Um balanço positivo... ;-)

Como todas as sextas-feiras, ao chegar ao final da semana é tempo de fazer balanço:
Começamos logo pela manhã, arrumando as produções livres que não vão para os portefólios dentro das capas de trabalhos. Mas não sem antes as partilharmos em grande grupo, para identificarmos a quem pertencem e depois fazermos a respetiva contagem, que registamos:
- Quantos desenhos/colagens/pinturas/outras produções tenho?

Está combinado que, em cada semana, cada um de nós deve passar por todas as áreas de expressão, apresentando um desenho, uma colagem e uma pintura, pelo menos... mas nem sempre somos (todos) suficientemente responsáveis para nos recordarmos disso (embora surjam sempre lembretes ao longo dos dias que passam...)

Os mais crescidos, por vezes, esforçam-se por fazer tudo logo na segunda-feira e depois dizem, muito satisfeitos: - Já tenho tudo em ordem!
Os mais pequenitos vão sendo ajudados a recordar-se do que ainda não fizeram e, desta forma, tem corrido tudo muito bem. 
Claro que, de vez em quando, como é natural, lá aparece uma bolinha (em vez de um algarismo) no registo, o que é mau sinal... há que pôr aquela produção em dia!
Assim crescemos em responsabilidade e aprendemos a gerir o nosso tempo no dia a dia, de uma forma quase totalmente autónoma, planeando aquilo que queremos e devemos fazer.

Mas hoje o dia foi um bocadinho diferente. 
Por ausência da professora deles, recebemos na nossa sala alguns meninos da Sala dos Amigos e foi um entusiasmo! 
Gostamos muito de receber visitas, sejam elas crianças ou adultos. São sempre momentos ricos de experiências e aprendizagens e é na partilha que todos crescemos!
Explicamos-lhes um bocadinho da dinâmica da nossa sala, para que se pudessem movimentar à vontade, escolhendo o que quisessem fazer. 
Entusiasmaram-se muito com a areia cinética, com a caneta TING e os jogos do tablet da nossa professora, mas também com a casinha das bonecas e outros jogos diferentes dos deles... 

Até experimentamos pintar com rolhas de cortiça ;-) fazendo carimbagens redondinhas e coloridas
Foi muito bonito ver todos a interagirem com harmonia!

Recordamos a semana e todas as experiências e aprendizagens sobre a água que fomos fazendo e quisemos colocar esse assunto na ordem de trabalhos da próxima Assembleia de Escola, planeada para a próxima terça-feira. 

Revimos o que nos falta fazer e verificamos que não conseguimos ainda fazer todas as experiências com água que queríamos e que também ainda faltam os tais "bonecos de neve" que estão escritos no Diário de Sala, na parte "O que queremos fazer" desde dezembro - bonecos de neve!

O jogo do copo também fez sucesso... temos por cá verdadeiros campeões!

Comentários