Catarina ;-)

Catarina é a nova habitante da Sala Fixe!
Chegou ontem, diretamente do recreio, para onde fomos um bocadinho gastar as energias acumuladas durante tantos dias seguidos de chuva...

Os mais crescidos lembraram-se de uma experiência que tinham feito quando ainda eram pequeninos, há dois anos atrás e quiseram replicá-la. 
E a L. (5 anos) que é muito amiga de tudo o que é bicharada pequena (joaninhas, lagartixas, saltitões, escaravelhos, formigas grilos, lagartas e outros mais) não se atrapalhou nada em pegar nela e trazê-la para a sala, para fazermos como na outra vez...
Arranjamos uma caixa transparente, que foi bem lavadinha e lá colocamos a Catarina, uma lagarta verdinha, mesmo muito verdinha!
Também lá pusemos algumas folhinhas verdes, de alface e de salsa e deixámo-la a descansar.

Hoje, quando chegamos, qual não foi o nosso espanto quando a Lídia nos chamou a atenção para a rapidez da Catarina... então não é que ela já tinha feito o seu casulo, mesmo na esquina da sua casinha transparente?
- Morreu - disseram alguns dos mais pequenos.
- Não morreu nada, está a dormir! - responderam os mais crescidos.
- Fez uma casa e agora está lá dentro.
- A casa da lagarta chama-se casulo!
- Depois vão passar assim, mais ou menos, 3 dias... e ela vai sair, não é professora?
- Acho que vai ser preciso mais algum tempo...
- E depois quando sair, vai ser uma borboleta!

Foi a prova de que uma vivência significativa para as crianças, mesmo muito pequeninas, pode permanecer na sua memória passado muito tempo!

Uma experiência que querem fazer de novo para recordar e partilhar com os amigos mais pequenos... está visto que vamos ter o privilégio de assistir (alguns novamente) a um milagre da Natureza: a metamorfose da borboleta!

Comentários

  1. Que giro! É uma experiência muito gira, sim senhores ... Deus queira que eles apanhem uma lagarta no nosso empedrado recreio :(

    beijinhos, ó Fixes!

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Uma experiência muito significativa.
    Tratem bem da vossa "Catarina" Fixes!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.