Um dia com tintas, cores e misturas

Na passada sexta-feira já tínhamos deixado registado no nosso Diário de Grupo, que esta semana iríamos começar a preparar a festa das castanhas... e foi mesmo isso o que fizemos, após o acolhimento e as novidades de todas as manhãs. 
Uma delas foi a ausência do Matias... a Sofia levou-o de fim de semana e hoje ele não regressou. Também não sabemos porquê, porque ela não nos explicou :-( decidimos aguardar por amanhã, para ver o que acontece. 
E tivemos que cantar os bons dias sem o Matias... 
Ajudou-nos nessa tarefa o amigo João Ratão, que fez um figurão!

E começamos o dia com mais uma história da nossa professora:
Depois do habitual reconto, que fizemos sem dificuldade (à exceção da palavra nova "magenta" que é o nome correto de uma das cores primárias, o rosa forte) passamos à experiência prática!

Usando as 3 cores primárias, magenta, amarelo e azul, reproduzimos o que aconteceu na história: deitamos amarelo em cima do azul, mexemos e... apareceu o verde (- igualzinho!) Depois fomos deitando gotas de magenta, uma a uma e íamos contando para saber quantas gotas eram precisas para transformar o verde em castanho. E eram muitas, pois contamos até 50! 
Só que a nossa experiência de fazer castanho não resultou :-( 
Chegamos à mesma conclusão destes meninos: é mesmo difícil fazer castanho!
Mas, mais tarde e sem qualquer esforço a Leonor (5 anos) na sua pintura livre conseguiu!
- Olha, Juca, fiz castanho... e consegui! 

Passamos depois ao registo, desta vez usando uma técnica mista. Começamos por fazer borrões de tintas, misturando cores ao gosto de cada um:

Como o tempo estava hoje muito húmido, as nossas produções não secaram e amanhã vamos continuar... ou com desenho, ou com colagem, cada um irá decidir como completar os seus registos desta história.

E entre tintas, chuva e cores... surgiu de forma espontânea uma pintura científica!
Feita pelo Miguel P. (4 anos) ilustra o que é necessário para que surja um arco-íris:
(A chuva, o céu, o sol, o arco-íris e as ondinhas de cor refletidas no mar)

Vontade de sol, é o que é... porque sem ele, não há arco-íris!

Comentários