecida é chamada bauta:
Observamos algumas dessas bonitas máscaras, algo semelhantes às nossas deste ano, também elas muito artísticas... e também os fatos, lindos e muito luxuosos! 
Ficamos com vontade de ir a Veneza ver o Carnaval ;-)

Após o reconto da história, os meninos mais crescidos fizeram, como é hábito, o registo gráfico (que permite à professora observar até que ponto apreendemos o essencial do enredo e o conseguimos representar através do desenho), reproduzindo o padrão do fato do Arlequim, composto por losangos - mais uma forma geométrica!
E a propósito de padrões, criamos padrões gráficos com carimbagem de rolos que, depois de secar, colorimos com aguarelas...
Ainda conhecemos uma nova técnica de desenho, o zentangle, que não é difícil e permite desenhar com padrões e formas de todos os tamanhos e cores... para todos os gostos! 
Aprendemos aqui e começamos usando o lápis preto e fazendo linhas onduladas verticais e horizontais, assim:
Depois é só encher os espaços criados com formas e padrões (iguais dentro do mesmo espaço e diferentes em espaços contíguos).
Foi o que tentamos fazer numa folha pequenina (A5) para não cansar muito, pois é uma tarefa que requer atenção/concentração e empenho/persistência:


ZENtangles on PhotoPeach 

Aqui estão alguns dos zentangles que ficaram prontos:
Em cima: 3 anos; Ao centro: 4 anos; Em baixo: 5 anos

Mais um desafio superado!

Comentários

  1. Não conhecia esta história, por isso foi muito bom a passar a conhecer...Gostei muito da técnica que usaram para fazer os padrões, e adorei o "zentangle".
    Muito obrigada pela partilha, e parabéns.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.