Recantos (e outras coisas) de Natal

Em toda a escola e também na nossa sala começam a aparecer sinais de que Dezembro já chegou e que, por isso mesmo, o Natal está a bater à porta...  são os nossos Recantos de Natal, que nos recordam porque é que ele existe: por causa do nascimento de Jesus.

E hoje aprendemos outra coisa que ainda não sabíamos: 
Porque é que a árvore de Natal é um pinheiro e não outra árvore qualquer?
Esta história, baseada numa Lenda da Árvore de Natal, explica tudo...
Por isso se decoram os pinheiros no Natal... nós até fomos buscar o nosso, que é pequenino e foi para o Recanto de Natal, mas não houve ainda tempo para o decorar. 
Sabem porquê?
Porque hoje foi o primeiro dia útil do novo mês e foi preciso:
  • Mudar a folha do nosso calendário e esta é a última, sinal de que o ano 2013 está a acabar (Porque é que isto passa tudo tão depressa? - perguntou a Leonor)
  • Mudar o Mapa mensal de Presenças e Faltas;
  • Mudar o Registo mensal das luzinhas do nosso coração;
  • Fazer as contagens das presenças, faltas e luzinhas de cada um de nós;
  • Fazer o respetivo registo, de modo diferente conforme as idades; no caso dos meninos mais crescidos, tratar os dados através de gráficos de barras.
Foi também o dia de montarmos a nossa Coroa de Natal para funcionar como Calendário do Advento, com todos os rebuçados cheios de Natal que as nossas famílias elaboraram lá em casa, usando apenas um rolo de papel higiénico e muita imaginação!
Muito obrigada a todas as famílias pela vossa colaboração!

Aqui está ela, a nossa coroa, mas ficou tão pesada (com os recheios dos rebuçados) que não pode ser pendurada! Então decidimos que ia ser um Centro de Natal... mas continua a ser o nosso Calendário do Advento!

Ora como já estamos nesse tempo antes do Natal, hoje começamos a abrir. Abrimos dois, o dia 1 (ontem, que não houve escola) e o dia 2 (hoje). Eram os rebuçados cheios de Natal da Leonor e do Mateus e lá dentro só tinham coisas doces...

Mas, entretanto, alguns de nós ainda quiseram elaborar pinheirinhos com materiais disponíveis na área dos projetos:
E também já começamos a preparar uma surpresa, mas como é isso mesmo, uma surpresa, não podemos revelar!

Nota para os pais, depois da conversa em torno da história:
Não devemos ir cortar pinheiros ao monte, porque depois do Natal são deitados fora e as árvores são muito importantes para um bom ambiente. Então, como fazer? Há duas formas: ou compramos uma árvore artificial, que podemos usar todos os anos, ou então arranjamos um pinheiro em vaso, se quisermos uma árvore natural e também assim teremos uma árvore de Natal para muitos anos!

Comentários

  1. Uma segunda-feira, cheia...muito cheia de aprendizagens com "Cheiro e Sabor" a Natal.
    Gostei da vossa ideia do calendário do advento. A relação escola família é importantíssima.
    Continuem, pois vamos continuar a "espreitar" para sentirmos os vossos cheiros e sabores natalícios.
    Beijinhos Triquiteiros.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.