Caixas de ovos com histórias dentro!

Cá estão algumas delas... agora que começou o entusiasmo com o Dia das Bruxas, tratamos de terminar os trabalhos iniciados, ou seja, acabámos as nossas caixas de ovos com história! Foi assim:

Metemos uma história dentro de uma caixa de ovos! on PhotoPeach 

Foi uma atividade muito abrangente: desde colorir as imagens, recortar, pintar/decorar a caixa de ovos e, finalmente, colar cada coisa no sítio certo, porque há uma sequência lógica nesta história que envolve dias da semana, frutos e cores e tivemos que ter o cuidado e a atenção necessários para a sequenciar da maneira correta. Assim pusemos em ação competências como:
  • Atenção/memorização (conhecer e recordar o enredo da história "A Lagarta Comilona" de Eric Carle), 
  • Habilidades motoras finas, 
  • Imaginação e criatividade (decoração),
  • Matemática (as cores, a sequência lógica, o sentido de número, noções temporais como  o antes/depois, os dias da semana, etc.)
Os resultados não são o mais importante, mas gostamos de ver que nos saímos bem!
Aqui estão as caixas de ovos com história dentro, que ficaram mesmo prontas (porque depois de as termos dado como terminadas, lembrámo-nos ainda de as decorar com glitter) as restantes publicaremos depois...



 (Maria, 4 anos)


"A pedagogia da participação realiza uma dialogia constante entre a intencionalidade conhecida para o ato educativo e a sua prossecução em contexto com os atores, porque estes são pensados como ativos, competentes e com direito a co-definir o itinerário do projeto de apropriação da cultura que chamamos educação" 
Oliveira-Formosinho, Kishimoto, Pinazza & cols., 2007

Comentários

  1. Como dizem - O produto não interessa. O processo é o mais importante, para a concretização desta atividade tão abrangente. No entanto, o produto é bem bonito. "Gostei das vossas caixas de ovos com a história dentro".
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia da história dentro da caixa de ovos, até porque tudo começa com um ovo numa folha verde. Boas ideias são sempre uma lufada de ar que enche as nossas almas. Boa continuação!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.